Evite riscos ao bebê. Cigarro na gravidez deve ser totalmente eliminado. A nicotina tem diversas substâncias tóxicas que alcançam o feto, podendo causar impacto negativo no desenvolvimento cerebral, além de redução no aporte nutricional. Álcool e substâncias tóxicas em geral devem ser evitadas.

Toxinas atravessam a placenta e prejudicam o desenvolvimento cerebral
Obstetras e outros especialistas sempre recomendam às gestantes que não bebam nem fumem. O uso dessas substâncias, mesmo que ocasional, é comprovadamente prejudicial ao feto. O álcool consegue atravessar a placenta e faz com que o feto receba as mesmas concentrações alcóolicas que a mãe. Já o cigarro causa isquemia placentária, ou seja, diminuição da circulação sanguínea na placenta, prejudicando a nutrição e a oxigenação do feto.
Problemas aparecem mais tarde, na idade escolar
A exposição a toxinas durante a gestação, como qualquer dos fatores que interferem na vascularização da placenta ou no desenvolvimento cerebral, representam riscos ao bebê. É ainda mais crítico porque os danos não são facilmente observáveis ao nascimento.
Muitas vezes, apenas quando a criança está na escola, quando se espera dela melhor funcionamento cognitivo, é que as dificuldades são melhor percebidas.
Risco muito aumentado de TDAH
Em uma pesquisa, meninos e meninas com diagnóstico de TDAH foram comparadas a crianças sem diagnóstico, quanto ao histórico de consumo de álcool e fumo pelas mães, durante a gestação.
Os pesquisadores concluíram que as crianças portadoras do distúrbio foram 2,1 vezes mais expostas ao cigarro e 2,5 vezes mais expostas ao álcool quando ainda estavam no útero do que as não-portadoras. Não é necessário que a gestante tenha usado álcool e cigarro simultaneamente. O uso de algum deles durante a gravidez já é suficiente para causar danos ao feto.
NUTRIÇÃO PARA O CÉREBRO TDAH
Best Brains é a Linha Premium de suplementos nutricionais para performance cerebral, energia e equilíbrio emocional.
Para maior concentração, foco, memória. Preservando e otimizando o funcionamento cerebral em adultos e seniores.
Tranquilidade mental e bem-estar. Para alívio da ansiedade, agitação mental, insônia, stress e preocupações crônicas.
Para maior disposição, ativação, energia física e mental. Mais foco, desempenho e motivação nos estudos e trabalho.
Conheça o IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Referência em TDAH desde 2004
Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.