Parece incrível, mas é verdade. Perfeccionismo também afeta pessoas que tem TDAH – Déficit de Atenção. Esta afirmação pode causar estranhamento. Afinal, quando se fala sobre as características do TDAH, é bem comum enfatizar a bagunça, desorganização, adiamentos, erros, etc… Pois estes traços são costumeiramente são associados à preguiça, falta de vontade e até mesmo irresponsabilidade. Como entender este paradoxo?
Perfeccionismo e TDAH

Sem dúvida, buscar a excelência, cuidar dos detalhes e evitar erros são atitudes muito positivas. Contudo, a pessoa perfeccionista vai além. Quem é perfeccionista cultiva a idéia da perfeição. Mas também, simultaneamente, mantém uma atitude diante da vida na qual cometer erros é algo intrinsecamente ruim. Algo que precisa ser evitado a qualquer preço.
Há dois pontos de convergência entre TDAH e perfeccionismo. O primeiro é a busca da compensação pelos erros cometidos. Quem sofre com TDAH já carrega uma estória de vida repleta de críticas, frustrações e julgamentos negativos – primeiro por terceiros, depois com o tempo sendo introjetados sob a forma de auto-crítica extrema.
Neste cenário, a avaliação realista do desempenho, dos erros e acertos fica bem comprometida. Às vezes, até mesmo a observação do ato, da execução de uma atividade está comprometida pela distração. A pessoa se sente confusa, sem saber se está fazendo certo, se esta cometendo erros, se são erros “bobos” ou falhas graves. A insegurança aumenta e se instala uma desconfiança generalizada quanto ao seu próprio julgamento.
Pode te interessar:
...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?
Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita
TESTE TDAH ADULTO
TESTE RÁPIDO
Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.
TESTE ADULTO DO IPDA
TESTE COMPLETO
Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.
LISTA COMPLETA
TODOS OS TESTES
Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções.
Checagem compulsiva para prevenir erros
Há então o risco de desenvolver um comportamento compensatório e compulsivo de checagem, com o intuito de corrigir antecipadamente erros que se presume (com toda certeza) terem sido cometidos. Este é um dos lados do “Perfeccionismo TDAH”: um esforço desenfreado de revisão daquilo que se faz, acompanhado por uma angústia imensa de deixar passar alguma coisa.
Perfeccionismo e Hiperfoco
A outra convergência entre perfeccionismo e TDAH é o hiperfoco. Como já foi explicitado, TDAH não é um transtorno que impeça a concentração. É, antes disto, um déficit no controle voluntário sobre o foco da atenção. O Hiperfoco é um estado de foco extremamente intenso, sobre um aspecto muito pequeno do contexto global – no caso do perfeccionismo, o hiperfoco se direciona para o “mínimo detalhe do detalhe…”.
Quando se avalia em conjunto as interações entre perfeccionismo, ansiedade, TDAH e hiperfoco, desvela-se claramente um cenário no qual a dificuldade de manter a atenção leva a erros, que por sua vez são criticados e eventualmente punidos. Diante deste histórico, situações futuras que sinalizem erros potenciais geram ansiedade – a pessoa então busca alívio, acreditando que irá encontrá-lo ao conseguir ser perfeita.
Daí a relação entre com o TDAH e perfeccionismo. A ansiedade não apenas aumenta o risco de erros, por roubar o pouco que resta da capacidade de foco mas também, ao mesmo tempo, aumenta as tentativas de controle via busca da perfeição e induz o hiperfoco – dificultando ainda mais a alternância da atenção, a flexibilidade do pensamento e a visão de conjunto.