Por Cacilda Amorim

Diretora Clínica do IPDA

TDA – Déficit de Atenção sem Hiperatividade é bem comum em adultos. Embora a apresentação mais tradicional do TDAH mencione hiperatividade, junto com a distração e impulsividade, é comum que os sintomas da agitação diminuam ao longo dos anos ou simplesmente desapareçam com o início da adolescência. Devido ao desconhecimento deste detalhes, adultos e até mesmo profissionais da saúde deixam de considerar a hipótese de adultos terem o transtorno.

Não é obrigatório ter hiperatividade

TDA Déficit de Atenção sem hiperatividade

A combinação entre Déficit de Atenção e Hiperatividade é de fato bastante comum. Tanto que se denominou este quadro de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Igualmente comum é a presença simultânea de agitação / hiperatividade e impulsividade – por isto se fala de TDAHI (I de Impulsividade). Para categorização dos tipos de sintomas do transtorno, a combinação dos sintomas é chamada de Tipo Misto ou Combinado.

Apesar disto, em vários casos, a Hiperatividade não está presente. Ou seja, não é obrigatório ter os sintomas de hiperatividade e impulsividade para ser diagnosticado como TDAH – Déficit de Atenção. 

Há pelo menos três tipos de sintomatologia amplamente aceitas de TDAH, em função da presença ou não da hiperatividade e impulsividade: Tipo DesatentoTipo Hiperativo-Impulsivo e Tipo Combinado. Você pode fazer um TESTE ONLINE para saber se há possibilidade de ser portador de algum dos tipos de TDAH.

Pode te interessar: 

Qual seu tipo de TDAH? Distraído, agitado, impulsivo...

Ver o artigo

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Uma vez que a Hiperatividade costuma ser mais intensa em crianças pequenas, deu origem à crença que “TDAH é coisa de criança”. Ao mesmo tempo, outra idéia errônea é que o transtorno passa com a idade. Como resultado, muitos adultos não-hiperativos sequer imaginam que suas dificuldades podem ser devidas a um quadro de TODA. 

Lentificação mental é característica do Tipo Desatento

A forma específica de manifestação do TDA / TDAH pode variar. Há alguns estudiosos da área que acreditam tratar-se de transtornos diversos; outros defendem que a etiologia (origem) é a mesma. Essencial é ter em mente que, para quem sofre com o problema, detalhes científicos importam pouco. Importante mesmo é encontrar um diagnóstico preciso e os tratamentos mais eficazes.

De fato, quando o TDA – Déficit de Atenção ocorre sem a Hiperatividade, é bem provável ser acompanhado por lentificação (dificuldade em fazer as coisas em velocidade normal), que pode chegar a ser bem intensa. 

Por isto é essencial explorar bem este tópico no momento do diagnóstico. A lentificação pode ter causas múltiplas, por exemplo o próprio transtorno atencional, depressão ou distúrbios metabólicos. Tanto a distração própria do TDA torna o desempenho mais lento quanto a lentificação comum em casos depressivos, por exemplo. Isto é, distração e lentificação (reduzida velocidade de processamento de informações) são SINTOMAS INESPECÍFICOS, que podem ter causas distintas. 

TDA e Hiperfoco

Hiperfoco é um fenômeno interessante e pouco compreendido do TDAH.

HIPERFOCO é um estado de concentração numa atividade ou situação, de forma muito intensa, que parece a princípio incompatível com quem tem um transtorno de atenção. Pois, como explicar que alguém não consegue se concentrar em alguns momentos e, noutro em seguida, está super focado? 

Contudo, não há nenhuma incompatibilidade. Veja mais adiante detalhes sobre a regulação voluntária do sistema atencional.

Dois mecanismos de regulação atencional

O TDA / H corresponde a uma alteração na regulação voluntária do controle atencional. Importante saber que há dois mecanismos neurológicos de regulação da atenção. Um deles é diretamente ligado aos centros motivacionais, que são áreas mais primitivas do cérebro – em termos evolucionários.

Quando há uma situação externa motivadora – ou alguma coisa que a pessoa gosta, que quer muito, estes centros são ativados. Por isto é tão fácil ter foco naquilo que se gosta. 

Já com as coisas menos interessantes, menos estimulantes… estas não conseguem ativar, por elas mesmas, os centros de recompensa do cérebro. Daí uma grande vantagem evolucionária de nossa espécie, os humanos. Temos áreas cerebrais mais evoluídas que outros animais, que nos permitem ter CONTROLE VOLUNTÁRIO sobre a atenção e motivação. Independente do objeto do foco ser interessante, estimulante ou motivador.

O problema é que o TDAH afeta justamente essas áreas cerebrais, responsáveis pelas FUNÇÕES EXECUTIVAS, que ajudam a regular a atenção e motivação inclusive nas coisas menos interessantes, pouco motivadoras, rotineiras ou simplesmente chatas. 

Continue lendo para mais dicas e orientações profissionais sobre Déficit de Atenção com Lentificação e Hiperfoco. Também conheça o programa ENCONTRE SEU FOCO, que é o melhor treinamento online na linha de self-coaching do Brasil para treinamento das Funções Executivas para TDAH Adulto.

Lentificação e Hiperfoco

Pois então, no TDAH as FUNÇÕES EXECUTIVAS estão desreguladas As áreas que deveriam ser capazes de fechar o foco, especialmente com as coisas chatas e cansativas, para aquelas que só trarão resultados no longo prazo… não funcionam como deveriam.

A desregulação executiva tem outro efeito paradoxal, que é o HIPERFOCO. A pessoa muito facilmente entra num estado muito profundo e intenso de concentração, quando está envolvida com algo interessante e motivador. 

O Hiperfoco pode ser muito vantajoso em meio a todas as dificuldades causadas pelo TDA / H. Esta capacidade positiva de hiperfocar e que pode até mesmo compensar a tendência a distração em certas situações ou atividades. Apenas é preciso manter-se alerta se os sintomas incluem também forte lentificação.

Por exemplo, pessoas mais quietas, fechadas. Talvez não sejam exatamente tímidas. Eventualmente, a causa principal pode ser a dificuldade em acompanhar – manter o foco. Seja em conversas, aulas ou atividades onde as coisas aconteçam muito rápido. Por isto, elas acabam interagindo pouco. Como a velocidade mental é lenta, elas acabam se perdendo, o que aumenta ainda mais a chance de se distrair. Neste caso, distrair é buscar outra coisa mais interessante para se ocupar mentalmente!

Assim, se há sintomas relevantes de lentificação, tome um cuidado adicional ao procurar um diagnóstico. Busque um especialista que possa fazer uma avaliação quantitativa de Velocidade de Processamento de Informações, Memória Operacional e Atenção Concentrada / Resistência à Distração. 

Há testes neuropsicológicos específicos para avaliar em grande minúcia todas as funções cognitivas. Irão te ajudar a ter uma noção clara do tamanho do problema e também servir de linha de base para comparar os efeitos antes e depois do tratamento.

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Mais artigos sobre Tratamento do TDAH e outros transtornos

VOCÊ ESTÁ AQUI:

  • Home
  • /
  • Artigos
  • /
  • TDAH sem Hiperatividade é comum em adultos

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Success message!
Warning message!
Error message!