Direitos dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH

Diretoria de Ensino considerou retenção irregular. Crianças e jovens com TDAH tem direito a suporte diferenciado na escola.

Reprovação de aluno com TDAH é revista

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim
Direitos dos portadores de TDAH | IPDA na Midia - Jornal São Caetano Agora
Jornal São Caetano Agora

Aluno com TDAH pode ser reprovado?

Diretoria de Ensino de São Bernardo considerou retenção irregular e promoveu adolescente portador de TDAH.

O aluno Tomaz Cardoso de Brito, da EME Alcina Dantas Feijão, foi reprovado irregularmente na primeira série do ensino médio, no ano passado, pela direção da escola. A Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, responsável pelas escolas estaduais e municipais de São Caetano, considerou ilegal a retenção do estudante portador de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e o aprovou para a série seguinte.

Tomaz, que tem TDAH diagnosticado desde 1997 e utiliza o medicamento Ritalina, já havia sido reprovado em 2005, na mesma escola. “Fiz diversos apelos, inclusive no mês passado, para um melhor acompanhamento e uma melhor comunicação entre a escola e a família, explicando as necessidades especiais dele, mas nenhuma atitude foi tomada”, disse Iremar Ferreira, pai do adolescente.

Segundo Ferreira, diversas reuniões foram marcadas com a participação do Conselho Tutelar, Diretoria de Ensino, a família e representantes do Alcina, mas a escola se recusou a oferecer acompanhamento individualizado para o estudante . “Durante uma reunião de pais e mestres, o assistente de direção, sr.Takahisa, disse que os alunos que estivessem com dificuldades deveriam pedir transferência para outra escola mais fácil”, afirmou Ferreira.

Especialista em TDAH, a Psicoterapia e diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção, Cacilda Amorim, explica a importância da preparação dos educadores. “O TDAH é um transtorno de base orgânica e a dificuldade de atenção e impulsividade não deve ser confundida com falta de interesse da criança ou adolescente. A escola tem um papel importante e precisa ser orientada. Infelizmente, os profissionais ainda são pouco preparados.”

“Meu filho está motivado e quer acompanhar. Não vou retirá-lo do Alcina, pois é lá que ele quer estudar”, afirmou Ferreira. Durante a semana, a reportagem tentou entrar em contato com a diretora do Alcina, Maria Teresinha Fiorotti, mas não obteve resposta.

Jornal São Caetano Agora – 28/04/2007
Por Renan Rodrigues
Será que sua criança tem TDAH / Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade?

Distração excessiva, não parar quieto, impulsividade, não conseguir escutar nem esperar, muito esquecimento.. Faça o teste online gratuito do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para avaliação preliminar do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade Infantil.

Cacilda Amorim – Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
CRP 06/61710

PRECISA AJUDA COM SUA CRIANÇA?

Como lidar com crianças “quase” impossíveis
Curso online do Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Para você ajudar sua criança hiperativa, distraída, desobediente, birrenta, com problemas escolares ou TOD – Transtorno Opositivo Desafiador.
Novas turmas em breve.
Cadastre-se para maiores informações

    IPDA na MIDIA

    Entrevistas e reportagens com Cacilda Amorim,
    Psicoterapeuta Diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção
    Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

    Referência em TDAH desde 2004

    Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

    Chamar no Whatsapp
    👋 Precisa de ajuda?
    Whatsapp do IPDA
    👋 Olá, boas vindas ao Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Estamos aqui para ajudar. Tem alguma dúvida? Entre em contato 👇