Quando você descobre que tem TDAH, um problema que tem a ver com seu cérebro, vem uma reação de choque. Eu sempre tive medo de descobrir alguma coisa do tipo. Como, somente agora, que sou adulto? TDAH não é coisa de criança?
Como eu poderia ter um "problema no cérebro"?

Eu sou professor, como poderia ter algo ainda mais no meu cérebro, uma parte tão importante de mim? Mas também eu ficava pensando – não é possível tanta coisa dar errado, ter tantos problemas por não conseguir me organizar, perder prazos, errar em digitar notas de alunos – tenho até vergonha de falar isto!
Muito medo e angústia ao descobrir o problema
O choque do diagnóstico foi mesmo grande. Foi bem difícil até entender mesmo do que se tratava. A gente pensa que sabe muita coisa, porque lê em livros, pesquisa no Google, etc. Mas a verdade mesmo se mostra quando a gente vive, quando a gente enfrenta o problema. Passa muita angústia, muito medo.
Depois, alterna momentos melhores onde as coisas parecem que melhorar… para dar uma tropeçada em seguida, perder a esperança, voltar ao velho medo e angústia.
Escolhidos para você
...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?
Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita
TESTE TDAH ADULTO
TESTE RÁPIDO
Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.
TESTE ADULTO DO IPDA
TESTE COMPLETO
Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.
LISTA COMPLETA
TODOS OS TESTES
Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções.
Mesmo sendo meu cérebro, eu NÃO SOU o TDAH
É aí que a terapia ajuda muito! A minha doutora dizia “Precisa aprender a dança do pai-de-santo – dois prá frente, um prá trás, mas ao final sempre avançando, devagarinho, passinho por passinho…
O que posso dizer agora? Acho que o melhor resumo que consegui até agora foi: este negócio não é exatamente você. Mesmo sendo parte de mim, mesmo sendo meu cérebro, não sou eu. Eu agora sei que sou mais que o problema, que tem alguma coisa maior em mim que tudo isto.
** C.G.S., Adulto, 39 anos, professor e advogado. Fez avaliação psicodiagnóstica completa no Instituto Paulista de Déficit de Atenção e 38 sessões de tratamento em Terapia Comportamental-Cognitiva e Coaching. Fez também tratamento medicamentoso com psicoestimulantes. Transcrição de relato da sessão de encerramento.