Sintomas do TDAH Hiperativo-Impulsivo são os mais disruptivos – agitação, impulsvidade, inquietude, até mesmo irritabilidade. Em outras palavras, são os sintomas que mais perturbam as pessoas ao redor. Como resultado, recebem mais queixas e na infância é o tipo mais diagnosticado.

Características principais do Tipo Hiperativo / Impulsivo
Transtorno de Déficit de Atenção do Tipo Hiperativo-Impulsivo: A agitação, hiperatividade, impulsividade são os traços mais marcantes.
A hiperatividade pode causar muitos transtornos e reclamações – a criança hiperativa perturba o ambiente ao redor. A busca constante por estimulação, impulsividade e dificuldade em pensar antes de agir pode igualmente trazer consequências negativas, tanto para crianças quanto para adultos.
De um modo geral, a hiperatividade é mais comum na infância – pode até aparecer em bebês hiperativos. Felizmente, é comum desaparecer com o passar dos anos. No TDAH Adulto, comumente se manifesta como hiperatividade mental.
Agitação
- Forte agitação e inquietação – em adultos, agitação mental é mais comum. Em crianças é a hiperatividade física.
- Inquietação – mexer as mãos e/ou pés quando sentado, musculatura tensa, com dificuldade em ficar parado num lugar por muito tempo. Costuma ser o “dono” do controle remoto.
- Faz várias coisas ao mesmo tempo, está sempre a mil por hora, em busca de novidades, de estímulos fortes. Detesta o tédio. Parece que não se contenta com uma coisa apenas, especialmente coisas mais simples e menos estimulantes.
- Consegue ler, assistir televisão e ouvir música ao mesmo tempo. Muitas vezes é visto como imaturo, insaciável.
- Costuma ser prolixo ao falar, perde sua objetividade em mil detalhes, sem perceber como se comunica. No entanto, não tem a menor paciência em ouvir alguém como ele, sem dar-se conta que é igual.
- Pensa mais rápido que consegue falar, prejudicando a comunicação.
Impulsividade / Impaciência
- Interrompe a fala do(s) outro(s); sua impaciência faz com que responda perguntas antes mesmo de serem concluídas.
- Sem filtro ao se expressar. Fala sem pensar, causando situações constrangedoras e até mesmo ofensivas.
- Impaciência: não suporta esperar ou aguardar por algo: filas, telefonemas, atendimento em lojas, restaurantes… quer tudo para “ontem”.
- A comunicação costuma ser compulsiva, sem filtro para inibir respostas inadequadas, o que pode provocar situações constrangedoras e/ou ofensivas: fala ou faz e depois pensa.
- Dificuldade em expressar-se: muitas vezes as palavras e a fala não acompanham a velocidade da sua mente. Muitos quando estão em grupo, falam sem parar sem se dar conta que outras pessoas gostariam de emitir opiniões, fazer colocações e o que deveria ser um diálogo, transforma-se num monólogo que só interessa a quem está falando.
- Pode mudar inesperadamente de planos, metas… (mais em adultos). Em crianças, perde rapidamente o interesse em brinquedos ou coisas que antes gostava ou queria muito.
Compulsão
- Pode falar, comer, comprar… compulsivamente e/ou sobrecarregar-se no trabalho. Muitos acabam estressados, ansiosos e impacientes: são os workaholics.
- Tendência ao vício: álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…
- Tendência a sobrecarga, exaustão e compulsividade (em adultos), risco de abuso de álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…
Intensidade
- Baixo nível de tolerância: não sabe lidar com frustrações, com erros (nem os seus, nem dos outros). Muitas vezes sente raiva e se recolhe.
- Instabilidade de humor: ora está ótimo, ora está péssimo, sem que precise de motivo sério para isso. Os fatores podem ser externos ou internos, uma vez que costuma estar em eterno conflito.
- Hipersensibilidade: pode melindrar-se facilmente, tendo uma tendência ao desespero, como se seu mundo fosse desmoronar-se a qualquer instante, incapacitando-o muitas vezes de ver a realidade como ela realmente é, e buscar soluções.
- Sexualidade instável: pode alternar períodos de grande impulsividade sexual com outros de baixo desejo.
- Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição. Rompe com certa facilidade relacionamentos de trabalho, sociais e/ou afetivos.
- Dificuldade em ver a realidade com objetividade e buscar soluções.
Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para Déficit de Atenção Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedade, baixa auto-estima, depressão, stress / esgotamento (Síndrome de Burnout), agressividade / raiva e outros problemas que também levam a problemas parecidos com o TDAH.
TIPOS DE TRANSTORNO
DO TDAH
Alguns são mais distraídos, outros bem agitados. Há também outros que combinam todas as características. Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH podem aparecer em várias combinações.
TIPO DESATENTO / DISTRAÍDO
Características principais de desatenção, lentificação, esquecimentos. Dificuldade em sustentar o esforço mental e a concentração. Sofre com acusações críticas de preguiça, desinteresse e não cumprir compromissos.
TIPO COMBINADO /
MISTO
Combinação de todas as características e sintomas, ao mesmo tempo. Agitação e impulsividade, busca constante por estimulação e irritabilidade, oscilando entre desatenção e hiperfoco.
Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Referência em TDAH desde 2004
Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.