Ansiedade e TDAH

Distração e agitação mental ocorrem no TDAH e na ansiedade

Ansiedade e TDAH prejudicam a capacidade de concentração, levando a distrações,esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física, porém por causas bastante diferentes. Quando se tem estes sintomas, é essencial ter um bom diagnóstico diferencial, pois os sintomas da ansiedade são muito parecidos com o TDAH. Além disto, é também possível sofrer dos dois problemas ao mesmo tempo – isto se chama comorbidade.

Ansiedade TDAH

Ansiedade e TDAH: Muita coisa em comum

Chama-se de Ansiedade um estado de medo injustificado, apreensão e precupações crônicas de coisas que poderão acontecer no futuro, normalmente desproporcionais e desconectadas com o presente vivenciado pela pessoa. Quando este estado é muito intenso ou duradouro, trazendo prejuízos para o desempenho geral e o bem estar, dizemos que a pessoa está sofrendo de um transtorno de ansiedade.

Você se identifica com os sintomas de Ansiedade? Faça o Teste Online

É normal preocupar-se e ter medo, porém quando em excesso, é importante avaliar o caso cuidadosamente e ter a ajuda necessária. Embora pareça algo banal – ” que todo mundo tem”, é um dos maiores problemas de saúde pública mundial, ao lado da depressão e do esgotamento / stress crônico.

Como se manifesta

Se é generalizada e difusa, é chamada de TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada. Pode ocorrer como FOBIA, caracterizada por medos específicos, como o caso do medo de dirigir ou medo de falar em público. Há também a Síndrome do Pânico, quando ocorrem episódios de medo intenso, mal-estar físico muito acentuado e sensações de morte iminente. Outras manifestações são a Fobia Social (medo de situações sociais, de sair com pessoas, até mesmo de tentar se divertir e não conseguir), TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Stress Pós-Traumático.

As características do Transtorno de Ansiedade Generalizado são:

  • Dificuldade para relaxar ou sensação de estar a ponto de estourar, no limite do nervosismo.
  • Cansaço e sensação de esgotamento físico.
  • Dificuldade de concentração e problemas com memória ou esquecimentos frequentes.
  • Irritabilidade.
  • Tensão muscular
  • Dificuldade para dormir ou sono insatisfatório

Para que estas queixas sejam consideradas transtorno de fato, é preciso também que os sintomas estejam presentes por pelo menos 6 meses e que tragam prejuízos significativos para o bem-estar e desempenho, pessoal, familiar, social e profissional. Mulheres costumam sofrer duas vezes mais de ansiedade, quando comparadas aos homens.

Consequências da Ansiedade

A ansiedade é muito traiçoeira, pois além de prejudicar a forma como a pessoa enxerga a si mesma e ao mundo, acaba aumentando a chance da pessoa cada vez mais entrar num círculo vicioso de catastrofismo, no qual os pensamentos negativos se sustentam uns sobre os outros. Os problemas e as dificuldades são normalmente superdimensionadas. Ao mesmo tempo, as capacidades pessoais são vistas como insuficientes ou inexistentes, o que torna o enfrentamento e a superação ainda mais difícil. Por isto, é frequentemente vem juntos baixa autoestima e perfeccionismo.

Ansiedade e TDAH – Déficit de Atenção

Ambos tem muito em comum. Prejudicam a capacidade de concentração, levando a distrações,esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física, porém por causas bastante diferentes.

Quando se tem estes sintomas, é essencial ter um bom diagnóstico diferencial, pois os sintomas da ansiedade são muito parecidos com o TDAH. Pode ser um caso de Ansiedade apenas, que esteja mimetizando os sintomas de Déficit de Atenção ou uma Comorbidade – a ocorrência de dois ou mais problemas ao mesmo tempo. Saber exatamente o que se trata é importante, para seguir os tratamentos mais precisos e eficazes.

Cacilda Amorim – Psicoterapeuta & Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Idealizadora dos Programas Minha SuperAÇÃO
Background

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho…
não precisam ser para sempre. Encontre a ajuda que você necessita.