Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritante
Pode ser mais que simplesmente distração ou agitação

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Profissionais distraídos ou agitados podem ser interpretados como pouco confiáveis
Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até irritante para alguns. Os muito distraídos acabam sendo interpretados como pouco confiáveis e os mais agitados são capazes de tirar o clima de tranquilidade de um lugar. Se você conhece alguma pessoa que preenche essas características, fique atento: ela pode ser portadora de TDAH.
A sigla identifica o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtorno neurobiológico de causa genética e que se caracteriza por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Estudos apontam que cerca de 5% da população em idade escolar e 4% da população adulta sofram com o transtorno.
“O indivíduo com TDAH tem dificuldades para se concentrar em tarefas, permanecer longo tempo realizando alguma atividade, manter o foco atencional. Ao mesmo tempo, pode ser impulsivo, agitado, ter dificuldades para completar tarefas e de pensar antes de dar respostas adequadas”, explica José Neander Abreu, doutor em Neurociências e Comportamento, professor-adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e vice-presidente da ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção.
Escolhidos para você
...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?
Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita
TESTE TDAH ADULTO
TESTE RÁPIDO
Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.
TESTE ADULTO DO IPDA
TESTE COMPLETO
Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.
LISTA COMPLETA
TODOS OS TESTES
Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções.
Apresentar os sintomas não é suficiente, pois eles podem ser identificados em outras doenças, como a depressão, por exemplo. Dentre os fatores considerados num diagnóstico, os sintomas analisados com mais atenção são aqueles que prejudicaram ou têm prejudicado significativamente o desempenho da pessoa na escola ou no trabalho e devem ter sido apresentados ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
Os familiares e pessoas próximas a um portador de TDAH têm papel importante, pois podem auxiliar a pessoa a controlar os fatores que podem causar distração, por exemplo.
Outro fator indispensável é ter conhecimento sobre o transtorno. “O esclarecimento sobre o problema e seu tratamento é fundamental. A pessoa sente que não consegue realizar seu potencial, que teria capacidades que nunca se realizam, que sempre foi e será alvo de críticas e acusações. Realmente, é bastante difícil conviver com o TDAH – e vale muito a pena preparar-se para facilitar este convívio”, explica a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção.
Esclarecimento e mudanças no ambiente de trabalho são fundamentais
“Aproveite de forma positiva o que o TDAH tem de bom: a energia do início de um projeto ou atividade, o bom humor e a tendência a fazer tudo divertido, a facilidade em pensar fora do quadrado, de maneira criativa e inédita”, ressalta Cacilda.
TDAH não é sinônimo de fracasso
Mas não é só a vida social que pode sofrer com os sintomas do portador de TDAH. A vida profissional também pode demandar grande esforço e atenção. A pessoa pode reagir mais impulsivamente em situações profissionais ou na relação com seus pares e superiores. Pode ser distraída e postergar tarefas ou se atrasar para compromissos mais frequentemente do que outras pessoas.
Abreu faz uma ressalva: “Ter TDAH não é sinônimo de fracasso, mas implica em cuidados e ações positivas para favorecer a organização, o controle das tarefas e do tempo e comportamentos que ajudem o indivíduo na sua caminhada profissional”.
Outras características do indivíduo podem ser benéficas para o perfil que muitas empresas buscam: por funcionar melhor com atividades em curto prazo, ele se torna um bom “apagador de incêndios” e, de modo geral, é um profissional que funciona melhor sob pressão, pois tem a tendência de postergar e fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Mas em quais áreas os portadores seriam mais bem-sucedidos? Cacilda responde: “A natureza das atividades em algumas áreas é mais compatível e até mesmo exige pessoas com as características positivas do TDAH, como muita energia para “disparadas”, foco mais ampliado, criatividade e inconformismo, facilidade e desejo por mudanças constantes.”
Cacilda Amorim ainda lista algumas tarefas que podem influenciar positivamente a rotina do portador:
Para maior produtividade no trabalho:
- Tornar a vida mais estruturada – com mais organização, com horários definidos para as atividades, lugares próprios para guardar as coisas
- Ajudar a pessoa a fracionar as tarefas mais difíceis, não deixar acumular atividades (desde tarefas e contas a pagar até jornais velhos ou lixo a serem recolhidos)
- Não encher a casa ou a mesa do escritório de coisas desnecessárias
- Começar uma tarefa de cada vez
Jornal Carreira e Sucesso – Notícias Catho Online – 11/07/2008
Por Naísa Modesto