Por Cacilda Amorim - Atualizado 07/02/2022 - Publicado 04/05/2016

Por Cacilda Amorim

Atualizado 07/02/2022 - Publicado 04/05/2016

Mudanças concretas e novos hábitos. Resultados muito pé-no-chão são indispensáveis para todos os casos de TDAH – Déficit de Atenção. Especialmente adultos, que chegam ao tratamento com necessidades urgentes de melhorar a organização, colocar prioridades, planejar e realizar até mesmo as coisas simples do dia-a-dia. Há vários caminhos para isto. Entre eles, o Coaching para TDAH Adulto.

Ajuda na prática

Coaching TDAH Adulto

Nem todas as pessoas precisam fazer terapia, especialmente quem já se resolveu emocionalmente ou não tem padrões de auto-sabotagem muito intensos. Contudo, é essencial ter suporte, para garantir mudanças consistentes e sustentadas. Para isto o Coaching Comportamental pode fazer toda a diferença.

Grande parte dos problemas do TDAH adulto tem a ver com questões práticas, do dia-a-dia. Pois, como o substrato orgânico do TDAH envolve áreas cerebrais responsáveis pelo funcionamento executivo, é compreensível tamanha dificuldade com execução. Ainda mais somando-se o efeito conjunto e de longo prazo de ausência de hábitos e um estilo de vida que não ajuda muito…

O Coaching é um trabalho fortemente estruturado e direcionado a objetivos, para ajudar o cliente a atuar de maneira pró-ativa na busca por estratégias práticas para alcançar metas específicas. Especialmente no Coaching para TDAH, é prioritário desenvolver habilidades para melhorar a eficácia na vida em geral. 

É um trabalho altamente individualizado, voltado para as necessidades únicas. Por isto, várias áreas suportam o trabalho com Coaching: trabalho, gerenciamento de stress, relacionamentos, esporte, controle de peso e muito mais.

Autoconhecimento é ESSENCIAL

Saber mais sobre si mesmo, suas forças e fragilidades... vontades, sonhos e necessidades. São os primeiros passos para a mudança real e sustentável, rumo ao FOCO e à realização do seu potencial. Nesse caminho, testes online são ferramentas muito poderosas, rápidas e diretivas.


O IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção criou uma série de TESTES ONLINE GRATUITOS, que rapidamente ajudam você a se conhecer e entender melhor, com dicas e recomendações muito especiais sobre o que fazer a seguir. 

Como funciona o Coaching para TDAH Adulto

No Coaching para TDAH, o Coach (Treinador) auxilia o cliente a entender melhor a inter-relação entre o “estilo TDAH” e seu impacto na vida em geral. Acima de tudo, atua para manter a motivação e o comprometimento com a mudança elevados, a partir da ação criativa de estratégias para a resolução dos problemas. 

Necessidades concretas – Ação para Super-AÇÃO

Devido às características do TDAH, questões ligadas ao estabelecimento de prioridades, planejamento, organização e uso do tempo são essenciais neste trabalho. O Coach tem um papel muito ativo, oferecendo sugestões e enfatizando sempre a importância da ação, da experimentação. Finalmente, na reavalição do que foi feito, pois a AÇÃO é condição para a superação.

O Coaching para TDAH é uma atividade muito pragmática e mão-na-massa, o que torna possível ser realizado mesmo à distância, online por video-conferência.. Portanto é muito vantajoso, por permitir acesso a muitos que vivem longe dos grandes centros ter este suporte. Além disso, o suporte online facilita a logística do dia-a-dia ao minimizar os deslocamentos e o tempo perdido no trânsito. Usualmente envolve encontros semanais, que podem ocorrer pessoalmente ou por teleconferência, suplementado por telefonemas curtos, emails ou mensagens por Whatsapp. Dicas importantes são estratégias, suporte, hábitos e rotinas. 

Em contraste com o conceito de tratamento, melhor aplicado à Psicoterapia, o Coaching deve ser visto como um processo educacional, de treinamento. O modelo do Coaching para TDAH é fundamentado na idéia de bem-estar e no conceito de Abordagem Colaborativa de Resolução de Problemas. Justamente por isto, o Coaching pode ser feito por à distância, por telefone ou teleconferência – o componente emocional não é parte essencial deste trabalho.

Coaching ou Terapia?

O Coaching para TDAH obtém maior sucesso quando direcionado a adultos. Tem por objetivo ajudar o cliente em questões específicas, ligadas a objetivos e metas pessoais. O foco do Coaching é mais limitado, comparado à terapia – é indicado quando as queixas do cliente são bem definidas e quando não há sofrimento emocional importante nem resistência muito forte à mudança. Pois no Coaching, o estilo de trabalho é semelhante a um treinamento para desenvolvimento de competências, objetivando mudanças específicas. Assim, o Coach age como um treinador, direcionando e estimulando o cliente com técnicas específicas e customizadas.

Terapia Comportamental para TDAH já inclui, nela mesma, diversas técnicas de coaching, especialmente para definição de prioridades, gerenciamento de tempo, planejamento de atividades, tarefas terapêuticas e acompanhamento das realizações. Assim, em parte, irá suprir as necessidades mais pragmáticas do cliente. 

Justamente devido à sua característica mais focada e menos “emocional”, homens adultos comumente tem preferência pelo Coaching. Profissionalmente, eu realizo inicialmente uma avaliação detalhada das características da pessoa, de suas preferências, necessidades e capacidades. Em seguida, eu julgo o que seria mais apropriado para iniciar, se Coaching para TDAH ou Psicoterapia Comportamental-Cognitiva.

O pré-requisito essencial para o trabalho com Coaching é a capacidade de colaboração, de pró-atividade. Acima de tudo, o Coaching tem este pré-requisito. Pois quando o caso tem traços muito intensos de adiamentos crônicos, auto-sabotagem, perda consistente de motivação e abandonos sucessivos de projetos, deve-se pensar em outras alternativas. Pois há risco do Coaching não conseguir alcançar as causas mais profundas. Nestes casos, o ideal é iniciar com Psicoterapia Comportamental e, posteriormente, passar à abordagem do Coaching. 

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Mais artigos sobre TDAH Adulto

Efeitos colaterais medicacao para TDAH

Efeitos colaterais – Venvanse, Ritalina, Concerta

Há quem diga que Venvanse, Ritalina, Concerta são totalmente seguros, que os efeitos colaterais são pequenos e passam rápido. Isto é um mito bem perigoso. Intere-se dos fatos e casos reais de pacientes, para usar com segurança.

Leia Mais...
Depoimento - Eu não sou meu TDAH

Quando descobri o TDAH foi um choque

Nunca pensei que pudesse ter Déficit de Atenção, afinal não é coisa de criança? Não sabia que também existia TDAH em adulto, ainda mais sem hiperatividade

Leia Mais...
Depoimento - Terapia para TDAH Adulto, Depressão, Ansiedade

Terapia para TDAH funcionou mesmo

Sempre achei que tinha alguma coisa errada comigo, que não era natural ter tantos problemas com coisas tão simples, até ridículas, que eu simplesmente não conseguia fazer

Leia Mais...
Esquecimento e problemas de memória

Esquecimentos e déficit de memória

A formação de memórias duradouras acontece em duas etapas. A primeira depende diretamente da atenção. Quem não consegue se concentrar terá problemas em conseguir lembrar posteriormente

Leia Mais...
TDAH Déficit de Atenção em Adultos

7 Características do TDAH Adulto

TDAH adulto é diferente. Adiamentos crônicos, hiperfoco, busca por estimulação, turbulências emocionais, agitação mental. Veja como tratar

Leia Mais...
Depoimento - Não aguento mais o TDAH

Estava como uma bomba prestes a explodir

Além do déficit de atenção, problemas familiares, coisas que não eram minhas me afetavam, causando ainda mais ansiedade, distração, passividade…

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!