Há múltiplas maneiras de treinar o cérebro. Ginástica Cerebral estimula neuroplasticidade, com efeitos muito positivos sobre transtornos de atenção.
Exercite seu cérebro “sudokando”

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Maneiras fáceis e rápidas de manter o cérebro em forma
“O jogo SUDOKU treina habilidades como a velocidade no processamento de informações, o raciocínio numérico e lógico, a memória e a concentração”, diz Cacilda Amorim, Psicoterapeuta e diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção.
Sudoku quer dizer “número único”, o que faz sentido, já que o jogador preenche as casas vazios dos quadrados menores (3×3) com números de 1 a 9, sem repeti-los nas linhas verticais e horizontais.
Para alguns praticantes, significa fazer as pazes com os números. Para outros, diversão. Mas o bom mesmo é “treinar a atenção em tempos de videoclipe”, como conta Edson Pfutzenreuter, professor do Senac. Embora a origem do jogo tenha um pé na Suíça e outro nos Estados Unidos, foi batizado e cresceu no Japão.
Escolhidos para você
Dificuldade de concentração, esquecimentos, bagunça, adiamentos...
Pode ser TDAH - Déficit de Atenção!
Faça o Teste Online do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção para Avaliação Preliminar do Transtorno do TDAH / Déficit de Atenção (com ou sem Hiperatividade). Versões Adulto e Infantil.
Há quem não passe um dia sem “sudokar”, verbo novo no dicionário dos aficionados. Ivone Glaessel, de 80 anos, é uma delas. Fã de palavras cruzadas, descobriu o sudoku há um ano e se apaixonou. Mas qual a graça disso? O prazer pelo exercício mental. Conforme os êxitos avançam, a sensação de conquista aumenta e o desafio não deixa o jogador descansar antes do fim. E então, vai sudokar hoje?
Revista Vida Simples – Dezembro 2007