Importante investigar o que pode estar acontecendo. Pode ser TDAH, dislexia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.

Mais de um problema pode ser responsável por notas baixas e problemas na escola

FSP Folhinha

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Muita atenção para qualquer dificuldade da criança

Fique ligado – Outros problemas também atrapalham sua vontade de prestar atenção na aula, de se concentrar na leitura, fazer direito as tarefas e até brincar.

TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Essa sigla quer dizer Distúrbio do Déficit de Atenção. Crianças que não param sentadas um minuto, que não conseguem prestar atenção na aula e demoram muito mais tempo do que as outras para fazer o dever de casa podem ter DDA.

Dislexia

Algumas crianças conseguem entender mais o que ouvem do que o que lêem, trocam letras na hora de escrever ou acham complicado colocar no papel aquilo que sabem. Por isso, para os disléxicos, é difícil compreender e interpretar textos.

Criança distraída, hiperativa, impulsiva? E agora, será que é TDAH Infantil?

Faça o teste online para Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil - Resultados online com recomendações e orientações do IPDA Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Visão

Quem tem miopia não enxerga direito a lousa e tudo o que tiver longe. Tem gente que não vê a bola direito, mas não conta pra ninguém. Ficar apertando o olho pra enxergar melhor é um dos sinais da miopia. Pode dar dor de cabeça.

Astigmatismo

Se o contraste entre o preto e branco não é tão nítido ou a linha reta não é bem reta, pode ser astigmatismo. Você pode confundir as letras e se cansar mais na hora de ler.

Hipermetropia

Você não enxerga direito de perto. De tanto forçar a vista o olho fica cansado. Por isso é bom parar cinco minutos, depois de uma hora jogando videogame, por exemplo, e fazer outra coisa. Ler também costuma dar dor de cabeça.

Folha de São Paulo – Folhinha – 22/09/2007

Por Denise Ribeiro

Publicado em Midia em 22/09/2007  por Instituto IPDA. Última atualização: 08/02/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Portal IG - Delas - IPDA na Midia

Seu filho não presta atenção nas aulas?

Crianças com TDAH necessitam suporte e acompanhamento para aprender bem. Essencial o interesse no desenvolvimento da criança e manter boa comunicação com a escola.

Leia Mais...
Portal IG - Delas - IPDA na Midia

TDAH ou falta de limites – 9 Respostas que você procura

O diagnóstico preciso deve eliminar outras possibilidades e acompanhar a vida em família. Como saber se é um problema real ou se é apenas preguiça, birra ou falta de limites?

Leia Mais...
Alunos com TDAH

Atenção Professor: Seu aluno distraído e agitado pode ter TDAH

Lidar bem com o TDAH – Déficit de Atenção / Hiperatividade ajuda o aluno evitando que ele atrapalhe o desenvolvimento da turma

Leia Mais...
Direitos dos portadores de TDAH | IPDA na Midia - Jornal São Caetano Agora

Direitos dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH

Diretoria de Ensino considerou retenção irregular. Crianças e jovens com TDAH tem direito a suporte diferenciado na escola.

Leia Mais...
Tratamento natural da hiperatividade | IPDA na Midia - Globo Reporter

Hiperatividade Infantil – Mistérios do Cérebro

O diagnóstico dos médicos: Leonardo é hiperativo. A mãe rejeitou a idéia de tratá-lo com remédios e apostou na simplicidade de uma técnica de respiração para crianças com hiperatividade. O sono de Leonardo finalmente voltou

Leia Mais...
Ritalina e Educação no Brasil | IPDA na Midia - Jornal do Brasil

TDAH, Ritalina e Educação no Brasil

Ritalina: será TDAH – Déficit de Atenção ou a escola que é pouco atrativa e ultrapassada? Epidemia de crianças distraídas ou necessidade de rever a educação?

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!