Sintomas TDAH Tipo Desatento

Distrações, esquecimentos e lentificação

Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor. Idem dificuldade com a percepção da passagem do tempo, o que causa atrasos e adiamentos. 

TDAH Tipo Desatento

TDAH Tipo Desatento

As características principais deste tipo de TDAH são associadas à falhas no controle inibitório das distrações, o que impede fechar o foco e concentrar. A filtragem necessária para separar as informações relevantes para o momento das menos relevantes falha, daí a tendência a se distrair.

Pois todos os estímulos tem a mesma relevância. Sobretudo importante ressaltar que, ao tentar se concentrar, o esforço mental normalmente produz o efeito oposto ao desejado. Em outras palavras, é como se os sistemas “desligassem”, justamente quando são mais exigidos. Por este motivo se observa sonolência durante atividades como leitura, palestras e aulas.

O esquecimento, a dificuldade em seguir instruções e se perder em conversas acontece devido a falhas na atenção e não por um problema específico de memória. Pois como não há atenção suficiente, a informação às vezes não é sequer percebida.

Sintomas principais do TDAH Tipo Desatento

Distração e Lentificação

  • Desvia facilmente a atenção do que está fazendo e comete erros por prestar pouca atenção a detalhes. Muitas vezes distrai-se com seus próprios devaneios ou então um simples estímulo externo tira a pessoa do que está fazendo.
  • Dificuldade de concentração em palestras, aulas, leitura de livros… (dificilmente termina um livro, a não ser que o interesse muito).
  • Às vezes parece não ouvir quando o chamam (muitas vezes é interpretado como egoísta, desinteressado…).
  • Durante uma conversa pode distrair-se e prestar atenção em outras coisas, principalmente quando está em grupos. Às vezes capta apenas partes do assunto ou enquanto “ouve” já está pensando em outra coisa e interrompe a fala do outro.
  • Dificuldade em iniciar e finalizar tarefas que exijam esforço mental e atenção focada por muito tempo.
  • Demora muito mais que outras pessoas para fazer atividades similares, se perde muito pelo meio do caminho.
  • Sente sonolência e sensação de estar “desligando”, especialmente quando precisa se concentrar.

Esquecimentos

  • Problemas de memória a curto prazo: perde ou esquece objetos, nomes, prazos, datas.
  • Dificuldade em seguir instruções, mesmo quando se propõe. Inicia bem e logo em seguida muda, fazendo de outro jeito ou deixando de lado.
  • Pensa em fazer uma coisa e logo em seguida esquece o que iria fazer. Por exemplo, quando vai buscar algo, pelo meio do caminho esquece.
  • Durante uma fala, pode ocorrer um “branco” e esquecer o que iria dizer.

Desorganização

  • Forte desorganização, não consegue planejar para concretizar (fica somente na cabeça).
  • Dificuldade em organizar-se com objetos (mesa, gavetas, arquivos, papéis…), tudo é uma permanente bagunça.
  • Problemas com planejamento do tempo. Perde a noção da passagem do tempo. Pode sentir que o dia tem 48 horas ou que passou muito mais rápido do que pensava.

Lembre-se que um diagnóstico completo só pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliação e diagnóstico mais detalhado.

Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para TDAH Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedade, baixa auto-estima, depressão, stress / esgotamento (Síndrome de Burnout), agressividade / raiva e outros problemas que também levam a problemas parecidos com o TDAH.

Background

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho…
não precisam ser para sempre. Encontre a ajuda que você necessita.