Sintomas do TDAH


Como aparecem | Quais os tipos e manifestações

Tipos e Sintomas do TDAH

Sintomas e Tipos de TDAH

Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH podem aparecer em várias combinações. Por exemplo, a hiperatividade não aparece em todos os casos, por isto pessoas acharem que alguém distraído apenas não poderia ter TDA-H (pelo H de Hiperatividade).

Além disto, a tríade de sintomas principais: DesatençãoHiperatividadeImpulsividade representa apenas as características mais conhecidas e comentadas. Hiperfoco e esquecimentos são outros sintomas menos comentados.

TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE TDA/H

Atenção: O Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH pode ocorrer com ou sem a hiperatividade. São TRÊS tipos principais, de acodo com a classificação atual do DSM – o principal manual para diagnóstico de transtornos psíquicos e neuro-comportamentais. O TDAH é, essencialmente, uma desregulação das Funções Executivas cerebrais, com amplo impacto global, tanto cognitivo / mental quanto emocional e comportamental.

  • 1. TDAH Tipo Desatento

  • 2. TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo

  • 3. TDAH Tipo Misto / Combinado

Tipo Desatento / Distraído

Características principais de desatenção, lentificação, esquecimentos. Dificuldade em sustentar o esforço mental e a concentração. Sofre com acusações críticas de preguiça, desinteresse.

Saber mais
Tipo Hiperativo / Impulsivo

Características principais de agitação e impulsividade. Sempre buscando coisas novas e estimulantes. Dificuldade pensar antes de fazer. Sofre com acusações de irresponsável e inconsequente.

Saber mais
Tipo Combinado / Misto

Combinação de todas as características e sintomas, ao mesmo tempo. Agitação e impulsividade, busca constante por estimulação e irritabilidade, oscilando entre desatenção e hiperfoco.

Saber mais

Alguns especialistas consideram que há um número maior de tipos de TDAH, entre eles tipos predominantemente ansiosos, depressivos ou com traços obsessivo-compulsivos, que exigiriam tratamentos diferenciados, como o Dr. Daniel Amen.

Há também dados que mostram a presença de dois tipos distintos de alterações no funcionamento cerebral relacionadas ao TDAH. Um destes tipos é o mais comum e mais conhecido, no qual ocorre hipofunção das áreas frontais. O outro tipo, mais comum em adultos, caracteriza-se pela hiperativação da linha média e das áreas pré-frontais direitas, causando dificuldades de atenção por hiperatividade mental e excesso de preocupações e pensamentos negativos.

Para que os sintomas possam ser associados ao TDAH, há critérios diagnósticos que devem ser seguidos. Entre eles, os sintomas devem ter intensidade elevada a ponto de prejudicar a vida da pessoa há pelo menos seis meses, terem aparecido desde a infância e não serem melhor explicados por outro transtorno ou problema.
Lembre-se que um diagnóstico completo só pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliação e diagnóstico mais detalhado.

Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para Déficit de Atenção Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedade, baixa auto-estima, depressão, stress / esgotamento (Síndrome de Burnout), agressividade / raiva e outros problemas que também levam a problemas parecidos com o TDAH.

Cacilda Amorim

Cacilda Amorim - Psicoterapeuta e Coach Comportamental

Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

Testes para TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Teste de Déficit de Atenção - TDAH Adulto - Teste Rápido

Teste básico em duas partes - Distração e Hipertividade / Impulsividade. Total 18 questões sobre distração, esquecimentos, desorganização, agitação mental, impulsividade e outros.

Iniciar Parte 1
Teste Déficit de Atenção Adulto do IPDA

Teste desenvolvido no IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo - 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

Fazer o Teste
Teste de Déficit de Atenção - TDAH Infantil - Teste Rápido

Teste básico para TDAH Infantil em duas partes: Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Total 18 questões sobre desatenção, agitação, esquecimentos, impulsividade.

Iniciar Parte 1
Agendar Consulta

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho…

não precisam ser para sempre. Encontre a ajuda que você necessita.

Marcar Consulta
Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.