Diretoria de Ensino considerou retenção irregular. Crianças e jovens com TDAH tem direito a suporte diferenciado na escola.

Aluno com TDAH pode ser reprovado? Reprovação de aluno com TDAH é revista

Direitos dos portadores de TDAH | IPDA na Midia - Jornal São Caetano Agora

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Diretoria de Ensino de São Bernardo considerou retenção irregular e promoveu adolescente portador de TDAH.

O aluno Tomaz Cardoso de Brito, da EME Alcina Dantas Feijão, foi reprovado irregularmente na primeira série do ensino médio, no ano passado, pela direção da escola. A Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, responsável pelas escolas estaduais e municipais de São Caetano, considerou ilegal a retenção do estudante portador de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e o aprovou para a série seguinte.

Tomaz, que tem TDAH diagnosticado desde 1997 e utiliza o medicamento Ritalina, já havia sido reprovado em 2005, na mesma escola. “Fiz diversos apelos, inclusive no mês passado, para um melhor acompanhamento e uma melhor comunicação entre a escola e a família, explicando as necessidades especiais dele, mas nenhuma atitude foi tomada”, disse Iremar Ferreira, pai do adolescente.

Criança distraída, hiperativa, impulsiva? E agora, será que é TDAH Infantil?

Faça o teste online para Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil - Resultados online com recomendações e orientações do IPDA Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Segundo Ferreira, diversas reuniões foram marcadas com a participação do Conselho Tutelar, Diretoria de Ensino, a família e representantes do Alcina, mas a escola se recusou a oferecer acompanhamento individualizado para o estudante . “Durante uma reunião de pais e mestres, o assistente de direção, sr.Takahisa, disse que os alunos que estivessem com dificuldades deveriam pedir transferência para outra escola mais fácil”, afirmou Ferreira.

Especialista em TDAH, a Psicoterapia e diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção, Cacilda Amorim, explica a importância da preparação dos educadores. “O TDAH é um transtorno de base orgânica e a dificuldade de atenção e impulsividade não deve ser confundida com falta de interesse da criança ou adolescente. A escola tem um papel importante e precisa ser orientada. Infelizmente, os profissionais ainda são pouco preparados.” 

“Meu filho está motivado e quer acompanhar. Não vou retirá-lo do Alcina, pois é lá que ele quer estudar”, afirmou Ferreira. Durante a semana, a reportagem tentou entrar em contato com a diretora do Alcina, Maria Teresinha Fiorotti, mas não obteve resposta.

Jornal São Caetano Agora – 28/04/2007

Por Renan Rodrigues

Publicado em Midia em 25/01/2008  por Instituto IPDA. Última atualização: 26/01/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Portal IG - Delas - IPDA na Midia

Seu filho não presta atenção nas aulas?

Crianças com TDAH necessitam suporte e acompanhamento para aprender bem. Essencial o interesse no desenvolvimento da criança e manter boa comunicação com a escola.

Leia Mais...
Portal IG - Delas - IPDA na Midia

TDAH ou falta de limites – 9 Respostas que você procura

O diagnóstico preciso deve eliminar outras possibilidades e acompanhar a vida em família. Como saber se é um problema real ou se é apenas preguiça, birra ou falta de limites?

Leia Mais...
Alunos com TDAH

Atenção Professor: Seu aluno distraído e agitado pode ter TDAH

Lidar bem com o TDAH – Déficit de Atenção / Hiperatividade ajuda o aluno evitando que ele atrapalhe o desenvolvimento da turma

Leia Mais...
Crianças com problema na escola - Folhinha

Criança com problemas na escola? O que você precisa saber!

Importante investigar o que pode estar acontecendo. Pode ser TDAH, dislexia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.

Leia Mais...
Tratamento natural da hiperatividade | IPDA na Midia - Globo Reporter

Hiperatividade Infantil – Mistérios do Cérebro

O diagnóstico dos médicos: Leonardo é hiperativo. A mãe rejeitou a idéia de tratá-lo com remédios e apostou na simplicidade de uma técnica de respiração para crianças com hiperatividade. O sono de Leonardo finalmente voltou

Leia Mais...
Ritalina e Educação no Brasil | IPDA na Midia - Jornal do Brasil

TDAH, Ritalina e Educação no Brasil

Ritalina: será TDAH – Déficit de Atenção ou a escola que é pouco atrativa e ultrapassada? Epidemia de crianças distraídas ou necessidade de rever a educação?

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

  • Home
  • Artigos
  • Midia
  • Direitos dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!