Criança com problemas na escola? O que você precisa saber!

Importante investigar o que pode estar acontecendo. Pode ser TDAH, dislexia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.

Mais de um problema pode ser responsável por notas baixas e problemas na escola

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim
Folha de São Paulo - Folhinha

Muita atenção para qualquer dificuldade da criança

Fique ligado – Outros problemas também atrapalham sua vontade de prestar atenção na aula, de se concentrar na leitura, fazer direito as tarefas e até brincar.

TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Essa sigla quer dizer Distúrbio do Déficit de Atenção. Crianças que não param sentadas um minuto, que não conseguem prestar atenção na aula e demoram muito mais tempo do que as outras para fazer o dever de casa podem ter DDA.

Dislexia

Algumas crianças conseguem entender mais o que ouvem do que o que lêem, trocam letras na hora de escrever ou acham complicado colocar no papel aquilo que sabem. Por isso, para os disléxicos, é difícil compreender e interpretar textos.

Visão

Quem tem miopia não enxerga direito a lousa e tudo o que tiver longe. Tem gente que não vê a bola direito, mas não conta pra ninguém. Ficar apertando o olho pra enxergar melhor é um dos sinais da miopia. Pode dar dor de cabeça.

Astigmatismo

Se o contraste entre o preto e branco não é tão nítido ou a linha reta não é bem reta, pode ser astigmatismo. Você pode confundir as letras e se cansar mais na hora de ler.

Hipermetropia

Você não enxerga direito de perto. De tanto forçar a vista o olho fica cansado. Por isso é bom parar cinco minutos, depois de uma hora jogando videogame, por exemplo, e fazer outra coisa. Ler também costuma dar dor de cabeça.

Folha de São Paulo – Folhinha – 22/09/2007
Por Denise Ribeiro
Cacilda Amorim – Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
CRP 06/61710
Será que sua criança tem TDAH / Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade?

Distração excessiva, não parar quieto, impulsividade, não conseguir escutar nem esperar, muito esquecimento.. Faça o teste online gratuito do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para avaliação preliminar do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade Infantil.

Sua criança é distraída, esquecida, agitada, desorganizada ou com notas baixas?
Encontre respostas para suas dúvidas e a ajuda que você precisa.

PODE SER TDAH INFANTIL

PRECISA AJUDA COM SUA CRIANÇA?

Como lidar com crianças “quase” impossíveis
Curso online do Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Para você ajudar sua criança hiperativa, distraída, desobediente, birrenta, com problemas escolares ou TOD – Transtorno Opositivo Desafiador.
Novas turmas em breve.
Cadastre-se para maiores informações

    IPDA na MIDIA

    Entrevistas e reportagens com Cacilda Amorim,
    Psicoterapeuta Diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção
    Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

    Referência em TDAH desde 2004

    Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.