O mundo corporativo valoriza a multi-tarefa, mas ela é uma ilusão que corrói a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro.

Multi-Tarefa prejudica demais a produtividade. Faça o teste e comprove

Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim, Diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Cérebro sobrecarregado perde capacidade de processamento

Educadores, psicólogos e neurocientistas ainda não chegaram a um consenso quanto à forma com que nosso cérebro trabalha para valer. Uns creem que o pensamento é linear e que não fomos equipados para multitarefa, enquanto outros afirmam que a massa cinzenta é feita para funcionar em rede e em várias frentes de pensamento, contrariando as noções pedagógicas de linearidade.

Segundo Maria Apparecida Mamede, professora emérita da PUC-Rio nas áreas de educação e psicologia, estudos recentes comprovam que o cérebro está constantemente se “construindo” e que toda a filosofia de ensino deveria sofrer uma reengenharia, abandonando a noção da sequencialidade de pensamentos e tarefas e abraçando a vastidão de possibilidades do intelecto.

Mas há quem discorde, como Cacilda Amorim, psicóloga e Psicoterapeuta comportamental, diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Segundo ela, o que os sistemas operacionais apresentam como “maravilha” – o trabalho com várias janelas abertas ao mesmo tempo – acaba se tornando uma armadilha, pois nos leva a crer que o cérebro é multitarefa. E as pessoas acabam se frustrando por viverem na ilusão de que podem fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

“Infelizmente, as pesquisas em neurociência confirmam que a multitarefa é uma mentira”, diz Cacilda. 

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Faça o teste e comprove: A multitarefa é uma grande ilusão

A especialista ensina como tirar a prova:

  1. Pegue um cronômetro e pense na frase “Aja com os outros como desejaria que agissem com você”, que tem 44 letras, sem contar os espaços.
  2. Divida uma folha com um traço horizontal. Inicie o cronômetro. Na parte de cima, escreva a primeira letra da frase, “A”. Na parte de baixo, escreva o número 1.
  3. Volte à parte de cima e escreva a segunda letra, “J”, e, na parte de baixo, o número 2. Repita até escrever a frase inteira alternando uma letra em cima e o número correspondente em baixo. Anote o tempo gasto.
  4. Em seguida, cronometre a tarefa de primeiro escrever a frase inteira e só depois a sequência de 1 a 44.

Quando você alterna entre escrever letras e números (Passos 1 e 2), isto corresponder à multi-tarefar – fazer duas coisas ao mesmo tempo. Compare com o Passo 3, quando você fez uma tarefa por vez – primeiro escrever ao letras e depois os números, sem alternar entre uma e outra. Qual levou mais tempo? 

Extra Online – Globo.com – 20/11/2011

Publicado em Midia em 09/10/2011  por Instituto IPDA. Última atualização: 26/01/2022

IPDA na Midia

Veja mais entrevistas e reportagens com a Dra. Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

TDAH na vida profissional | IPDA na Midia - Jornal Carreira e Sucesso Portal Catho

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até mesmo irritantes. A pessoa pode ser interpretada como pouco confiáveis ou alguém que tira o clima de tranquilidade do local.

Leia Mais...
Revista Platero

Déficit de Atenção pode durar toda a vida

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Leia Mais...
Déficit de Atenção em Adultos | IPDA na Midia - Folha de São Paulo

TDA – Déficit de Atenção em adultos afeta 4% dos adultos

TDA Adulto afeta a vida profissional. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Leia Mais...
Multitarefa é Ilusão | IPDA na Midia - Jornal Extra Globo Online

Multitarefa e Cérebro TDAH: Mito ou Verdade

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar disso, especialistas ainda discordam sobre as reais capacidades do cérebro. Faça o teste e comprove por você mesmo

Leia Mais...
Esquecimentos e problema de memória fraca| IPDA na Midia - Revista Residenciais

Esquecimento, memória fraca e distração? Pode ser coisa mais séria

“Doença do Esquecimento”, memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA – Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

Leia Mais...
Déficit de Atenção TDAH pode acontecer em adultos | IPDA na Midia - Revista Visa Vale

TDAH não é apenas um problema infantil

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!