Teste de Ansiedade para avaliação preliminar de sintomas, resultados online com grau de intensidade. Será que você tem um Transtorno de Ansiedade real ou simples preocupações?  Um certo grau de tensão e expectativa é natural e positivo em todas as pessoas. Porém, se esta tensão se torna comum e muito elevada, é possível que um transtorno de ansiedade tenha se desenvolvido. Descubra com essa avaliação preliminar gratuita dos sintomas com resultados online. 

Muitas preocupações, medos, insegurança… agitação, dificuldade em relaxar?

Teste de Ansiedade - Transtorno real ou preocupações normais

Muitos sintomas da Ansiedade são parecidos com o Transtorno de Déficit de Atenção / TDAH, especialmente a tendência a distração, cabeça que não para, exaustão mental e incapacidade de descansar, esquecimentos… Também adiamentos crônicos, insegurança nas atividades e com pessoas… Muita agitação, mas com a sensação de não conseguir sair do lugar. Faça o Teste de Ansiedade, terá os resultados online imediatamente e também enviados por email. 

Diferenças entre Ansiedade e preocupações normais

As preocupações normalmente são relacionadas a situações específicas e tem conexão com a realidade. É uma reação normal quando se passa por momentos desafiadores, com grandes riscos e pressões. Já a ansiedade pode se manifestar de diversas formas: preocupações crônicas, fobias (medos) específicos, como medo de falar em público e estar em meio a muitas pessoas, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, preocupações crônicas, stress pós-traumático, entre outras.

Para que serve e como funciona o Teste de Ansiedade?

O Teste de Ansiedade contém 20 questões ao todo, sobre sintomas associados a quadros de ansiedade. Este teste também poderá ajudar a saber aquilo que te incomoda, como agitação mental, preocupações, perda de foco, distrações intensas, esquecimentos, impulsividade e outros podem ser devidos a um quadro de Ansiedade. Ou, eventualmente, comorbidade envolvendo Ansiedade e TDAH – Déficit de Atenção.

O Teste de Ansiedade do IPDA inclui várias das questões do DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), de autoria do PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), para screening / avaliação inicial dos sintomas de ansiedade, depressão e stress. 

Sempre que você desconfia estar com ansiedade, depressão, stress ou mesmo Déficit de Atenção / TDAH, é importante saber duas coisas. Primeiro, que são problemas separados, cada um com suas origens e consequências. Segundo, apesar de problemas separados, eles podem acontecer, ao mesmo tempo com a mesma pessoa.

Terceiro (e muito importante), vários dos sintomas são comuns entre eles. São chamados sintomas inespecíficos, quando uma mesma queixa aparece em vários problemas diferentes. Por exemplo, esquecimentos podem ocorrer devido a ansiedade, depressão, stress e TDAH

Este Teste de Ansiedade pode te ajudar muito em auto-conhecimento, a tirar dúvidas e ajudar a entender melhor o que está acontecendo. Depois dele, faça outros testes para comparar e complementar essa visão de conjunto. E claro, sempre consulte um especialista para chegar a um diagnóstico profissional e preciso, pois cada pessoa é um caso único!

Se você acha que pode ter TDAH ou ansiedade e está em dúvida, comece por este teste de Ansiedade. Em poucos minutos terá uma avaliação preliminar online. Em seguida, faça o Teste Rápido para TDAH Adulto e depois o Teste Completo do IPDA. Poderá te interessar também os testes para Autoestima, Depressão, Stress Crônico e Perfeccionismo. 

Ansiedade e TDAH - Sintomas que se confundem...

Muitos dos sintomas da Ansiedade se confundem com o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade, por isso é frequente as pessoas ficarem em dúvida: será TDAH, ansiedade ou algum outro problema?

De fato, os sintomas de ambos transtornos se confundem – isso é chamado sobreposição de sintomas. Especialmente a distração, intensa agitação mental, dificuldade em manter o foco e o direcionamento para uma atividade, começar e fazer as coisas de maneira tranquila até o final… Em algumas pessoas, também pode ocorrer irritabilidade e impulsividade.

Para saber mais

A ansiedade se origina na nossa própria biologia, numa reação automática do corpo, mente e cérebro que tem por finalidade a auto-proteção.

Quando estamos ameaçados, quando nosso cérebro entende que estamos correndo algum risco, ele dispara uma sequência de mudanças físicas e mentais. Tudo isso para nos preparar melhor para a situação, para nossa auto-defesa e sobrevivência.

Daí a origem do MEDO. O Medo é uma emoção básica a todos os seres humanos e também animais superiores, como os mamíferos, com os quais compartilhamos muito da nossa herança genética.

A emoção “medo" causa, por exemplo, reações cardiovasculares e musculares, com o coração batendo mais rápido, respiração mais curta, músculos tensos... tudo para preparar a pessoa (ou o animal) para fugir do perigo ou lutar contra o agressor. 

Essa é uma reação automática – esse é um ponto super importante! Você não “escolhe" voluntariamente ter medo, você não “manda" seu coração bater mais rápido porque é vantajoso nessa situação.

O corpo tem sua sabedoria, ele faz o que é necessário com base nas características adaptativas derivadas do processo de Seleção Natural, descoberto por Charles Darwin no século 19.

E qual é então o problema da Ansiedade? A Ansiedade é muito parecida com o medo, com uma diferença importante. Ela pode ser detonada simplesmente pelos nossos próprios pensamentos – ou seja, por uma ação da nossa mente, independente dos fatos concretos do mundo ao redor.

Daí a origem de tanto sofrimento. Por exemplo, pessoas que não conseguem sair de casa por medo que alguma coisa aconteça, mesmo quando racionalmente sabem que está tudo bem. Que sabem que “ficar calmo" é o melhor a fazer, mas ainda assim não conseguem controlar os pensamentos negativistas ou catastróficos.

Em termos bem claros, esse problema humano que tanto mal traz a tantas pessoas, nada mais é que o descontrole de um processo natural e benéfico aos seres vivos superiores.

A boa notícia é que, apesar de tanto sofrimento potencial, a ansiedade pode ser perfeitamente tratada e curada. Como é um processo integrado que afeta corpo-cérebro-mente-emoções-comportamentos, mudanças em qualquer dos elos dessa cadeia já levam a resultados positivos e sinergísticos às outras áreas. Naturalmente, os melhores resultados sempre serão obtidos com uma abordagem ampla e integrativa!

Atenção – Teste de Ansiedade

Indicado para Avaliação Inicial de queixas e intensidade de sintomas de Ansiedade teste, para te ajudar a se conhecer melhor e ter idéias sobre o que fazer em seguida. Não pode ser usado em substituição a avaliação diagnóstica com um profissional especialista nem em substituição a um tratamento.

Por Instituto IPDA - Última Atualização 15/02/2022 - Publicado 23/12/2018

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!