Ouviu falar em Déficit de Atenção e se identificou com os sintomas? Sua dificuldade em se concentrar pode ser mais que simples distração. Faça o Teste Online para Déficit de Atenção Adulto e receba dicas importantes sobre o que fazer para ter mais foco, produtividade e realizações. Resultados imediatos online.
Pode ser o Transtorno de Déficit de Atenção - Faça o Teste

Não pense que é apenas “coisa de criança”. Adultos também enfrentam desafios causados pelo Transtorno de Déficit de Atenção, que prejudica as Funções Executivas. Com isto, áreas cerebrais responsáveis pela regulação da atenção, controle do foco, capacidade de planejamento e organização, também equilíbrio emocional e flexibilidade mental. Quer saber mais? Faça o Teste Déficit de Atenção do IPDA, com resultados online.
O Teste para Déficit de Atenção Adulto criado pelo IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção é mais completo teste online disponível online em língua portuguesa. Contém uma check list de 30 sintomas relevantes, direcionado os aspectos que impactam os adultos, especialmente na vida profissional. São questões sobre déficit de atenção, memória, esquecimentos, hiperatividade, impulsividade, gerenciamento de tempo, organização pessoal e no trabalho, equilíbrio emocional e qualidade de vida em geral, além dos 18 sintomas típicos listados no DSM.
Levará poucos minutos, logo terá seus resultados online e também enviados para seu email.
Afinal, o que é Déficit de Atenção?
O IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção – é um centro de referência nacional em Déficit de Atenção há 16 anos, desde 2004. Já foram mais de 4.000 pacientes atendidos, que permitiu acumular uma larga base de dados e profunda experiência com as necessidades especialmente em realização pessoal, sucesso profissional e relacionamentos. Com base neste extenso conhecimento clínico, produziu este Teste para Pré-Avaliação do TDAH Adulto.
O Transtorno do Déficit de Atenção é causado por alterações neurobiológicas do cérebro, que afetam diretamente sua capacidade de controlar o foco, inibir distrações, segurar os impulsos e a agitação excessiva. Em crianças, as características mais comuns são a agitação física, dificuldade em ficar muito tempo numa mesma brincadeira, interromper as pessoas e distração bem intensa.
Há pouco mais de 20 anos especialistas reconheceram que estas características não passavam simplesmente com a idade – ou seja, que era sim possível haver casos do transtorno em adultos. E mais, que em adultos os sintomas eram mais sutis – a agitação passava de física para mental e as dificuldades com execução, realizar atividades, manter o foco no longo prazo, dar conta de múltiplas demandas simultaneamente passavam a ser os pontos mais relevantes.
Características do teste de Déficit de Atenção Adulto
- Forte tendência a distração que impacta fortemente o desempenho profissional
- Cometer erros incompatíveis com o grau de conhecimento e expertise
- Sonolência e dificuldade em permanecer alerta em atividades paradas, como reuniões ou palestras
- Pessoas se queixam de não serem escutadas ou precisa pedir para repetir o que acabou de ouvir
- Deixa coisas inacabadas, dificuldade em seguir instruções e fazer coisas na sequência
- Deixa tudo para a última hora, não consegue se organizar no tempo e no espaço
- Consegue alcançar ótimo desempenho quando se interessa pelo assunto ou está motivado. Do contrário, demora para iniciar ou recusa fazer
- Muito incômodo e reclamações por constantes esquecimentos de compromissos ou perdas de objetos: celular, óculos, chaves, etc.
Alguns tem também agitação mental e impulsividade
- Muitos pensamentos ao mesmo tempo, cabeça que não pára
- Oscila entre coisas a fazer, começa muitas ao mesmo tempo e não termina
- Tédio em situações “paradas”, não consegue descansar nem aproveitar lazer
- Não consegue ficar simplesmente quieto e tranquilo, está sempre agitando ou fazendo alguma coisa
- Pode mexer muito especialmente as extremidades (mãos e pés)
- Tem tendência a ser excessivo ou até compulsivo, por exemplo com comida, gastar dinheiro, falar demais, se envolver demais com tudo inclusive trabalho
- Não deixa as pessoas falarem, costuma interromper
- Se irrita ou fica impaciente quando precisa esperar, quer tudo na hora
- Risco de agredir e magoar, por falar sem pensar (depois se arrepende)
- Flutuações emocionais e de humor bem nítidas
O que quer dizer ter resultados elevados no teste – acima de 80-90%?
Este teste traz resultados em percentuais, baseados na quantidade de itens marcados e na intensidade. Caso seus resultados estejam marcados como Faixa de Atenção ou Faixa Crítica, é importante prestar atenção.
Embora resultados elevados não sejam suficientes para afirmar com certeza que seu caso é de um transtorno de déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, uma coisa é certa: que você esteja enfrentando desafios importantes, que definitivamente possam estar prejudicando sua vida pessoal, profissional e seus relacionamentos.
Ou seja, resultados elevados são um sinal de alerta. Que está na hora de procurar uma ajuda profissional, alguém que possa analisar detalhadamente seu caso. Especialmente quando você responde positivamente a muitas questões e também com intensidade elevada (indicando que afetam muito sua vida) é muito provável que exista um problema real. Sim, pode ser o Transtorno de Déficit de Atenção ou então pode ser algum outro problema, que tenha sintomas parecidos (como ansiedade, depressão ou stress crônico). Ou até mesmo que você possa ter mais de um problema ao mesmo tempo. A análise detalhada das comorbidades é uma das tarefas mais importantes do especialista que fará sua avaliação, para alcançar uma compreensão clara sobre a origem dos problemas, se única ou multi-fatorial.
Este nível de detalhamento é indispensável para que você tenha um diagnóstico preciso, que possa orientar sobre quais os caminhos a serem tomados. Para que você encontre os tratamentos e orientações que possam de fato te ajudar a superar e viver seu verdadeiro potencial, na amplitude que merece.