Lição de Casa: Três erros que os pais cometem

A tarefa escolar pode se tornar um campo de batalha entre pais e filhos. Há três erros que os pais mais cometem nesta hora, conheça para saber evitar.

Lição de Casa é sempre uma área crítica entre pais e filhos. Muitas cobranças, pressão de ambas as partes, ameaças, broncas, punições e brigas… Não apenas quando há TDAH, hiperatividade, problemas de aprendizagem ou um transtorno específico. Mas também quando é apenas birra, raro é encontrar famílias que não passem por este problema.

Lição de casa problemas com TDAH

Os TRÊS ERROS mais comuns dos pais e mães

Diante do filho que reclama, resmunga, recusa, esquiva, enfim… A atitude dos pais faz toda a diferença. Conheça os TRÊS ERROS MAIS COMUNS dos pais e mães, que transformam a lição de casa numa batalha sem fim.

Cacilda Amorim – Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
CRP 06/61710
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Erro No. 1: Eu também não gostava de lição e consegui “dar certo na vida”…

Primeiramente, alguns pais (sim, especialmente os PAIS) dão a entender que o mais importante na vida é “dar certo”. Ter uma profissão, ser um adulto responsável, enfim… “alguém” que conseguiu o que queria da vida.

E a lição de casa? Ora… se para mim (pai), deu certo mesmo sem muito estudo, para meu filho, “tão parecido comigo”, provavelmente será a mesma coisa. Ou seja, a mensagem passada aos filhos é que a LIÇÃO DE CASA, a ESCOLA … não precisam ser levadas tão a sério.

Apesar do que possam dizer, é incrível como pais (e também algumas mães)… sem intenção consciente, claro… acabam ensinando aos filhos como recusar a fazer as tarefas! Por exemplo, quando dizem: “Aah, eu também era assim quando pequeno, ele é igualzinho a mim”. Ou seja, tudo bem você ser como seu pai.

Não adianta dizer para o filho fazer as tarefas, brigar, colocar de castigo, se os próprios pais tem uma MORAL DUPLA. Pois, sem querer estará passando a imagem que o mais importante é se dar bem. Tudo bem se você tirar notas boas. A saber, para alguns pais e mães, realmente basta “ficar na média”.

Nesse sentido, estudar é apenas um meio para alcançar algo. Para ser um “bom adulto”, se dar bem, seguir adiante, ter uma profissão. Se acaso conseguiu tudo isto estudando pouco, não tem problema nenhum.

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ERRO No. 2: Se tirar boas notas ou pelo menos ficar na média, está tudo bem…

Fazer as tarefas é essencial para consolidar a aprendizagem. De tal forma que os conteúdos passados nas aulas possam se fixar como memórias de longo prazo. Dominar os conteúdos acadêmicos depende de treino adicional, de repetições dos exercícios e de elaboração dos materiais das aulas.

Certamente inúmeras mães passaram pela situação de sua criança estudar, estudar e estudar na véspera das provas… ainda mais, com a ajuda a própria mãe ou de um professor particular. Decerto, com este esforço, conseguem uma nota melhor! E todos ficam satisfeitos, até que… depois de pouco tempo, a decepção. Tudo aquilo que foi estudado tão arduamente simplesmente desaparece.

Parece até mesmo um problema de memória – afinal, porque algo já aprendido sumiria de repente? A resposta é: não ocorreu aprendizagem verdadeira. Pois os conteúdos não foram adequadamente armazenados em memórias de longo prazo. Portanto, não são resistentes o bastante para sobreviverem ao esquecimento.

Por isso a LIÇÃO DE CASA é tão importante. É preciso praticar os conteúdos – revisando, fazendo resumos, exercícios. A fim que se criem memória de longo prazo estáveis, sinônimo de uma aprendizagem duradoura.

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Erro No. 3: Recusar fazer “coisas chatas”…

Além dos conteúdos escolares e da aprendizagem formal, a lição de casa ensina muitas coisas a crianças e jovens. Mais que apenas aos jovens, ensina também aos pais que acompanham, cobram as faltas e festejam as vitórias com seus filhos.

Enquanto profissional, me vejo sempre estarrecida quando encontro pais vivendo como reféns de suas crianças. Sobretudo sem saber o que responder quando o filho resmunga “eu não quero fazer, é muito chato”.

A lição de casa ensina que há coisas que precisam ser feitas, independente de querermos ou não. Como resultado, ensina assumir responsabilidades, mesmo contra a vontade pessoal. De quebra, ensina a tolerar a frustração de não fazer o que se quer, do jeito que se quer e na hora que se quer.

Ainda mais, ensina que algumas coisas devem ser feitas em um momento específico – não quando quisermos, quando tivermos tempo, vontade ou “depois de terminar de jogar este vídeo-game”. Ensina que o que fazemos hoje – ou deixamos de fazer – terá consequências positivas ou negativas mais adiante. Portanto, fazer as tarefas de casa dá oportunidade de aprender a relação entre nossos comportamentos e as consequências de longo prazo.

Qual tipo de modelo de comportamento é você como mãe / pai?

Os pais erram quando dão maus modelos de comportamento. Quando eles mesmos reclamam de fazer coisas chatas, mas necessárias. Por certo, quando falam uma coisa e fazem outra. Com toda a certeza, inventam desculpas para adiarem, eles mesmos suas tarefas e deveres. Sobretudo são permissivos consigo mesmos.

Sem dúvida a criança aprende muito com os pais. Inegavelmente mais com as atitudes que com as palestras infinitas, sobre o que é importante para ser um bom adulto.

Enquanto pais e mães, temos a expectativa, grande e nobre, que nossos filhos se tornem independentes e capazes de assumir responsabilidades. Isto é algo para que os preparamos desde muito cedo, quando o pequenino chega em casa e vai fazer a liçãozinha.

Sim! É por meio destas pequenas atitudes que ele treina autonomia e auto-regulação. Idealmente, ao final deste processo, temos um adulto capaz de enfrentar com sucesso os desafios da vida profissional. Por isto, a lição de casa não é apenas “de casa”. Diríamos melhor, “lição de vida”.

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