Importante investigar o que pode estar acontecendo. Pode ser TDAH, dislexia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.
Mais de um problema pode ser responsável por notas baixas e problemas na escola

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Muita atenção para qualquer dificuldade da criança
Fique ligado – Outros problemas também atrapalham sua vontade de prestar atenção na aula, de se concentrar na leitura, fazer direito as tarefas e até brincar.
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Essa sigla quer dizer Distúrbio do Déficit de Atenção. Crianças que não param sentadas um minuto, que não conseguem prestar atenção na aula e demoram muito mais tempo do que as outras para fazer o dever de casa podem ter DDA.
Dislexia
Algumas crianças conseguem entender mais o que ouvem do que o que lêem, trocam letras na hora de escrever ou acham complicado colocar no papel aquilo que sabem. Por isso, para os disléxicos, é difícil compreender e interpretar textos.
Escolhidos para você
Criança distraída, hiperativa, impulsiva? E agora, será que é TDAH Infantil?
Faça o teste online para Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil - Resultados online com recomendações e orientações do IPDA Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Visão
Quem tem miopia não enxerga direito a lousa e tudo o que tiver longe. Tem gente que não vê a bola direito, mas não conta pra ninguém. Ficar apertando o olho pra enxergar melhor é um dos sinais da miopia. Pode dar dor de cabeça.
Astigmatismo
Se o contraste entre o preto e branco não é tão nítido ou a linha reta não é bem reta, pode ser astigmatismo. Você pode confundir as letras e se cansar mais na hora de ler.
Hipermetropia
Você não enxerga direito de perto. De tanto forçar a vista o olho fica cansado. Por isso é bom parar cinco minutos, depois de uma hora jogando videogame, por exemplo, e fazer outra coisa. Ler também costuma dar dor de cabeça.
Folha de São Paulo – Folhinha – 22/09/2007
Por Denise Ribeiro