Por Cacilda Amorim - Atualizado 31/01/2022 - Publicado 22/12/2018

Por Cacilda Amorim

Atualizado 31/01/2022 - Publicado 22/12/2018

Sintomas do TDAH Hiperativo-Impulsivo são os mais disruptivos – agitação, impulsvidade, inquietude, até mesmo irritabilidade. Em outras palavras, são os sintomas que mais perturbam as pessoas ao redor. Como resultado, recebem mais queixas e na infância é o tipo mais diagnosticado.

Características principais do Tipo Hiperativo / Impulsivo

TDAH Hiperativo Impulsivo - Sintomas e Características

Transtorno de Déficit de Atenção do Tipo Hiperativo-Impulsivo: A agitação, hiperatividadeimpulsividade são os traços mais marcantes.

A hiperatividade pode causar muitos transtornos e reclamações – a criança hiperativa perturba o ambiente ao redor. A busca constante por estimulação, impulsividade e dificuldade em pensar antes de agir pode igualmente trazer consequências negativas, tanto para crianças quanto para adultos.

De um modo geral, a hiperatividade é mais comum na infância – pode até aparecer em bebês hiperativos. Felizmente, é comum desaparecer com o passar dos anos. No TDAH Adulto, comumente se manifesta como hiperatividade mental.

Mais sobre Diagnóstico

Sintomas e Tipos de TDAH
Comorbidades: Mais de um problema ao mesmo tempo
Qual o melhor profissional para diagnosticar o TDAH – Déficit de Atenção

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU INFANTIL?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

TESTE TDAH INFANTIL

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Infantil em duas partes: Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Total 18 questões sobre desatenção, agitação, esquecimentos, impulsividade.

Agitação

  • Forte agitação e inquietação – em adultos, agitação mental é mais comum. Em crianças é a hiperatividade física.
  • Inquietação – mexer as mãos e/ou pés quando sentado, musculatura tensa, com dificuldade em ficar parado num lugar por muito tempo. Costuma ser o “dono” do controle remoto.
  • Faz várias coisas ao mesmo tempo, está sempre a mil por hora, em busca de novidades, de estímulos fortes. Detesta o tédio. Parece que não se contenta com uma coisa apenas, especialmente coisas mais simples e menos estimulantes.
  • Consegue ler, assistir televisão e ouvir música ao mesmo tempo. Muitas vezes é visto como imaturo, insaciável.
  • Costuma ser prolixo ao falar, perde sua objetividade em mil detalhes, sem perceber como se comunica. No entanto, não tem a menor paciência em ouvir alguém como ele, sem dar-se conta que é igual.
  • Pensa mais rápido que consegue falar, prejudicando a comunicação.

Impulsividade / Impaciência

  • Interrompe a fala do(s) outro(s); sua impaciência faz com que responda perguntas antes mesmo de serem concluídas.
  • Sem filtro ao se expressar. Fala sem pensar, causando situações constrangedoras e até mesmo ofensivas.
  • Impaciência: não suporta esperar ou aguardar por algo: filas, telefonemas, atendimento em lojas, restaurantes… quer tudo para “ontem”.
  • A comunicação costuma ser compulsiva, sem filtro para inibir respostas inadequadas, o que pode provocar situações constrangedoras e/ou ofensivas: fala ou faz e depois pensa.
  • Dificuldade em expressar-se: muitas vezes as palavras e a fala não acompanham a velocidade da sua mente. Muitos quando estão em grupo, falam sem parar sem se dar conta que outras pessoas gostariam de emitir opiniões, fazer colocações e o que deveria ser um diálogo, transforma-se num monólogo que só interessa a quem está falando.
  • Pode mudar inesperadamente de planos, metas… (mais em adultos). Em crianças, perde rapidamente o interesse em brinquedos ou coisas que antes gostava ou queria muito.

Compulsão

  • Pode falar, comer, comprar… compulsivamente e/ou sobrecarregar-se no trabalho. Muitos acabam estressados, ansiosos e impacientes: são os workaholics.
  • Tendência ao vício: álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…
  • Tendência a sobrecarga, exaustão e compulsividade (em adultos), risco de abuso de álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo…

Intensidade

  • Baixo nível de tolerância: não sabe lidar com frustrações, com erros (nem os seus, nem dos outros). Muitas vezes sente raiva e se recolhe.
  • Instabilidade de humor: ora está ótimo, ora está péssimo, sem que precise de motivo sério para isso. Os fatores podem ser externos ou internos, uma vez que costuma estar em eterno conflito.
  • Hipersensibilidade: pode melindrar-se facilmente, tendo uma tendência ao desespero, como se seu mundo fosse desmoronar-se a qualquer instante, incapacitando-o muitas vezes de ver a realidade como ela realmente é, e buscar soluções.
  • Sexualidade instável: pode alternar períodos de grande impulsividade sexual com outros de baixo desejo.
  • Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição. Rompe com certa facilidade relacionamentos de trabalho, sociais e/ou afetivos.
  • Dificuldade em ver a realidade com objetividade e buscar soluções.

Se você se identificou com os sintomas principais do TDAH, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto ou o Teste Completo para Déficit de Atenção Adulto do IPDA. Para crianças, faça o Teste para TDAH Infantil. Veja também a lista completa dos TESTES ONLINE do IPDA, incluindo ansiedadebaixa auto-estimadepressãostress / esgotamento (Síndrome de Burnout)agressividade / raiva e outros problemas que também levam a problemas parecidos com o TDAH.

Atenção!

Testes online servem apenas para avaliação inicial de queixas e sintomas, para auto-conhecimento e também para obter sugestões sobre o que fazer em seguida. Não são testes psicológicos nem tem por objetivo chegar a um diagnóstico específico. Lembre que um diagnóstico somente pode ser feito por um especialista, após uma análise detalhada e individualizada.

Leia também sobre os outros tipos do transtorno: 

Características principais de desatenção, lentificação, esquecimentos. Dificuldade em sustentar o esforço mental e a concentração. Sofre com acusações críticas de preguiça, desinteresse e não cumprir compromissos.

Combinação de todas as características e sintomas, ao mesmo tempo. Agitação e impulsividade, busca constante por estimulação e irritabilidade, oscilando entre desatenção e hiperfoco.

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!