Por Cacilda Amorim - Última atualização - 06/02/2022 - Publicado 13/04/2008

Por Cacilda Amorim

Atualizado 06/02/2022 - Publicado 13/04/2008

O Concerta é um medicamento para TDAH feito com a mesma substância da Ritalina – o Metilfenidato. Foi o primeiro remédio para TDAH lançado no Brasil com formulação de longa duração (LA). Por isso, trouxe a vantagem de tomar apenas uma pílula por dia. Porém quem usa normalmente relata que seus efeitos são muito mais suaves e menos eficazes, comparativamente aos outros psicoestimulantes.  

Concerta – Metilfenidato “mais suave”

Concerta para TDAH

Ao contrário da Ritalina de 10mg, que necessitava várias doses ao longo do dia. Assim sendo, representou um grande avanço no tratamento. Ainda mais para as crianças, que poderiam tomar apenas a dose diária maior segurança, sem precisar levar remédio para a escola ou receber cuidados de terceiros.

A saber, muitos consideram o Concerta um remédio menos potente que a Ritalina, apesar de ambos serem feitos da mesma substância, o Metilfenidato. Embora confuso para os usuários, os efeitos do Concerta 18mg ou até mesmo 36mg são mais “suaves”, menos perceptíveis que da Ritalina 10mg.

Dificuldade de concentração, esquecimentos, bagunça, adiamentos...

Pode ser TDAH - Déficit de Atenção!

Faça o Teste Online do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção para Avaliação Preliminar do Transtorno do TDAH / Déficit de Atenção (com ou sem Hiperatividade). Versões Adulto e Infantil. 

Isto ocorre devido ao processo único da sua empresa farmacêutica, que faz com que a liberação da droga – e portanto, sua entrada na corrente sanguínea – seja bem mais lenta. Em comparação ao Venvanse, é infinitamente mais “suave”.

Vantagem ou “fraco” demais?

Devido a estas características, usar Concerta pode ser favorável em alguns casos, especialmente aqueles que sentem efeitos colaterais de taquicardia, dor de cabeça ou aperto no peito muito intensos – como é comum quando especialmente quando a pessoa tem TDAH com ansiedade. Já outros reclamam que o Concerta não faz efeito, que é fraco demais.

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Mais artigos sobre Tratamento do TDAH e outros transtornos

VOCÊ ESTÁ AQUI:

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Success message!
Warning message!
Error message!