Pessoas perfeccionistas podem ter TDAH

Normalmente imaginamos que o perfeccionismo seria característica de uma pessoa detalhista, dedicada, organizada. Mas também pode ser um traço de quem é bagunceiro e desorganizado

Parece incrível, mas é verdade. Perfeccionismo também afeta pessoas que tem TDAH – Déficit de Atenção. Esta afirmação pode causar estranhamento. Afinal, quando se fala sobre as características do TDAH, é bem comum enfatizar a bagunça, desorganização, adiamentos, erros, etc… Pois estes traços são costumeiramente são associados à preguiça, falta de vontade e até mesmo irresponsabilidade. Como entender este paradoxo?

Pessoas perfeccionistas e TDAH

Perfeccionismo e TDAH

Sem dúvida, buscar a excelência, cuidar dos detalhes e evitar erros são atitudes muito positivas. Contudo, a pessoa perfeccionista vai além. Quem é perfeccionista cultiva a idéia da perfeição. Mas também, simultaneamente, mantém uma atitude diante da vida na qual cometer erros é algo intrinsecamente ruim. Algo que precisa ser evitado a qualquer preço.

Há dois pontos de convergência entre TDAH e perfeccionismo. O primeiro é a busca da compensação pelos erros cometidos. Quem sofre com TDAH já carrega uma estória de vida repleta de críticas, frustrações e julgamentos negativos – primeiro por terceiros, depois com o tempo sendo introjetados sob a forma de auto-crítica extrema.

Neste cenário, a avaliação realista do desempenho, dos erros e acertos fica bem comprometida. Às vezes, até mesmo a observação do ato, da execução de uma atividade está comprometida pela distração. A pessoa se sente confusa, sem saber se está fazendo certo, se esta cometendo erros, se são erros “bobos” ou falhas graves. A insegurança aumenta e se instala uma desconfiança generalizada quanto ao seu próprio julgamento.

Checagem compulsiva para prevenir erros

Há então o risco de desenvolver um comportamento compensatório e compulsivo de checagem, com o intuito de corrigir antecipadamente erros que se presume (com toda certeza) terem sido cometidos. Este é um dos lados do “Perfeccionismo TDAH”: um esforço desenfreado de revisão daquilo que se faz, acompanhado por uma angústia imensa de deixar passar alguma coisa.

Você se identifica com as características do PERFECCIONISMO?

Faça o Teste Online sobre Perfeccionismo e TDAH

Perfeccionismo e Hiperfoco

A outra convergência entre perfeccionismo e TDAH é o hiperfoco. Como já foi explicitado, TDAH não é um transtorno que impeça a concentração. É, antes disto, um déficit no controle voluntário sobre o foco da atenção. O Hiperfoco é um estado de foco extremamente intenso, sobre um aspecto muito pequeno do contexto global – no caso do perfeccionismo, o hiperfoco se direciona para o “mínimo detalhe do detalhe…”.

Quando se avalia em conjunto as interações entre perfeccionismo, ansiedade, TDAH e hiperfoco, desvela-se claramente um cenário no qual a dificuldade de manter a atenção leva a erros, que por sua vez são criticados e eventualmente punidos. Diante deste histórico, situações futuras que sinalizem erros potenciais geram ansiedade – a pessoa então busca alívio, acreditando que irá encontrá-lo ao conseguir ser perfeita.

Daí a relação entre com o TDAH e perfeccionismo. A ansiedade não apenas aumenta o risco de erros, por roubar o pouco que resta da capacidade de foco mas também, ao mesmo tempo, aumenta as tentativas de controle via busca da perfeição e induz o hiperfoco – dificultando ainda mais a alternância da atenção, a flexibilidade do pensamento e a visão de conjunto.

Cacilda Amorim – Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
CRP 06/61710
ENCONTRE SEU FOCO
Encontre-Seu-FOCO-TDAH-Adulto-01

Mesmo quando você tem TDAH Adulto

ENCONTRE SEU FOCO é o mais completo TREINAMENTO PRÁTICO para distrações e falta de FOCO, esquecimentos, perda de tempo e atrasos, desorganização e falta de prioridades, negativismo, auto-sabotagem e instabilidade emocional. Desenvolvido Pelo IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção.

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho…
não precisam ser para sempre. Encontre a ajuda que você necessita.

Mais Artigos sobre TDAH e outros transtornos

Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.

Enviar mensagem
Olá, boas vindas ao Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Estamos aqui para ajudar!

Por favor, envie sua mensagem pelo Whatsapp ou ligue para (11) 5051-2768 / (11) 99934-2768.