Sintomas do TDAH Tipo Misto / Combinado combinam simultaneamente todas as características dos tipos de TDAH Desatento e Hiperativo-Impulsivo. Quando o transtorno ocorre em intensidade elevada, os prejuízos podem ser muito significativos, impactando especialmente a aprendizagem formal / escolar em crianças e a vida profissional nos adultos. Essencial avaliar cuidadosamente o grau de Funcionamento Executivo e incluir estas competências no plano de tratamento.
Características principais do Tipo Misto / Combinado

Apresenta todas as características principais do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção. É a combinação do tipo TDAH desatento com o Hiperativo-Impulsivo: Tendência a distração, agitação / hiperatividade e impulsividade.
Importante ressaltar que a manifestação plena dos sintomas varia com a idade. Em crianças pequenas, a hiperatividade é mais vísivel, ainda mais porque não se espera das crianças um grau elevado de “concentração”. Até mesmo bebês podem ser hiperativos. Com o início da alfabetização, passa a ser mais perceptível uma crescente tendência à distração, esquecimentos e desorganização, além da agitação.
Importante lembrar que é bem comum a hiperatividade desaparecer ou ao menos amenizar com o passar dos anos. No TDAH Adulto, comumente se manifesta como hiperatividade mental.
Mais sobre Diagnóstico
...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU INFANTIL?
Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita
TESTE TDAH ADULTO
TESTE RÁPIDO
Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.
TESTE ADULTO DO IPDA
TESTE COMPLETO
Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.
TESTE TDAH INFANTIL
TESTE RÁPIDO
Teste básico para TDAH Infantil em duas partes: Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Total 18 questões sobre desatenção, agitação, esquecimentos, impulsividade.
Distração
- Desvia facilmente a atenção do que está fazendo e comete erros por prestar pouca atenção a detalhes. Muitas vezes distrai-se com seus próprios devaneios ou então um simples estímulo externo tira a pessoa do que está fazendo.
- Dificuldade de concentração em palestras, aulas, leitura de livros…(dificilmente termina um livro, a não ser que o interesse muito).
- Às vezes parece não ouvir quando o chamam (muitas vezes é interpretado como egoísta, desinteressado…
- Durante uma conversa pode distrair-se e prestar atenção em outras coisas, principalmente quando está em grupos. Às vezes capta apenas partes do assunto ou enquanto “ouve” já está pensando em outra coisa e interrompe a fala do outro.
- Dificuldade em iniciar e finalizar tarefas que exijam esforço mental e atenção focada por muito tempo.
- Demora muito mais que outras pessoas para fazer atividades similares, se perde muito pelo meio do caminho.
- Sente sonolência e sensação de estar “desligando”, especialmente quando precisa se concentrar.
Esquecimentos / Problemas de Memória
- Problemas de memória a curto prazo: perde ou esquece objetos, nomes, prazos, datas.
- Dificuldade em seguir instruções, mesmo quando se propõe. Inicia bem e logo em seguida muda, fazendo de outro jeito ou deixando de lado.
- Pensa em fazer uma coisa e logo em seguida esquece o que iria fazer. Por exemplo, quando vai buscar algo, pelo meio do caminho esquece.
- Durante uma fala, pode ocorrer um “branco” e esquecer o que iria dizer.
Desorganização
- Forte desorganização, não consegue planejar para concretizar (fica somente na cabeça).
- Dificuldade em organizar-se com objetos (mesa, gavetas, arquivos, papéis…), tudo é uma permanente bagunça.
- Problemas com planejamento do tempo. Perde a noção da passagem do tempo. Pode sentir que o dia tem 48 horas ou que passou muito mais rápido do que pensava.
Agitação
- Forte agitação e inquietação – em adultos, agitação mental é mais comum. Em crianças é a hiperatividade física.
- Inquietação – mexer as mãos e/ou pés quando sentado, musculatura tensa, com dificuldade em ficar parado num lugar por muito tempo. Costuma ser o “dono” do controle remoto.
- Faz várias coisas ao mesmo tempo, está sempre a mil por hora, em busca de novidades, de estímulos fortes. Detesta o tédio. Parece que não se contenta com uma coisa apenas, especialmente coisas mais simples e menos estimulantes.
- Consegue ler, assistir televisão e ouvir música ao mesmo tempo. Muitas vezes é visto como imaturo, insaciável.
- Costuma ser prolixo ao falar, perde sua objetividade em mil detalhes, sem perceber como se comunica. No entanto, não tem a menor paciência em ouvir alguém como ele, sem dar-se conta que é igual.
- Pensa mais rápido que consegue falar, prejudicando a comunicação.
Impulsividade / Impaciência
- Interrompe a fala do(s) outro(s); sua impaciência faz com que responda perguntas antes mesmo de serem concluídas.
- Sem filtro ao se expressar. Fala sem pensar, causando situações constrangedoras e até mesmo ofensivas.
- Impaciência: não suporta esperar ou aguardar por algo: filas, telefonemas, atendimento em lojas, restaurantes… quer tudo para “ontem”.
- A comunicação costuma ser compulsiva, sem filtro para inibir respostas inadequadas, o que pode provocar situações constrangedoras e/ou ofensivas: fala ou faz e depois pensa.
- Dificuldade em expressar-se: muitas vezes as palavras e a fala não acompanham a velocidade da sua mente. Muitos quando estão em grupo, falam sem parar sem se dar conta que outras pessoas gostariam de emitir opiniões, fazer colocações e o que deveria ser um diálogo, transforma-se num monólogo que só interessa a quem está falando.
- Pode mudar inesperadamente de planos, metas… (mais em adultos). Em crianças, perde rapidamente o interesse em brinquedos ou coisas que antes gostava ou queria muito.
Compulsão
- Pode falar, comer, comprar… compulsivamente e/ou sobrecarregar-se no trabalho. Muitos acabam estressados, ansiosos e impacientes: são os workaholics.
- Tendência ao vício: álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…
- Tendência a sobrecarga, exaustão e compulsividade (em adultos), risco de abuso de álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…
Intensidade
- Baixo nível de tolerância: não sabe lidar com frustrações, com erros (nem os seus, nem dos outros). Muitas vezes sente raiva e se recolhe.
- Instabilidade de humor: ora está ótimo, ora está péssimo, sem que precise de motivo sério para isso. Os fatores podem ser externos ou internos, uma vez que costuma estar em eterno conflito.
- Hipersensibilidade: pode melindrar-se facilmente, tendo uma tendência ao desespero, como se seu mundo fosse desmoronar-se a qualquer instante, incapacitando-o muitas vezes de ver a realidade como ela realmente é, e buscar soluções.
- Sexualidade instável: pode alternar períodos de grande impulsividade sexual com outros de baixo desejo.
- Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição. Rompe com certa facilidade relacionamentos de trabalho, sociais e/ou afetivos.
- Dificuldade em ver a realidade com objetividade e buscar soluções.
Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para Déficit de Atenção Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedade, baixa auto-estima, depressão, stress / esgotamento (Síndrome de Burnout), agressividade / raiva e outros problemas que também levam a problemas parecidos com o TDAH.
Atenção!
Testes online servem apenas para avaliação inicial de queixas e sintomas, para auto-conhecimento e também para obter sugestões sobre o que fazer em seguida. Não são testes psicológicos nem tem por objetivo chegar a um diagnóstico específico. Lembre que um diagnóstico somente pode ser feito por um especialista, após uma análise detalhada e individualizada.
Leia também sobre cada um dos tipos que se unem para formar o Tipo Combinado:
Características principais de desatenção, lentificação, esquecimentos. Dificuldade em sustentar o esforço mental e a concentração. Sofre com acusações críticas de preguiça, desinteresse e não cumprir compromissos.
Características principais de agitação e impulsividade. Sempre buscando coisas novas e estimulantes. Dificuldade pensar antes de fazer. Sofre com acusações de irresponsável e inconsequente.