Há múltiplas maneiras de treinar o cérebro. Ginástica Cerebral estimula neuroplasticidade, com efeitos muito positivos sobre transtornos de atenção.

Exercite seu cérebro “sudokando”

Como melhorar o cérebro

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Maneiras fáceis e rápidas de manter o cérebro em forma

“O jogo SUDOKU treina habilidades como a velocidade no processamento de informações, o raciocínio numérico e lógico, a memória e a concentração”, diz Cacilda Amorim, Psicoterapeuta e diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção. 

Sudoku quer dizer “número único”, o que faz sentido, já que o jogador preenche as casas vazios dos quadrados menores (3×3) com números de 1 a 9, sem repeti-los nas linhas verticais e horizontais.
Para alguns praticantes, significa fazer as pazes com os números. Para outros, diversão. Mas o bom mesmo é “treinar a atenção em tempos de videoclipe”, como conta Edson Pfutzenreuter, professor do Senac. Embora a origem do jogo tenha um pé na Suíça e outro nos Estados Unidos, foi batizado e cresceu no Japão.

Dificuldade de concentração, esquecimentos, bagunça, adiamentos...

Pode ser TDAH - Déficit de Atenção!

Faça o Teste Online do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção para Avaliação Preliminar do Transtorno do TDAH / Déficit de Atenção (com ou sem Hiperatividade). Versões Adulto e Infantil. 

Há quem não passe um dia sem “sudokar”, verbo novo no dicionário dos aficionados. Ivone Glaessel, de 80 anos, é uma delas. Fã de palavras cruzadas, descobriu o sudoku há um ano e se apaixonou. Mas qual a graça disso? O prazer pelo exercício mental. Conforme os êxitos avançam, a sensação de conquista aumenta e o desafio não deixa o jogador descansar antes do fim. E então, vai sudokar hoje?

Revista Vida Simples – Dezembro 2007

Publicado em Midia em 17/01/2010  por Instituto IPDA. Última atualização: 08/02/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritantes. A pessoa pode ser interpretada como pouco confiáveis ou alguém que tira o clima de tranquilidade do local.

Leia Mais...
Revista Platero

Déficit de Atenção pode durar toda a vida

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Leia Mais...
Déficit de Atenção em Adultos | IPDA na Midia - Folha de São Paulo

TDA – Déficit de Atenção em adultos afeta 4% dos adultos

TDA Adulto afeta a vida profissional. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Leia Mais...
Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Multitarefa e Cérebro TDAH: Mito ou Verdade

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro. Faça o teste e comprove por você mesmo

Leia Mais...
Esquecimentos e problema de memória fraca| IPDA na Midia - Revista Residenciais

Esquecimento, memória fraca e distração? Pode ser coisa mais séria

“Doença do Esquecimento”, memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA – Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

Leia Mais...
Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

TDAH não é apenas um problema infantil

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!