Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes.

Transtorno do TDAH afeta mais adultos com distração sem hiperatividade

Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Permanece até idade adulta

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

“Não existe nenhum índice oficial no Brasil de quantas pessoas sofrem de TDAH. Todas as estimativas são baseadas em números de pesquisas feitas por universidades e divulgadas em publicações científicas. Estima-se que entre 2% e 5% das crianças sofram de alguma forma desse mal. Destas, cerca de 50% manteriam os sintomas quando adultos”, esclarece Cacilda Amorim, Psicoterapia comportamental e diretora do IPDA (Instituto Paulista de Déficit de Atenção). 

Muitos pacientes sofrem do mal e, por não receberem o diagnóstico correto, passam por preguiçosos ou desleixados ao deixar de desempenhar alguma atividade. “Um dos critérios para diferenciar o TDAH de outros problemas com sintomas similares, como ansiedadedepressão, transtorno bipolar e stress crônico, é que ele se apresenta desde a infância. Se os sintomas surgiram depois dessa fase, certamente o diagnóstico será outro”, explica Cacilda.

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

A Psicoterapeuta lembra que os sintomas do TDAH evoluem ao longo dos anos. Se na infância o que mais incomodava o paciente era a agitação e hiperatividade, na fase adulta as pequenas dificuldades do dia a dia, como organização, planejamento e tomada de decisões, assumem proporções algumas vezes difíceis de se controlar. Por isso, caso as queixas desses sintomas se tornem intensas, é essencial buscar a ajuda de um especialista que possa oferecer um diagnóstico preciso

O que acontece comigo?

Uma pessoa que sofre de TDAH e não tem conhecimento do diagnóstico pode sentir sérias dificuldades em se relacionar com as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Características como dificuldade de escutar o outro (por tendência à distração), incapacidade de lembrar-se de compromissos, atrasos constantes, desorganização, fazer coisas sem pensar, dificuldade de planejar e seguir adiante e adiamento crônico (deixar sempre coisas importantes para depois) podem ser vistas pelos outros como traços de personalidade ou falta de vontade e desinteresse.

Cacilda lembra que, em casais, essas dificuldades podem ser encaradas como diferenças pessoais e de compatibilidade, fazendo com que o parceiro assuma as funções que o outro não dá conta. “As pessoas tendem a se desdobrar para agradar ao outro e fazer com que o dia a dia do casal funcione, especialmente no início de um relacionamento. Porém o mais comum é que, depois de algum tempo, uma das partes se sinta sobrecarregada, frustrada e cheia de cobranças, com a certeza de que o outro não cumpre o que promete por desleixo ou desinteresse”, explica ela. 

Calma, há tratamento

Por não ser considerada uma doença, com uma única causa que possa ser eliminada, não é possível falar em cura para o TDAH. Cacilda explica que trata-se de uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas de comportamentos neurobiológicos, comportamentais e situacionais. Mesmo que não possa ser curada, há tratamentos, a síndrome pode e deve ser tratada e controlada, ajudando, assim, a melhorar a qualidade de vida, o desempenho profissional e os relacionamentos interpessoais do paciente. 

“Os melhores tratamentos são os direcionados às diferentes áreas de necessidades, aqueles que levam em conta as características do paciente e aliam terapias e/ou treinamentos comportamentais, componentes neurobiológicos – com uso de medicação – e orientação aos familiares”, explica a especialista. Portanto, identificar os sintomas e buscar ajuda profissional no diagnóstico do transtorno é o primeiro passo para conseguir êxito no tratamento e melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto das pessoas que convivem com ele.

Revista Visa Vale – Janeiro / 2011

Publicado em Midia em 13/03/2011  por Instituto IPDA. Última atualização: 26/01/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritantes. A pessoa pode ser interpretada como pouco confiáveis ou alguém que tira o clima de tranquilidade do local.

Leia Mais...
Revista Platero

Déficit de Atenção pode durar toda a vida

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Leia Mais...
Déficit de Atenção em Adultos | IPDA na Midia - Folha de São Paulo

TDA – Déficit de Atenção em adultos afeta 4% dos adultos

TDA Adulto afeta a vida profissional. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Leia Mais...
Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Multitarefa e Cérebro TDAH: Mito ou Verdade

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro. Faça o teste e comprove por você mesmo

Leia Mais...
Esquecimentos e problema de memória fraca| IPDA na Midia - Revista Residenciais

Esquecimento, memória fraca e distração? Pode ser coisa mais séria

“Doença do Esquecimento”, memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA – Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

Leia Mais...
Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

TDAH não é apenas um problema infantil

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!