Por Cacilda Amorim

Diretora Clínica do IPDA

Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH podem aparecer em várias combinações. Por exemplo, a hiperatividade não aparece em todos os casos, por isto pessoas acharem que alguém distraído apenas não poderia ter TDA-H (pelo H de Hiperatividade). Além disto, a tríade de sintomas principais: Desatenção – Hiperatividade – Impulsividade representa apenas as características mais conhecidas e comentadas. Hiperfoco e esquecimentos são outros sintomas menos comentados.

TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE TDA/H

Tipos e sintomas do TDAH

Atenção: O Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH pode ocorrer com ou sem a hiperatividade. São TRÊS tipos principais, de acordo com a classificação atual do DSM – o principal manual para diagnóstico de transtornos psíquicos e neuro-comportamentais. O TDAH é, essencialmente, uma desregulação das Funções Executivas cerebrais, com amplo impacto global, tanto cognitivo / mental quanto emocional e comportamental.

Mais sobre Diagnóstico

Sintomas e Tipos de TDAH
Comorbidades: Mais de um problema ao mesmo tempo
Qual o melhor profissional para diagnosticar o TDAH – Déficit de Atenção

Outros transtornos ou tipos adicionais?

Alguns especialistas consideram que há um número maior de tipos de TDAH, entre eles tipos predominantemente ansiosos, depressivos ou com traços obsessivo-compulsivos, que exigiriam tratamentos diferenciados, como o Dr. Daniel Amen.

Há também dados que mostram a presença de dois tipos distintos de alterações no funcionamento cerebral relacionadas ao TDAH. Um destes tipos é o mais comum e mais conhecido, no qual ocorre hipofunção das áreas frontais. O outro tipo, mais comum em adultos, caracteriza-se pela hiperativação da linha média e das áreas pré-frontais direitas, causando dificuldades de atenção por hiperatividade mental e excesso de preocupações e pensamentos negativos.

Para que os sintomas possam ser associados ao TDAH, há critérios diagnósticos que devem ser seguidos. Entre eles, os sintomas devem ter intensidade elevada a ponto de prejudicar a vida da pessoa há pelo menos seis meses, terem aparecido desde a infância e não serem melhor explicados por outro transtorno ou problema. 

Lembre-se que um diagnóstico completo só pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliação e diagnóstico mais detalhado. 

TIPO DESATENTO / DISTRAÍDO

Características principais de desatenção, lentificação, esquecimentos. Dificuldade em sustentar o esforço mental e a concentração. Sofre com acusações críticas de preguiça, desinteresse e não cumprir compromissos.

TIPO HIPERATIVO-IMPULSIVO

Características principais de agitação e impulsividade. Sempre buscando coisas novas e estimulantes. Dificuldade pensar antes de fazer. Sofre com acusações de irresponsável e inconsequente.

TIPO COMBINADO / MISTO

Combinação de todas as características e sintomas, ao mesmo tempo. Agitação e impulsividade, busca constante por estimulação e irritabilidade, oscilando entre desatenção e hiperfoco.

Testes Online – Faça agora e descubra mais sobre você

Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para Déficit de Atenção Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedadebaixa auto-estimadepressãostress / esgotamento (Síndrome de Burnout)agressividade / raiva e outros problemas parecidos com o TDAH.

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU INFANTIL?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

TESTE TDAH INFANTIL

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Infantil em duas partes: Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Total 18 questões sobre desatenção, agitação, esquecimentos, impulsividade.

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!