Mudanças concretas e novos hábitos. Resultados muito pé-no-chão são indispensáveis para todos os casos de TDAH – Déficit de Atenção. Especialmente adultos, que chegam ao tratamento com necessidades urgentes de melhorar a organização, colocar prioridades, planejar e realizar até mesmo as coisas simples do dia-a-dia. Há vários caminhos para isto. Entre eles, o Coaching para TDAH Adulto.
Ajuda na prática

Nem todas as pessoas precisam fazer terapia, especialmente quem já se resolveu emocionalmente ou não tem padrões de auto-sabotagem muito intensos. Contudo, é essencial ter suporte, para garantir mudanças consistentes e sustentadas. Para isto o Coaching Comportamental pode fazer toda a diferença.
Grande parte dos problemas do TDAH adulto tem a ver com questões práticas, do dia-a-dia. Pois, como o substrato orgânico do TDAH envolve áreas cerebrais responsáveis pelo funcionamento executivo, é compreensível tamanha dificuldade com execução. Ainda mais somando-se o efeito conjunto e de longo prazo de ausência de hábitos e um estilo de vida que não ajuda muito…
O Coaching é um trabalho fortemente estruturado e direcionado a objetivos, para ajudar o cliente a atuar de maneira pró-ativa na busca por estratégias práticas para alcançar metas específicas. Especialmente no Coaching para TDAH, é prioritário desenvolver habilidades para melhorar a eficácia na vida em geral.
É um trabalho altamente individualizado, voltado para as necessidades únicas. Por isto, várias áreas suportam o trabalho com Coaching: trabalho, gerenciamento de stress, relacionamentos, esporte, controle de peso e muito mais.
Pode te interessar: Adultos com TDAH
Autoconhecimento é ESSENCIAL
Saber mais sobre si mesmo, suas forças e fragilidades... vontades, sonhos e necessidades. São os primeiros passos para a mudança real e sustentável, rumo ao FOCO e à realização do seu potencial. Nesse caminho, testes online são ferramentas muito poderosas, rápidas e diretivas.
O IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção criou uma série de TESTES ONLINE GRATUITOS, que rapidamente ajudam você a se conhecer e entender melhor, com dicas e recomendações muito especiais sobre o que fazer a seguir.
Como funciona o Coaching para TDAH Adulto
No Coaching para TDAH, o Coach (Treinador) auxilia o cliente a entender melhor a inter-relação entre o “estilo TDAH” e seu impacto na vida em geral. Acima de tudo, atua para manter a motivação e o comprometimento com a mudança elevados, a partir da ação criativa de estratégias para a resolução dos problemas.
Necessidades concretas – Ação para Super-AÇÃO
Devido às características do TDAH, questões ligadas ao estabelecimento de prioridades, planejamento, organização e uso do tempo são essenciais neste trabalho. O Coach tem um papel muito ativo, oferecendo sugestões e enfatizando sempre a importância da ação, da experimentação. Finalmente, na reavalição do que foi feito, pois a AÇÃO é condição para a superação.
O Coaching para TDAH é uma atividade muito pragmática e mão-na-massa, o que torna possível ser realizado mesmo à distância, online por video-conferência.. Portanto é muito vantajoso, por permitir acesso a muitos que vivem longe dos grandes centros ter este suporte. Além disso, o suporte online facilita a logística do dia-a-dia ao minimizar os deslocamentos e o tempo perdido no trânsito. Usualmente envolve encontros semanais, que podem ocorrer pessoalmente ou por teleconferência, suplementado por telefonemas curtos, emails ou mensagens por Whatsapp. Dicas importantes são estratégias, suporte, hábitos e rotinas.
Em contraste com o conceito de tratamento, melhor aplicado à Psicoterapia, o Coaching deve ser visto como um processo educacional, de treinamento. O modelo do Coaching para TDAH é fundamentado na idéia de bem-estar e no conceito de Abordagem Colaborativa de Resolução de Problemas. Justamente por isto, o Coaching pode ser feito por à distância, por telefone ou teleconferência – o componente emocional não é parte essencial deste trabalho.
Coaching ou Terapia?
O Coaching para TDAH obtém maior sucesso quando direcionado a adultos. Tem por objetivo ajudar o cliente em questões específicas, ligadas a objetivos e metas pessoais. O foco do Coaching é mais limitado, comparado à terapia – é indicado quando as queixas do cliente são bem definidas e quando não há sofrimento emocional importante nem resistência muito forte à mudança. Pois no Coaching, o estilo de trabalho é semelhante a um treinamento para desenvolvimento de competências, objetivando mudanças específicas. Assim, o Coach age como um treinador, direcionando e estimulando o cliente com técnicas específicas e customizadas.
A Terapia Comportamental para TDAH já inclui, nela mesma, diversas técnicas de coaching, especialmente para definição de prioridades, gerenciamento de tempo, planejamento de atividades, tarefas terapêuticas e acompanhamento das realizações. Assim, em parte, irá suprir as necessidades mais pragmáticas do cliente.
Justamente devido à sua característica mais focada e menos “emocional”, homens adultos comumente tem preferência pelo Coaching. Profissionalmente, eu realizo inicialmente uma avaliação detalhada das características da pessoa, de suas preferências, necessidades e capacidades. Em seguida, eu julgo o que seria mais apropriado para iniciar, se Coaching para TDAH ou Psicoterapia Comportamental-Cognitiva.
O pré-requisito essencial para o trabalho com Coaching é a capacidade de colaboração, de pró-atividade. Acima de tudo, o Coaching tem este pré-requisito. Pois quando o caso tem traços muito intensos de adiamentos crônicos, auto-sabotagem, perda consistente de motivação e abandonos sucessivos de projetos, deve-se pensar em outras alternativas. Pois há risco do Coaching não conseguir alcançar as causas mais profundas. Nestes casos, o ideal é iniciar com Psicoterapia Comportamental e, posteriormente, passar à abordagem do Coaching.