Por Cacilda Amorim - Atualizado 29/01/2022 - Publicado 06/06/2012

Por Cacilda Amorim

Atualizado 29/01/2022 - Publicado 06/06/2012

A causa mais conhecida da hiperatividade em crianças é o Transtorno do TDAH. Se sua criança é agitada desde bem pequena, muito intensa emocionalmente e impulsiva, conheça outras causas possíveis além do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Somente com uma correta avaliação será possível ajudar a todos. 

Sim, a Hiperatividade pode ser TDAH mas...

Criança Hiperativa - 6 causas

Seis causas possíveis da criança hiperativa, que precisam ser investigadas cuidadosamente são:

  1. TDAH Infantil – Transtorno de Déficit de Atenção COM Hiperatividade / Impulsividade
  2. Alterações de desenvolvimento: Paralisia cerebral, retardo, certas síndromes genéticas
  3. Problemas congênitos (eventos durante a gestação): Pré-eclâmpsia, hipertensão materna
  4. Exposição a toxinas: Cigarro, álcool ou drogas durante a gestação
  5. Problemas situacionais no ambiente da criança: Contexto familiar conturbado, com brigas, agressões ou separação dos pais
  6. Depressão Infantil: Agitação é uma maneira comum das crianças externalizarem seu sofrimento emocional

Criança distraída, hiperativa, impulsiva? E agora, será que é TDAH Infantil?

Faça o Teste de Hiperatividade Infantil - Resultados online com recomendações e orientações do IPDA Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Criança hiperativa e confrontadora – como lidar?

Sem dúvida, crianças hiperativas costumam ser mais desafiadoras, tem maior dificuldade em seguir regras e costumam testar todos os limites. Isto porque suas próprias capacidades de auto-controle estão prejudicadas, talvez pelo TDAH ou até mesmo por outros tipos de problemas, como limitações cognitivas ou transtorno opositivo-desafiador.

Pois estas crianças não reagem bem a ameaças, broncas ou punições. Ainda mais a palestras – quando mãe ou pai faz discurso, explicando milhares de vezes a mesma coisa. Pais e mães, acima de tudo, devem entender que estas crianças funcionam diferente. Falar adianta pouco. Ameaçar idem. Pelo contrário, precisam de regras firmes, justas, consistentes – um ambiente de cooperação, por um lado e exigências razoáveis, por outro. 

Crianças e pais precisam muito de ajuda

Justamente por isto é indispensável aos pais de crianças hiperativas se preparem bem para lidar com situações de confronto, de desobediência.

Pais de crianças hiperativas são aqueles que mais precisam de práticas educativas eficazes. Só assim conseguirão um novo patamar de colaboração com suas crianças. E por fim, a tão desejada tranquilidade em casa.

Problemas de Aprendizagem ou TDAH?

Além do comportamento disruptivo, a criança hiperativa pode ter prejuízos na aprendizagem – boa parte das vezes, com notas baixas na escola. De fato, há três situações às quais pais e educadores precisam prestar atenção.

Em primeiro lugar, a criança hiperativa pode estar sofrendo as consequências da sua própria agitação. Pode não ter nenhuma dificuldade com aprendizagem. Pelo contrário, muitas são muito inteligentes, ativas e constantemente buscando informações.

Contudo, a agitação em si prejudica manter o foco direcionado a um estímulo por tempo suficiente para ser possível consolidar a aprendizagem. Por isso, tem dificuldade para ouvir, até mesmo em olhar. Neste caso, os problemas se resolvem com a redução da agitação e impulsividade. 

TDAH Tipo Combinado

Em segundo lugar, é também possível que a criança apresente um quadro misto de hiperatividade com déficit de atenção. Aqui, não se trata apenas da agitação prejudicando a concentração, pelo contrário. Há uma dificuldade adicional, de conseguir se concentrar, fechar o foco. A saber, estes são os casos típicos de TDAH combinado, que mesclam hiperatividade, impulsividade e distração.

Comorbidade: Hiperatividade, Distração e Problemas de Aprendizagem juntos

Em terceiro lugar, é possível que exista um problema adicional sobreposto. A criança pode ter uma dificuldade de aprendizagem. Ou seja, não é apenas o caso de não ficar parada ou não concentrar. Ela tem dificuldade em ENTENDER o que se passa. Há alguns transtornos de aprendizagem bem conhecidos, como dislexia (dificuldade com leitura e escrita) e discalculia (dificuldade com cálculos matemáticos).

Dificuldades de aprendizagem podem ocorrer tanto em separado quanto em conjunto com TDAH. Contudo, quando há mais de um problema ao mesmo tempo, o sofrimento da criança é ainda maior. 

Em outras palavras, digamos que ela conseguisse ficar parada e concentrada, eventualmente com ajuda de medicação. Ainda assim, seria custoso para ela alcançar a plena compreensão – o entendimento do que está sendo ensinado, devido ao problema de aprendizagem.

Portanto, em qualquer caso de dificuldade comportamental ou escolar significativa, os pais devem procurar avaliação especializada. Só assim poderão entender de maneira clara e completa quais são as forças e fragilidades da criança. Dessa maneira, estarão mais perto de encontrar as soluções tão necessárias.

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

Mais artigos escolhidos para você

VOCÊ ESTÁ AQUI:

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Success message!
Warning message!
Error message!