TDAH Teste Adulto – Distração, agitação mental, esquecimentos e mais

Anda muito distraído, as pessoas reclamando que você não escuta, não presta atenção… Dificuldade para executar atividades, inclusive aquelas que realmente são importantes? TDAH Teste Adulto do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Veja online seus resultados.

Pode ser Transtorno de Déficit de Atenção. Faça o TDAH Teste Adulto para sintomas de Déficit de Atenção, Agitação / Hiperatividade e Impulsividade. Este teste é baseado na lista de sintomas do TDAH em sua manifestação adulta, segundo o DSM.

Teste para TDAH Adulto

Pode ser o Transtorno do TDAH

Você se identifica com estas características? Faça o TDAH Teste Adulto para sintomas de Déficit de Atenção, Agitação / Hiperatividade e Impulsividade. Este teste é baseado na lista de sintomas do TDAH em sua manifestação adulta, segundo o DSM. Levará poucos minutos e é feito na Área de Membros IPDA – Minha SuperAÇÃO. Preencha o formulário abaixo para iniciar e veja os resultados online.

Teste para TDAH Adulto

TDAH Teste Adulto – Como é feito

O Teste contém 18 questões para análise preliminar dos sintomas do TDAH Adulto, feito em DUAS PARTES. Em primeiro lugar, Distração. Em seguida, Hiperatividade / Impulsividade. Atenção: é importante fazer as duas partes do teste. As páginas serão automaticamente redirecionadas, até o resultado final do seu Teste TDAH Adulto.

São 09 questões em cada uma das partes. Durante o teste, você responderá perguntas sobre atenção, memória, hiperatividade, impulsividade e tópicos relacionados aos sintomas do TDAH Adulto. O teste não substitui o diagnóstico por um profissional especialista, mas dará a você uma visão prévia e orientações sobre o que fazer em seguida.

Tipos de TDAH

De acordo com os sintomas apresentados, o transtorno é classificado como Tipo Desatento, Tipo Hiperativo-Impulsivo. No caso de apresentar sintomas relevantes para ambos os tipos, é considerado como Tipo Combinado.

Sintomas típicos do Tipo Desatento

  • Distração especialmente com detalhes e comete erros bobos por falta de atenção.
  • Dificuldade para se concentrar em atividades “paradas”, como assistir palestra, reunião ou ler um livro
  • Parece não escutar o que as pessoas dizem ou se distrair no meio de conversas
  • Dificuldade em seguir instruções, em fazer coisas na sequência. Comum deixar coisas inacabadas
  • Problemas para se organizar no tempo e se planejar com antecedência. Se perde no tempo
  • Demora ou recusa em iniciar tarefas cansativas mentalmente ou chatas, que exijam foco por muito tempo
  • Perdas e esquecimentos constantes: objetos, compromissos, nomes, datas
  • Facilmente se distrai, com qualquer coisa ao redor ou com os próprios pensamentos
  • Desorganização, atrasos e esquecimentos na vida pessoal e no trabalho

Sintomas do tipo Hiperativo-Impulsivo

  • Dificuldade em ficar parado, mexer mãos e pés, batucar, cutucar, etc.
  • Não consegue ficar sentado muito tempo, mesmo quando é necessário
  • Sempre procurando alguma coisa para fazer, mesmo quando poderia relaxar
  • Dificuldade em permanecer no silêncio, sem falar
  • Atividade bem intensa, parecendo “ligado na tomada”, a mil por hora sempre
  • Faz tudo em excesso: comer, comprar, falar, trabalhar
  • Impulsividade para falar, fala sem pensar podendo se arrepender
  • Dificuldade em esperar sua vez, em filas, conversas, trânsito
  • Interrompe as pessoas com frequência

Tive resultados elevados, significa que tenho o transtorno?

O fato dos resultados serem elevados indica uma coisa com certeza: que a pessoa está enfrentando dificuldades importantes, indicando que é necessário tomar alguma ação.

Justamente este é o objetivo deste tipo de teste, baseado em listas de sintomas. Quando os resultados são positivos (ou seja, que o número mínimo de pontos foi alcançado) significa que existe uma probabilidade do problema existir. Ou seja, há sim chance da pessoa ter o transtorno.

Mas para se ter um diagnóstico formal, definitivo, é necessário uma avaliação mais detalhada. No caso do Transtorno do TDAH, os sintomas precisam ter aparecido na infância, causarem prejuízos significativos e intensos em pelo menos dois contextos diferentes (por exemplo, trabalho e vida pessoal). E finalmente, não pode ser melhor explicado por outro problema – como ansiedade, depressão, déficits intelectuais, exaustão, entre outros.

Este último ponto é o mais crítico, que somente pode ser bem analisado por um especialista, que irá fazer o Diagnóstico Diferencial. Assim poderá entender se as queixas são causadas pelo transtorno do TDAH, por outro problema qualquer ou então, se há uma combinação de fatores causais.

Sobre o TDAH Teste Adulto do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Testes online são excelentes ferramentas para auto-conhecimento. Pois podem ser feitos rapidamente, sem custo, em qualquer local. Seja em casa ou em qualquer momento disponível. Enquanto se responde, tem-se a oportunidade da auto-observação dirigida, o que melhora o auto-conhecimento.

Além do auto-conhecimento, em se tratando de testes sobre sintomas de transtornos em geral, é possível ter uma primeira noção se as queixas que tanto incomodam deveriam ser melhor avaliadas. Apenas é essencial ter claro que nenhum teste online tem finalidades diagnósticas, tão pouco pode ser usado em substituição à consulta com um especialista.

TDAH Teste Adulto – Nota importante

Use este teste online uma avaliação inicial e preliminar das suas dificuldades. Um diagnóstico completo e seguro somente pode ser feito por um profissional da saúde especializado no problema, que realizará uma consulta detalhada e individualizada. Se for o caso, poderá inclusive solicitar exames complementares, como Avaliação Neuropsicológica ou exames de clínica médica.

Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Summary
TDAH Teste Adulto - Distração, agitação mental, esquecimentos e mais
Article Name
TDAH Teste Adulto - Distração, agitação mental, esquecimentos e mais
Description
Você sofre com distrações, agitação, esquecimentos? TDAH Teste Adulto do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Veja online seus resultados
Author
Publisher Name
IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Publisher Logo