Por Cacilda Amorim - Atualizado 27/01/2022 - Publicado 17/04/2007

Por Cacilda Amorim

Atualizado 27/01/2022 - Publicado 17/04/2007

Parece incrível, mas é verdade. Perfeccionismo também afeta pessoas que tem TDAH – Déficit de Atenção. Esta afirmação pode causar estranhamento. Afinal, quando se fala sobre as características do TDAH, é bem comum enfatizar a bagunça, desorganização, adiamentos, erros, etc… Pois estes traços são costumeiramente são associados à preguiça, falta de vontade e até mesmo irresponsabilidade. Como entender este paradoxo?

Perfeccionismo e TDAH

Perfeccionismo

Sem dúvida, buscar a excelência, cuidar dos detalhes e evitar erros são atitudes muito positivas. Contudo, a pessoa perfeccionista vai além. Quem é perfeccionista cultiva a idéia da perfeição. Mas também, simultaneamente, mantém uma atitude diante da vida na qual cometer erros é algo intrinsecamente ruim. Algo que precisa ser evitado a qualquer preço.

Há dois pontos de convergência entre TDAH e perfeccionismo. O primeiro é a busca da compensação pelos erros cometidos. Quem sofre com TDAH já carrega uma estória de vida repleta de críticas, frustrações e julgamentos negativos – primeiro por terceiros, depois com o tempo sendo introjetados sob a forma de auto-crítica extrema. 

Neste cenário, a avaliação realista do desempenho, dos erros e acertos fica bem comprometida. Às vezes, até mesmo a observação do ato, da execução de uma atividade está comprometida pela distração. A pessoa se sente confusa, sem saber se está fazendo certo, se esta cometendo erros, se são erros “bobos” ou falhas graves. A insegurança aumenta e se instala uma desconfiança generalizada quanto ao seu próprio julgamento.

Pode te interessar: 

Qual seu tipo de TDAH? Distraído, agitado, impulsivo...

Ver o artigo

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Checagem compulsiva para prevenir erros

Há então o risco de desenvolver um comportamento compensatório e compulsivo de checagem, com o intuito de corrigir antecipadamente erros que se presume (com toda certeza) terem sido cometidos. Este é um dos lados do “Perfeccionismo TDAH”: um esforço desenfreado de revisão daquilo que se faz, acompanhado por uma angústia imensa de deixar passar alguma coisa.

Perfeccionismo e Hiperfoco

A outra convergência entre perfeccionismo e TDAH é o hiperfoco. Como já foi explicitado, TDAH não é um transtorno que impeça a concentração. É, antes disto, um déficit no controle voluntário sobre o foco da atenção. O Hiperfoco é um estado de foco extremamente intenso, sobre um aspecto muito pequeno do contexto global – no caso do perfeccionismo, o hiperfoco se direciona para o “mínimo detalhe do detalhe…”.

Quando se avalia em conjunto as interações entre perfeccionismo, ansiedade, TDAH e hiperfoco, desvela-se claramente um cenário no qual a dificuldade de manter a atenção leva a erros, que por sua vez são criticados e eventualmente punidos. Diante deste histórico, situações futuras que sinalizem erros potenciais geram ansiedade – a pessoa então busca alívio, acreditando que irá encontrá-lo ao conseguir ser perfeita. 

Daí a relação entre com o TDAH e perfeccionismo. A ansiedade não apenas aumenta o risco de erros, por roubar o pouco que resta da capacidade de foco mas também, ao mesmo tempo, aumenta as tentativas de controle via busca da perfeição e induz o hiperfoco – dificultando ainda mais a alternância da atenção, a flexibilidade do pensamento e a visão de conjunto. 

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Mais artigos escolhidos para você

TDAH tem cura

TDAH tem cura?

Será preciso tratar para sempre ou tomar remédios por toda a vida? Como ter melhoras sustentáveis com complementos naturais e de longo prazo no tratamento do TDAH

Leia Mais...
Efeitos colaterais medicacao para TDAH

Efeitos colaterais – Venvanse, Ritalina, Concerta

Há quem diga que Venvanse, Ritalina, Concerta são totalmente seguros, que os efeitos colaterais são pequenos e passam rápido. Isto é um mito bem perigoso. Intere-se dos fatos e casos reais de pacientes, para usar com segurança.

Leia Mais...
TCC - Terapia Comportamental Cognitiva para TDAH

TCC – Terapia Comportamental Cognitiva para TDAH

TCC – Psicoterapia Comportamental-Cognitiva é a linha de terapia mais eficaz para TDAH, focada na mudança de hábitos e mudança sustentada.

Leia Mais...
TDAH Déficit de Atenção em Adultos

7 Características do TDAH Adulto

TDAH adulto é diferente. Adiamentos crônicos, hiperfoco, busca por estimulação, turbulências emocionais, agitação mental. Veja como tratar

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!