Depressão: Sentindo triste? Causas, sintomas e tratamento da Depressão

Depressão é um estado de tristeza profunda e desmotivação. Outros sintomas da depressão são esquecimentos, lentificação que podem parecer Déficit de Atenção

A depressão é um transtorno de humor bastante sério, que ultrapassa um simples sentimento de tristeza, desmotivação e falta de esperança. Deixa você se sentindo triste, desanimado, sem força. Por serem problemas que podem prejudicar seriamente a qualidade de vida, os relacionamentos, a aprendizagem e a vida profissional, é essencial saber do que se trata e procurar ajuda. Comece aprendendo sobre os sintomas da depressão e depois da comorbidade com TDAHDéficit de Atenção

Depressão - O que é, sintomas, causas, tratamento

O que é Depressão

Ter um bom “humor” é mais do que achar as coisas engraçadas. Envolve a disposição geral, o nível de energia física, a motivação, a capacidade de gostar e ter prazer com as coisas, situações e pessoas. O humor interfere também com o funcionamento mental, com tudo o que tem relação com aprendizagem, raciocínio e atividades intelectuais.

Quando o humor está rebaixado, o nome que se dá é depressão. Quando você sente triste, abatido, sem energia por muito tempo, é importante pesquisar se já passou do ponto. Pouco a pouco você vai sentido sem forças, mais apático e desmotivado. Sem vontade para nada. Até mesmo das coisas que anteriormente você gostava tanto. Todos estes são sintomas da depressão.

Neste contexto é que se deve entender o que é a depressão. Trata-se de um rebaixamento global nos níveis de humor, que afeta a disposição para fazer as coisas, a capacidade de ter alegrias e até mesmo o grau de energia física. Justamente por isto a depressão é mais do que uma simples tristeza ou chateação, que assim como chega, com o tempo passa. É um estado, algo que acompanha a pessoa por muito tempo; vem chegando pouco a pouco, tanto que pode demorar a ser claramente percebida.

O esforço que não dá resultado

Outro sintoma da depressão muito importante é que a simples vontade de superar não dá resultado. Muitas pessoas fazem grandes esforços, para não se entregar, para tocar a vida adiante, apenas para descobrir algo que é maior que elas. O mal-estar causado pela depressão está fora do alcance voluntário – da mesma forma como não há nenhum gatilho específico que detone uma crise, tão pouco há alguma ação única que a pessoa possa fazer para se livrar dela.

Sintomas da depressão

A tristeza persistente é o sintoma mais conhecido. Como se diz: “Se sentindo triste”, um vazio por dentro. Porém, a tristeza não é o único sintoma. Inclusive, algumas pessoas com depressão podem não se declarar tristes. Outros sintomas bem comuns são a irritabilidade acima do comum para aquela pessoa, podendo chegar até mesmo a explosões de raiva. Além destes sintomas, há outros também importantes:

Esquecimentos, falta de motivação, desinteresse… Será Depressão ou TDAH / Déficit de Atenção?

Depressão e TDAH têm sintomas comuns e também podem coexistir. Faça os dois testes online do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para avaliação preliminar de Depressão e TDAH Adulto.

Outras características dos quadros depressivos

  • Cansaço físico muito elevado, quase prostração, que não melhora nem com descanso
  • Energia baixa e falta de motivação
  • Anedonia: Perda de capacidade de sentir prazer, inclusive sexual
  • Desesperança e desamparo
  • Sentimentos de pouco valor pessoal, baixa autoestima
  • Pensamentos negativistas, eventualmente até morte ou suicídio
  • Alterações cognitivas: memória e lentificação
  • Aumento ou perda significativa e abrupta de peso
  • Alterações de sono, para mais ou para menos: dormir muito ou insônia
  • Dores inexplicáveis pelo corpo

Depressão e TDAH

A comorbidade entre TDAH e depressão é bastante comum. Estima-se que indivíduos com TDAH tenham probabilidade 2.7 vezes maior de sofrer de depressão que a população em geral. Felizmente, há tratamentos bastante eficazes para ambos, que permite recuperar a qualidade de vida.

Justamente devido à sobreposição de alguns sintomas, é indispensável ter um excelente diagnóstico diferencial, que permita entender se, de fato, ambos estão presentes – já que a comorbidade implicará no tratamento de ambos os transtornos.

Depressão e TDAH tem sintomas comuns: esquecimentos, dificuldades de memória, problemas em manter-se motivado a realizar atividades até o final. Estes sintomas, especialmente queixas de memória e pouca motivação são muito característicos de quadros depressivos. Por isto é importante ter um bom diagnóstico, que permitirá saber se as queixas são decorrentes do TDAH, de depressão ou de ambos ao mesmo tempo.

Cacilda Amorim – Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho…
não precisam ser para sempre. Encontre a ajuda que você necessita.

Mais Artigos sobre Depressão e outros transtornos

Ansiedade, agitação, brancos, esquecimentos: Será Ansiedade ou TDAH?

Ansiedade e TDAH tem muitos sintomas comuns: dificuldade de concentração, esquecimentos, pensamentos acelerados e tendência a querer fazer tudo tempo

TDAH prejudica a Autoestima: fracassos e críticas deixam sua marca

É muito comum encontrar portadores de TDAH que se sentem “burros” ou menos capazes que outras pessoas – estes pensamentos e sentimentos são indicadores claros de baixa auto-estima

Síndrome de Burnout – Stress Crônico e TDAH

Stress saudável ajuda na motivação e no foco, mas quando dura demais e se torna crônico, pode levar à Síndrome do Burnout, que é um estado profundo de esgotamento físico e mental.

Pensei que fosse TDAH, mas era diagnóstico errado!

Com a avaliação diagnóstica, descobri que parte era característica minha, parte era depressão. Fazer o tratamento correto com terapia e medicação foi essencial.

Meu maior problema: Não conseguir fazer, realizar

Sofri muito com procrastinação, sempre querendo fazer tudo mas nunca conseguindo realizar. Agora entendo os motivos que me impedem de colocar as coisas em prática, sem desistir no meio do caminho

Como foi o tratamento do meu TDAH com depressão

Tratamento me ajudou a entender que não sou burro nem preguiçoso, é um problema que eu posso resolver. A gente já não se martela tanto, pelo menos o problema tem cara, tem nome.

Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.

Enviar mensagem
Olá, boas vindas ao Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Estamos aqui para ajudar!

Por favor, envie sua mensagem pelo Whatsapp ou ligue para (11) 5051-2768 / (11) 99934-2768.