Adultos podem se confundir, não discriminando os pontos mais importantes. A grande dificuldade do Distúrbio do Déficit de Atenção é separar o joio do trigo.

TDAH Adulto prejudica o foco

Folha de Sao Paulo

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Cérebro sofre para filtrar informações, organizar e definir prioridades

O portador de TDAH sofre para filtrar dados que o cérebro recebe. Como consequência, profissionais se confundem ao priorizar tarefas e não atentam a temas importantes. A grande dificuldade do portador de distúrbio do déficit de atenção é separar o joio do trigo das informações que recebe.

“Os neurônios dele pulsam mais lentamente na área responsável pelo foco, pelo controle da agitação / hiperatividade e da impulsividade e por inibir o impacto de estímulos irrelevantes”, esclarece a Psicoterapia Cacilda Amorim, diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção. 

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Segundo Cacilda Amorim, o cérebro humano recebe 40 bilhões de bits (unidade mínima de informação) por segundo, mas processa só cerca de 2 bilhões. Com o DDA, o filtro para saber o que é mais relevante não funciona direito. Isso leva o portador a se confundir ao priorizar tarefas – ele navega na internet em vez de fazer um relatório – ou a desviar a atenção de temas importantes. “Já tratei uma advogada que perdeu processos e gerou um prejuízo de R$ 40 mil para a empresa”, conta Amorim. 

Para fazer com que os neurônios frontais pulsem em ritmo mais acelerado, a psicóloga utiliza uma técnica conhecida como “neurofeedback” -como um videogame mental, em que o cérebro comanda, por meio de eletrodos, uma corrida de barquinhos, por exemplo. “Trata-se de uma área muito promissora para o desenvolvimento profissional e o desempenho de excelência”, explica.

Em foco

Inquieto desde os 14 anos, o portador de DDA Paulo Romano Schincariol, 24, é um dos que se dizem beneficiados pela técnica. “Tenho ótimas idéias, me expresso com facilidade, mas nunca consegui persistir nas coisas, fazer planejamento. Sentia-me um fracassado.” Schincariol começou vários negócios, mas não tinha ânimo nem disciplina para continuá-los. “Eu me frustrava porque não queria viver na dependência do meu pai. Saí de casa, vivia infeliz e deprimido.

“Com o tratamento, obtive mais serenidade. Agora, diz, tem mais concentração, foco e clareza. “Melhorou minha capacidade de analisar situações já ocorridas, minha ansiedade e minha compreensão sobre mim”, comemora ele, entusiasmado com a abertura de um empreendimento: uma pizzaria na cidade de Piracicaba.

Folha de São Paulo – Caderno Empregos – 07/10/07

Por Denise Ribeiro

Publicado em Midia em 15/10/2007  por Instituto IPDA. Última atualização: 08/02/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritantes. A pessoa pode ser interpretada como pouco confiáveis ou alguém que tira o clima de tranquilidade do local.

Leia Mais...
Revista Platero

Déficit de Atenção pode durar toda a vida

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Leia Mais...
Déficit de Atenção em Adultos | IPDA na Midia - Folha de São Paulo

TDA – Déficit de Atenção em adultos afeta 4% dos adultos

TDA Adulto afeta a vida profissional. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Leia Mais...
Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Multitarefa e Cérebro TDAH: Mito ou Verdade

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro. Faça o teste e comprove por você mesmo

Leia Mais...
Esquecimentos e problema de memória fraca| IPDA na Midia - Revista Residenciais

Esquecimento, memória fraca e distração? Pode ser coisa mais séria

“Doença do Esquecimento”, memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA – Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

Leia Mais...
Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

TDAH não é apenas um problema infantil

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

  • Home
  • Artigos
  • Midia
  • Colocar prioridades e filtrar informações: Problemas do TDAH Adulto

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!