Quando você descobre que tem TDAH, um problema que tem a ver com seu cérebro, vem uma reação de choque. Eu sempre tive medo de descobrir alguma coisa do tipo. Como, somente agora, que sou adulto? TDAH não é coisa de criança?

Como eu poderia ter um "problema no cérebro"?

Depoimento - Eu não sou meu TDAH

Eu sou professor, como poderia ter algo ainda mais no meu cérebro, uma parte tão importante de mim? Mas também eu ficava pensando – não é possível tanta coisa dar errado, ter tantos problemas por não conseguir me organizar, perder prazos, errar em digitar notas de alunos – tenho até vergonha de falar isto!

Muito medo e angústia ao descobrir o problema

O choque do diagnóstico foi mesmo grande. Foi bem difícil até entender mesmo do que se tratava. A gente pensa que sabe muita coisa, porque lê em livros, pesquisa no Google, etc. Mas a verdade mesmo se mostra quando a gente vive, quando a gente enfrenta o problema. Passa muita angústia, muito medo.

Depois, alterna momentos melhores onde as coisas parecem que melhorar… para dar uma tropeçada em seguida, perder a esperança, voltar ao velho medo e angústia.

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Mesmo sendo meu cérebro, eu NÃO SOU o TDAH

É aí que a terapia ajuda muito! A minha doutora dizia “Precisa aprender a dança do pai-de-santo – dois prá frente, um prá trás, mas ao final sempre avançando, devagarinho, passinho por passinho…

O que posso dizer agora? Acho que o melhor resumo que consegui até agora foi: este negócio não é exatamente você. Mesmo sendo parte de mim, mesmo sendo meu cérebro, não sou eu. Eu agora sei que sou mais que o problema, que tem alguma coisa maior em mim que tudo isto. 

** C.G.S., Adulto, 39 anos, professor e advogado. Fez avaliação psicodiagnóstica completa no Instituto Paulista de Déficit de Atenção e 38 sessões de tratamento em Terapia Comportamental-Cognitiva e Coaching. Fez também tratamento medicamentoso com psicoestimulantes. Transcrição de relato da sessão de encerramento.

Publicado em Depoimentos em 05/10/2009  por Instituto IPDA. Última atualização: 26/01/2022

TDAH Adulto - Depoimentos

Veja estas e tantas outras estórias de força e superação...

Após descobrir TDAH adulto - Depoimento

TDAH se tornou o principal motivo das minhas frustrações

TDAH passou a ser o motivo central das minhas frustrações depois que tive o diagnóstico. Fiquei obcecado, só pensava nisso o tempo, li todos os sites, livros, grupos…

Leia Mais...
Não conseguia fazer nem realizar - Depoimento Adulto com TDAH

Meu maior problema: Não conseguir fazer, realizar

Sofri muito com procrastinação, sempre querendo fazer tudo mas nunca conseguindo realizar. Agora entendo os motivos que me impedem de colocar as coisas em prática, sem desistir no meio do caminho

Leia Mais...
Depoimento - Diagnóstico errado de TDAH, Depressão

Pensei que fosse TDAH, mas era diagnóstico errado!

Com a avaliação diagnóstica, descobri que parte era característica minha, parte era depressão. Fazer o tratamento correto com terapia e medicação foi essencial.

Leia Mais...
Depoimento - Terapia para TDAH Adulto, Depressão, Ansiedade

Terapia para TDAH funcionou mesmo

Sempre achei que tinha alguma coisa errada comigo, que não era natural ter tantos problemas com coisas tão simples, até ridículas, que eu simplesmente não conseguia fazer

Leia Mais...
Depoimento tratamento TDAH adulto - Duas diferenças

Como foi o tratamento do meu TDAH com depressão

Tratamento me ajudou a entender que não sou burro nem preguiçoso, é um problema que eu posso resolver. A gente já não se martela tanto, pelo menos o problema tem cara, tem nome.

Leia Mais...
Depoimento - Não aguento mais o TDAH

Estava como uma bomba prestes a explodir

Além do déficit de atenção, problemas familiares, coisas que não eram minhas me afetavam, causando ainda mais ansiedade, distração, passividade…

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!