ARTIGOS DO IPDA

O que você quer e precisa saber sobre TDAH e outros transtornos

GUIA 10+ DO TDAH

O que é TDAH - Tudo sobre o Transtorno

O que é TDAH - Tudo sobre o Transtorno

TDAH: Todos os pontos principais que você precisa saber sobre o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Quais as causas do transtorno e como ele afeta o cérebro. Quais os sintomas principais, como é feito o diagnóstico e quais tratamentos com e sem medicação.

Déficit de Atenção sem Hiperatividade

Déficit de Atenção sem Hiperatividade

Sim, é possível ter TDA - Déficit de Atenção sem Hiperatividade. Especialmente em adultos, a distração, lentificação mental, esquecimentos, desorganização são sintomas mais comuns.

Hiperatividade - Sintoma mais comum em crianças

Hiperatividade - Sintoma mais comum em crianças

A Hiperatividade é um dos sintomas principais do TDAH. É um traço altamente disruptivo, que incomoda muito prejudicando a criança em casa, na escola e nos relacionamentos, tanto familiares quanto com colegas.

TDAH tem cura

Impulsividade - Quando você não consegue segurar

É bastante frequente encontrar pessoas agindo e se arrependendo posteriormente. Pois, mesmo tendo consciência do que é certo ou errado, adequado ou inconveniente, ainda assim agem de forma oposta ao que pensam.

Sintomas e tipos de TDAH

Sintomas e Tipos de TDAH - Há diferentes formas de manifestação

São três principais tipos de TDAH, baseados na combinação entre os sintomas principais de Distração, Hiperatividade e Impulsividade.

Diagnostico do transtorno do TDAH

Como é feito o Diagnóstico

O diagnóstico do TDAH é altamente complexo, exigindo análise detalhada dos sintomas e profundo conhecimento dos sintomas atuais e passados, hereditariedade, fatores de risco e de proteção, além de avaliar também a eventual presença de outros transtornos e comorbidades.

Concerta remédio para TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade

Comorbidades: Mais de um problema ao mesmo tempo

É extremamente comum casos do Transtorno do TDAH - Déficit de Atenção acontecem simultaneamente a outros problemas. Estes devem ser cuidadosamente analisados no momento do diagnóstico, pois precisam ser igualmente tratados.

TDAH tratamento sem remédio

TDAH Tratamento sem Medicação

Não se trata de preconceito contra os "tarja-preta". Pois "pré-conceito" é exatamente isto - uma idéia prévia e sem fundamento. Bem diferente de quem escolhe conscientemente se tratar sem medicação. Que sabe bem o que está fazendo, depois de muita pesquisa e ponderação. Claramente uma escolha "pós-conceito".

Medicação Remédios tarja preta para TDAH

Tratamento com remédios para TDAH

Psicoestimulantes são a categoria de remédios mais comuns no tratamento do TDAH, por muitos anos a escolha de primeira opção. Ainda há muito desconhecimento, preconceitos e idéias errôneas sobre Ritalina, Venvanse e Concerta, especialmente devido a sua "tarja-preta".

TDAH em Adultos

TDAH em Adultos

Não é apenas problema de criança. TDAH pode sim existir em adultos, afetando especialmente a vida profissional e os relacionamentos. Justamente por isto é tão importante diagnosticar e tratar corretamente, para alcançar a performance e qualidade de vida desejadas.

Veja também: Tratamentos para TDAH

Efeitos colaterais dos Psicoestimulantes

Efeitos colaterais dos Psicoestimulantes

Dizem que a Ritalina é uma droga completamente segura. Que Ritalina efeitos colaterais são pequenos e passam rápido. Não é verdade - este mito é um dos mais perigosos. Que psicoestimulantes podem ser usados à vontade, incluindo Ritalina, Venvanse e Concerta.

Medicação Remédios tarja preta para TDAH

Tratamento com remédios para TDAH

Psicoestimulantes são a categoria de remédios mais comuns no tratamento do TDAH, por muitos anos a escolha de primeira opção. Ainda há muito desconhecimento, preconceitos e idéias errôneas sobre Ritalina, Venvanse e Concerta, especialmente devido a sua "tarja-preta".

TDAH tem cura

TDAH tem cura?

TDAH tem cura? É para sempre? Esta é uma das perguntas mais frequentes... depois de uma vida com tantas dificuldades, o que mais se quer é uma solução permanente. E hoje em dia ninguém mais suspeita de algo e fica "padado". A primeira coisa é... pesquisar no Google! Só que são muitas pessoas dizendo que "não tem cura". E agora?

Venvanse remédio para TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade

Venvanse (Lisdexanfetamina)

Venvanse é o primeiro medicamento brasileiro para TDAH à base de anfetamina. Isto o torna um remédio bem mais potente, quando comparado à Ritalina ou Concerta. Mais forte em seus efeitos positivos sobre foco e concentração, igualmente pode causar maiores efeitos colaterais.

TDAH tratamento sem remédio

TDAH Tratamento sem Medicação

Não se trata de preconceito contra os "tarja-preta". Pois "pré-conceito" é exatamente isto - uma idéia prévia e sem fundamento. Bem diferente de quem escolhe conscientemente se tratar sem medicação. Que sabe bem o que está fazendo, depois de muita pesquisa e ponderação. Claramente uma escolha "pós-conceito".

Ritalina remédio para TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade

Ritalina (Metilfenidato)

A Ritalina é um remédio que serve para tratar o Déficit de Atenção / Hiperatividade. É um psicoestimulante da família das anfetaminas, que servem para estimular mente e cérebro. Por isto, é usado para aumentar a concentração, velocidade mental e capacidade de execução.

Concerta remédio para TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade

Concerta (Metilfenidato)

O Concerta é um remédio para TDAH feito com a mesma substância da Ritalina - o Metilfenidato. O Concerta foi o primeiro medicamento do Brasil com a formulação LA (de longo alcance), que trouxe a vantagem de se tomar apenas um comprimido por dia.

Coaching comportamental para TDAH adulto

Coaching Comportamental

Mudanças concretas e novos hábitos. Acima de tudo, transformações muito pé-no-chão são indispensáveis para todos que sofrem com TDAH. O Coaching para TDAH é ideal para adultos, que tem necessidades urgentes de organização, planejamento, de colocar prioridades e realizar até mesmo as coisas mais simples do dia-a-dia.

TCC Terapia comportamental-cognitiva para TDAH

TCC - Terapia Comportamental-Cognitiva

Mudanças nos comportamentos, criação de novos hábitos, melhor capacidade de enfrentamento, motivação sustentada, auto-estima... tudo isto indispensável para a superação das dificuldades. A Terapia Comportamental-Cognitiva é a técnica mais eficaz para o TDAH.

Dependência de remédios tarja-preta

Risco de dependência dos remédios "Tarja-Preta"

A medicação tem efeito positivo sobre a concentação, foco e redução da agitação mental, porém dentro de certos limites. A partir de um dado ponto, não adianta mais aumentar a dose para tentar melhorar um pouco mais. Normalmente, a solução é investir em tratamentos não-medicamentosos em paralelo.

Brain Entrainment estimulação cerebral para TDAH

Brain Entrainment - Estimulação Cerebral

Com o Brain Entrainment é possível se alcançar os estados mentais desejados, a cada momento. Maior foco e concentração para estudar... e depois, relaxamento e tranquilidade para descansar e recarregar as baterias. Brain Entrainment é uma técnica totalmente não-invasiva e natural para tratar o TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Biofeedback ajuda no stress e TDAAH

Biofeedback ajuda no Stress e TDAH

O TDAH é um importante fator de risco para stress. Simultaneamente, o stress potencializa a distração, impulsividade, esquecimentos, problemas de memória e as famosas oscilações de humor, típicas do transtorno. O Biofeedback é uma interface corpo-máquina, parte das linhas naturais / não medicamentosas de tratamento.

Brain Fitness Ginástica Cerebral

Brain Fitness - Ginástica Cerebral

Brain Fitness - Ginástica Cerebral se baseia na noção que o cérebro pode ser melhorado através de exercícios. Ganhar mais foco, concentração, ter uma memória melhor tem relação direta com o conceito de Neuroplasticidade, segundo o qual as estruturas cerebrais não são "fixas", podendo melhorar (ou piorar) a depender do quanto são usadas.

Neurofeedback tratamento natural para TDAH

Neurofeedback

O Neurofeedback é um tipo de tratamento para o cérebro que ajuda a melhorar a concentração e velocidade mental, a partir de uma interface cérebro-máquina. Sensores captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo posteriormente decodificados e processados por um software especializado.

IPDA na Midia

Entrevistas e Repórtagens com Cacilda Amorim, Diretora do IPDA

TDAH adulto afeta vida profissional

TDA Adulto afeta a vida profissional

Especialistas estimam que a doença, chamada de TDA - Déficit de Atenção, atinja 4% dos adultos. O jornalista Paulo Bastos (nome fictício), 56, sempre se considerou um profissional dinâmico. Acumulava inúmeras tarefas e chegava a trabalhar até 12 horas por dia.

Qualquer um pode ter TDAH

TDAH – Um transtorno para todos

Se você ou seu filho distraem a todo momento, tem dificuldade de organizar o ambiente ao seu redor e os próprios processos de pensamento, além de tendência à agitação física e mental e à impulsividade, fique atento: estas são as características mais conhecidas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

TDAH no trabalho causa distração e desorganização

Eles não são apenas distraídos ou agitados

Conviver com uma pessoa desorganizada, distraída, falante demais ou muito agitada pode ser difícil e até irritante para alguns. Se você conhece alguma pessoa que preenche essas características, fique atento: ela pode ser portadora de TDAH.

TDAH pode causar esquecimento e problemas de memória

Esquecimento e problemas de memória? Pode ser TDAH

"Doença do Esquecimento", memória fraca e distração pode ser uma coisa mais séria. TDA - Déficit de Atenção é um transtorno que afeta adultos e crianças. Estima-se serem mais de 4 milhões no Brasil.

TDAH prejudica colocar prioridades

TDAH adulto afeta colocar prioridades

O portador de TDAH sofre para filtrar dados que o cérebro recebe. Como consequência, profissionais se confundem ao priorizar tarefas e não atentam a temas importantes. A grande dificuldade do portador de distúrbio do déficit de atenção é separar o joio do trigo das informações que recebe.

Multitarefa é uma ilusão

TDAH – Dá para multi-tarefar?

Multi-Tarefa é uma ilusão que prejudica demais a produtividade. Apesar de especialistas discordarem sobre as reais capacidades do cérebro. Faça este teste e comprove por você mesmo se a multi-tarefa prejudica ou não seus resultados.

TDAH não é apenas problema infantil

TDAH não é apenas problema "infantil"

Apesar do que muita gente pensa, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não é uma doença exclusiva de crianças e adolescentes. Conhecido como uma síndrome que aparece na infância, o TDAH pode acompanhar a pessoa durante a vida adulta.

Seu filho tem TDAH ou é apenas falta de limites

Diagnóstico do TDAH Infantil – Transtorno ou Falta de Limites?

O diagnóstico preciso deve eliminar outras possibilidades e acompanhar a vida em família. Como saber se seu filho tem ou não o problema?

Direitos das pessoas com TDAH

Reprovação de aluno com TDAH é revista

Crianças e jovens com TDAH tem direito a suporte diferenciado na escola.

Uso excessivo de remédios Ritalina para TDAH

Ritalina para TDAH pode causar dependência

Ritalina, remédio "tarja preta" pode "causar dependência física ou psíquica", de acordo com advertência impressa na embalagem do produto. Brasil é o segundo maior consumidor mundial de Ritalina. Como tem aumentado muito a prescrição e consumo, especialistas estão cada vez mais preocupados.

Como facilmente treinar o cérebro

É simples treinar seu cérebro

Há múltiplas maneiras de treinar o cérebro. Ginástica Cerebral estimula neuroplasticidade, com efeitos muito positivos sobre transtornos de atenção. Sudoku é uma das opções, simples, divertida e barata.

Debate Ritalina e Educação no Brasil

TDAH, Ritalina e Educação no Brasil

Ritalina: será TDAH - Déficit de Atenção ou a escola que é pouco atrativa e ultrapassada? Epidemia de crianças que não conseguem prestar atenção ou necessidade de rever a educação?

TDAH na escola Como professor pode ajudar

Déficit de Atenção TDAH – Não é bicho de sete cabeças

Conheça alguns sinais do TDAH - Déficit de Atenção / Hiperatividade e saiba como proceder sem deixar que ele atrapalhe o desenvolvimento da turma. Agitação durante a aula, falta de atenção, problemas com o colega, desorganização com o material escolar, tarefas inacabadas.

Criança que não presta atenção nas aulas

Seu filho não presta atenção nas aulas?

Crianças com TDAH necessitam suporte e acompanhamento para aprender bem. Essencial o interesse no desenvolvimento da criança e manter boa comunicação com a escola.

Ansiedade no século XXI

Ansiedade – O Mal do Século 21

O corpo e a mente funcionam como um computador. A ansiedade intensa prejudica o foco, pois direciona a atenção para as preocupações e tudo aquilo que sinaliza risco ou perigo iminente.

Gameterapia para o cérebro

Gameterapia – Tratamentos inovadores para o cérebro

Cada vez mais especialistas oferecem tratamentos com programas que lembram videogames e levam ao domínio de funções fisiológicas, com potencial para tratar os mais diversos problemas de saúde física e mental.

Ginástica Cerebral

É hora de malhar os neurônios

Nosso cérebro começa a perder as células do sistema nervoso antes mesmo dos 30 anos. Mas pesquisas mostram que é possível retardar esse processo. E o melhor: jogando videogame.

Neurofeedback Globo Reporter

Mistérios do Cérebro

O diagnóstico dos médicos: Leonardo é hiperativo. A mãe rejeitou a idéia de tratá-lo com remédios e apostou na simplicidade de uma técnica de respiração para crianças com hiperatividade. O sono de Leonardo finalmente voltou.

Neuroterapia - tratamento usando games

Neuroterapia: Games auxiliam tratamentos

"Sentia uma falta de capacidade, medo de não executar uma tarefa no prazo. Não sabia lidar com a pressão". Há sete meses foi submetido ao tratamento com Biofeedback. Fã de games de corrida, ele conta que gostou do método. "A animação distrai e você acaba se acalmando. Hoje, tenho um controle melhor e estou mais focado".

Ajuda para crianças na escola

Fique ligado – O que pode atrapalhar na escola

Crianças com problemas na escola? Importante investigar o que pode estar acontecendo. Pode ser TDAH, dislexia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros.

Depoimentos de Pacientes - TDAH Adulto

TDAH depoimentos

Eu escolho o que quero para mim!

Após um ano de terapia, eu aprendi muito sobre quem eu sou. Hoje, com 27 anos, eu sei que o que passei até o início desses 27 eu não vou conseguir mudar, e que a partir desse ponto eu (Eu posso e devo escolher) escolho o que quero para mim. Continuar...

TDAH depoimentos

Realizar, fazer acontecer. Meu maior problema!

Comecei meu tratamento, minha terapia, por problemas no meu trabalho. Minha vida profissional estava muito parada, nada do que eu fazia ou tentava dava certo. Eu não tinha êxito em realizar uma atividade profissional legal, que eu pudesse conciliar com os meus talentos, realização pessoal e sustento financeiro. Com 34 anos, ainda morava com os meus pais, o que me fazia sentir até mesmo envergonhada. Continuar...

TDAH depoimentos

Estava como uma bomba prestes a explodir

Iniciei meu tratamento para TDAH em 18/Abril/2007. Me lembro que no início me sentia como uma bomba prestes a explodir, um emaranhado de novelos, mas cheio de nós. Eu sentia angústia, tristeza constante e passividade. Muita distração e esquecimentos, que só me atrapalhavam. Continuar...

TDAH depoimentos

Após saber que eu tinha TDAH Adulto

Após saber que era TDAH há uns anos atrás, esse passou a ser o motivo único de minhas frustrações. Claro, eu sabia que tinha outras coisas não resolvidas, mas para mim eram apenas uma pequena parte. Eu via do Déficit de Atenção como a causa principal de todos os meus problemas. Continuar...

TDAH depoimentos

Duas coisas, muita diferença no tratamento para TDAH com depressão

Tudo começa quando você tem seu diagnóstico de TDAH com depressão e a doutora te diz o que precisa fazer para melhorar, qual tratamento será melhor. Duas coisas, muita diferença. Continuar...

TDAH depoimentos

Este negócio (o TDAH) não é exatamente você

Quando você descobre que tem TDAH, um problema que tem a ver com seu cérebro, vem uma reação de choque. Eu sempre tive medo de descobrir alguma coisa do tipo. Como, somente agora, que sou adulto? TDAH não é coisa de criança? Continuar...

TDAH depoimentos

Está mais fácil enfrentar o dia-a-dia

O principal dos meus problemas, a vergonha de me expor, o medo de falar em público foi muito trabalhado no começo do tratamento e acho que dei um passo importante no decorrer da terapia, tentando a todo momento superar esta barreira que tanto me atrapalha. Hoje nem tanto, mas no passado sim. Continuar...

TDAH depoimentos

O que aprendi com minha terapia

Eu comecei a terapia depois de ter sido diagnosticada com déficit de atenção, que é o famoso TDAH. Sempre achei que tinha alguma coisa errada comigo, não conseguia acreditar que era natural ter tantos problemas, tanta dificuldade com tudo, até para fazer as coisas mais ridículas, que qualquer um fazia na boa. Continuar...

TDAH depoimentos

Pensei que fosse TDAH, mas era um diagnóstico errado!

Quando vim para o IPDA tinha vários problemas - distração, ansiedade, esquecimentos, dúvidas profissionais. Pensei que fosse TDAH, mas não era. Era um diagnóstico errado. Depois que fiz a avaliação psicodiagnóstica, vi que uma parte eram características minhas, outras eram causadas pela depressão. Continuar...

Depoimentos de Mães e Pais - TDAH Infantil

TDAH depoimentos

Aos poucos veio a mudança, mas ao final ela superou o TDAH

Minha filha sempre teve muita dificuldade com ouvir um não, automaticamente reagia de forma agressiva. Era nosso problema, como superar o TDAH. Pois ela não reagia fisicamente, era principalmente verbal. Também sempre foi muito impulsiva e teimosa, portanto com muita intensidade emocional, desde bebê. Queria tudo muito rápido, não sabia esperar nem alguns minutos, parecia que tudo tinha de ser para ontem. Continuar...

TDAH depoimentos

Eu e o pai achamos que ele mudou muito – para melhor!

Estou muito feliz com meu filho, ele melhorou muito. Da sociabilidade dele estou reclamando ao contrário, agora os meninos não param de ligar em casa. Antes era muito retraído, agora fala até demais. Já consegue fazer perguntas, não tem mais medo que os outros vão tirar sarro. Continuar...

TDAH depoimentos

Meu filho fez várias terapias sem grandes resultados!

Vivia procurando tratamento para meu filho, ele foi diagnosticado TDAH no meu estado Piauí, então fez varias terapias sem grandes resultados. Continuar...

TDAH depoimentos

O diagnóstico foi um alívio, era um problema que tinha solução, não era eu

Meu filho começou com problemas desde a 1a série, quando cheguei no IPDA ele já estava no 2o. Ano. Ele se mexia muito e corria sem parar, não prestava atenção nas coisas... não obedecia ninguém, brincava o tempo todo na sala de aula, entregava as provas em branco, não trazia os recados, parecia indisciplinado... Era muito esquecido, não lembrava nem se tinha ido para a escola... Continuar...

TDAH depoimentos

Tudo funcionou bem no tratamento do meu filho com Neurofeedback

Fiquei bem satisfeita, acho que tudo correu bem. Quando o médico passou ritalina, logo de cara, fiquei bem assustada. Não gostei nem um pouco, acho que é obrigação do médico conversar, explicar melhor, não somente passar a receita e mandar tomar. Continuar...

TDAH depoimentos

Sempre fui muito crítica com meu filho, agora é visível a evolução

"Prezadas Dras: É muito visível a evolução emocional do meu filho L.F.F.T. Ele está mais confiante, mais seguro, mais feliz e mais independente. Na parte de organização pessoal ainda precisa melhorar, mas ele vai conseguindo dia a dia. Continuar...

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Referência em TDAH desde 2004

Clinica especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Referência em diagnóstico, tratamentos e cursos para portadores, familiares e profissionais. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão,stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos.