Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritante

Pode ser mais que simplesmente distração ou agitação

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Profissionais distraídos ou agitados podem ser interpretados como pouco confiáveis

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até irritante para alguns. Os muito distraídos acabam sendo interpretados como pouco confiáveis e os mais agitados são capazes de tirar o clima de tranquilidade de um lugar. Se você conhece alguma pessoa que preenche essas características, fique atento: ela pode ser portadora de TDAH.

A sigla identifica o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtorno neurobiológico de causa genética e que se caracteriza por sintomas de desatençãoimpulsividade e hiperatividade. Estudos apontam que cerca de 5% da população em idade escolar e 4% da população adulta sofram com o transtorno.

“O indivíduo com TDAH tem dificuldades para se concentrar em tarefas, permanecer longo tempo realizando alguma atividade, manter o foco atencional. Ao mesmo tempo, pode ser impulsivo, agitado, ter dificuldades para completar tarefas e de pensar antes de dar respostas adequadas”, explica José Neander Abreu, doutor em Neurociências e Comportamento, professor-adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e vice-presidente da ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Apresentar os sintomas não é suficiente, pois eles podem ser identificados em outras doenças, como a depressão, por exemplo. Dentre os fatores considerados num diagnóstico, os sintomas analisados com mais atenção são aqueles que prejudicaram ou têm prejudicado significativamente o desempenho da pessoa na escola ou no trabalho e devem ter sido apresentados ao longo do desenvolvimento do indivíduo.

Os familiares e pessoas próximas a um portador de TDAH têm papel importante, pois podem auxiliar a pessoa a controlar os fatores que podem causar distração, por exemplo.

Outro fator indispensável é ter conhecimento sobre o transtorno. “O esclarecimento sobre o problema e seu tratamento é fundamental. A pessoa sente que não consegue realizar seu potencial, que teria capacidades que nunca se realizam, que sempre foi e será alvo de críticas e acusações. Realmente, é bastante difícil conviver com o TDAH – e vale muito a pena preparar-se para facilitar este convívio”, explica a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção. 

Esclarecimento e mudanças no ambiente de trabalho são fundamentais

“Aproveite de forma positiva o que o TDAH tem de bom: a energia do início de um projeto ou atividade, o bom humor e a tendência a fazer tudo divertido, a facilidade em pensar fora do quadrado, de maneira criativa e inédita”, ressalta Cacilda. 

TDAH não é sinônimo de fracasso

Mas não é só a vida social que pode sofrer com os sintomas do portador de TDAH. A vida profissional também pode demandar grande esforço e atenção. A pessoa pode reagir mais impulsivamente em situações profissionais ou na relação com seus pares e superiores. Pode ser distraída e postergar tarefas ou se atrasar para compromissos mais frequentemente do que outras pessoas.

Abreu faz uma ressalva: “Ter TDAH não é sinônimo de fracasso, mas implica em cuidados e ações positivas para favorecer a organização, o controle das tarefas e do tempo e comportamentos que ajudem o indivíduo na sua caminhada profissional”.

Outras características do indivíduo podem ser benéficas para o perfil que muitas empresas buscam: por funcionar melhor com atividades em curto prazo, ele se torna um bom “apagador de incêndios” e, de modo geral, é um profissional que funciona melhor sob pressão, pois tem a tendência de postergar e fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Mas em quais áreas os portadores seriam mais bem-sucedidos? Cacilda responde: “A natureza das atividades em algumas áreas é mais compatível e até mesmo exige pessoas com as características positivas do TDAH, como muita energia para “disparadas”, foco mais ampliado, criatividade e inconformismo, facilidade e desejo por mudanças constantes.” 

Cacilda Amorim ainda lista algumas tarefas que podem influenciar positivamente a rotina do portador:

Para maior produtividade no trabalho:

  • Tornar a vida mais estruturada – com mais organização, com horários definidos para as atividades, lugares próprios para guardar as coisas
  • Ajudar a pessoa a fracionar as tarefas mais difíceis, não deixar acumular atividades (desde tarefas e contas a pagar até jornais velhos ou lixo a serem recolhidos)
  • Não encher a casa ou a mesa do escritório de coisas desnecessárias
  • Começar uma tarefa de cada vez

Jornal Carreira e Sucesso – Notícias Catho Online – 11/07/2008

Por Naísa Modesto

Publicado em Midia em 28/10/2008  por Instituto IPDA. Última atualização: 07/02/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritantes. A pessoa pode ser interpretada como pouco confiáveis ou alguém que tira o clima de tranquilidade do local.

Leia Mais...
Revista Platero

Déficit de Atenção pode durar toda a vida

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Leia Mais...
Déficit de Atenção em Adultos | IPDA na Midia - Folha de São Paulo

TDA – Déficit de Atenção em adultos afeta 4% dos adultos

TDA Adulto afeta a vida profissional. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Leia Mais...
Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Multitarefa e Cérebro TDAH: Mito ou Verdade

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro. Faça o teste e comprove por você mesmo

Leia Mais...
Esquecimentos e problema de memória fraca| IPDA na Midia - Revista Residenciais

Esquecimento, memória fraca e distração? Pode ser coisa mais séria

“Doença do Esquecimento”, memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA – Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

Leia Mais...
Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

TDAH não é apenas um problema infantil

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!