TDAH Teste Infantil – Distração, agitação, impulsividade

Se sua criança parece mais distraída, desatenta ou hiperativa, comparada com outras crianças, é importante investigar o que pode estar acontecendo. Faça o teste TDAH Infantil para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Dúvida se sua criança pode ter o Transtorno de Déficit de Atenção? TDAH Teste Infantil do Instituto Paulista de Déficit de Atenção: para análise preliminar das características comportamentais, cognitivas e emocionais. Saber o que está acontecendo é o primeiro passo para ajudar.

TDAH Teste Infantil

Teste para TDAH Infantil – Deficit de Atenção / Hiperatividade

Se sua criança parece mais distraída, desatenta ou hiperativa, comparada com outras crianças, é importante investigar o que pode estar acontecendo. O TDAH Teste Infantil do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção vai te ajudar a saber se sua criança tem características do TDAH.

Este Teste Online para TDAH Infantil é ideal para análise preliminar dos sintomas, baseado nos critérios do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do DSM. Assim, você terá um parâmetro se vale a pena investigar mais a fundo aquilo que te preocupa na sua criança. Preencha o formulário abaixo para iniciar e veja os resultados online.

Teste TDAH Infantil

Como é feito o Teste para TDAH Infantil / Déficit de Atenção e Hiperatividade

O Teste contém 18 questões ao todo, 09 questões em cada uma das partes. Durante o teste, serão apresentadas questões sobre atenção, memória, hiperatividade, impulsividade e tópicos relacionados aos sintomas do TDAH Infantil.

Se você se identificou sintomas do TDAH – de distração, hiperatividade ou impulsividade na sua criança, faça o TDAH Teste Infantil. Atenção: Este teste é feito em duas partes – Distração e Hiperatividade. É essencial fazer as duas partes. Basta começar e seguir até o final.

O que é avaliado no teste de TDAH Infantil?

Baseado nas respostas que você dará, o comportamento da criança será classificado de acordo com as regras diagnósticas do DSM, que é o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais. Conforme a quantidade de respostas positivas e sua intensidade, será indicada (ou não) a probabilidade de existir um transtorno específico.

Em caso positivo, também será classificado como Tipo Desatento, Tipo Hiperativo-Impulsivo. No caso de apresentar sintomas relevantes para ambos os tipos, é considerado como Tipo Combinado.

Como é uma criança desatenta / distraída

  • Distração em prestar atenção a detalhes, erros bobos nas atividades ou tarefas.
  • Não permanece em atividades que demandem muita concentração, como desenho, escrita, brinquedos de montar, leitura (crianças maiores) etc.
  • Não escuta direito o que as pessoas falam, parece não ouvir
  • Dificuldade em fazer as coisas, especialmente seguir instruções ou atividades em sequência. Se perde no meio das instruções, deixa coisas inacabadas
  • Precisa de supervisão constante. Não consegue se organizar no tempo, se planejar
  • Só quer fazer as coisas que gosta ou acha interessante. Demora muito ou recusa fazer coisas que demandem muita concentração sem que seja do seu gosto
  • Esquece de tudo, sempre os adultos precisam lembrar – coisas pessoais, livros, roupas, brinquedos e combinados
  • Facilmente se distrai, “uma mosca passando” tira sua concentração

Como é uma criança hiperativa / impulsiva

  • Não consegue ficar parada, está sempre correndo, pulando, escalando, remexendo na cadeira
  • Não consegue parada quieta por muito tempo. Se precisar ficar sentada, começa se mexer, batucar ou brincar com os objetos ao redor
  • Na sala de aula, levanta muitas vezes, perturba os colegas ou pede para ir ao banheiro
  • Parece não gostar de brincadeiras ou atividades mais calmas
  • Tem muita energia, parece “ligada no 220V”, “ligada na tomada”, sempre a “mil por hora”
  • Fala muito, até se torna cansativa para as pessoas
  • Interrompe as pessoas, não espera sua vez
  • Não gosta de esperar, quer tudo na hora
  • Tem flutuações de humor, pode explodir quando contrariada

Minha criança teve resultados elevados no teste, e agora?

Calma! Este teste é feito para analise preliminar dos comportamentos da criança. Resultados elevados sim, são importantes, por este motivo. Indicam que suas dúvidas ou as queixas da escola são pertinentes e precisam ser melhor investigadas. O importante agora é tomar uma ação, buscar ajuda.

Este é o objetivo maior do teste online para TDAH / Déficit de Atenção Infantil. Quando você marca muitos itens positivos nas listas de sintomas (quer dizer, quando o número mínimo de pontos foi alcançado) significa que existe uma probabilidade da sua criança ter este transtorno específico.

Mas sempre é preciso muito cuidado, especialmente para não rotular uma criança. Há casos em que as crianças são apenas mais ativas, agitadas ou mais interessadas por outras coisas que não a escola ou determinadas brincadeiras. Ou então, a criança que aparentemente não presta atenção nas aulas pode ter uma dificuldade de aprendizagem – afinal, quem consegue se concentrar quando não entende do que se trata? Ou ainda, a criança que passou ou esteja passando por problemas emocionais e familiares, que podem dificultar seu desenvolvimento.

Estas questões são de extrema relevância e exigem análise detalhada e cuidadosa por um especialista, que irá fazer o Diagnóstico Diferencial. Somente assim os pais e professores poderão ter segurança sobre o que realmente acontece. Se a distração na escola, a hiperatividade, os problemas de comportamento ou emocionais são causadas pelo transtorno do TDAH, por outro problema como dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, emocionais ou então, se há uma combinação de fatores entremeados.

Sobre os Testes Online do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

O Teste para TDAH Infantil poderá te ajudar muito a entender melhor sua criança. Testes online podem ser feitos rapidamente, sem custo. Você apenas necessita conexão com a Internet. Enquanto você responde, as questões te levarão a considerar passo a passo as características da criança, referente os itens pertinentes à suspeita de existir ou não um transtorno.

Caso encontre resultados elevados, será importante buscar uma ajuda especializada. Apesar de sua facilidade e acessibilidade, testes online não conseguem sozinhos fechar um diagnóstico, nem conseguem substituir uma avaliação individual e pormenorizada com um especialista.

Atenção! Nota importante sobre o Teste para TDAH Infantil

Use este teste online apenas para avaliação preliminar das características e dificuldades da sua criança. Não é um teste padronizado, capaz de chegar a um diagnóstico específico. Sempre consulte um especialista para ter um diagnóstico completo e seguro.

Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.

Enviar mensagem
Olá, boas vindas ao Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Estamos aqui para ajudar!

Por favor, envie sua mensagem pelo Whatsapp ou ligue para (11) 5051-2768 / (11) 99934-2768.