Por Cacilda Amorim - Atualizado 07/02/2022 - Publicado 11/01/2019

Por Cacilda Amorim

Atualizado 07/02/2022 - Publicado 11/01/2019

Ansiedade e TDAH prejudicam a capacidade de concentração, levando a distrações,esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física, porém por causas bastante diferentes. Quando se tem estes sintomas, é essencial ter um bom diagnóstico diferencial, pois os sintomas da ansiedade são muito parecidos com o TDAH – Déficit de Atenção. Além disto, é também possível sofrer dos dois problemas ao mesmo tempo – isto se chama comorbidade.

O que é Ansiedade

Ansiedade como tratar

Chama-se de Ansiedade um estado de medo injustificado, apreensão e precupações crônicas de coisas que poderão acontecer no futuro, normalmente desproporcionais e desconectadas com o presente vivenciado pela pessoa. Quando este estado é muito intenso ou duradouro, trazendo prejuízos para o desempenho geral e o bem estar, dizemos que a pessoa está sofrendo de um transtorno de ansiedade.

É normal preocupar-se e ter medo, porém quando em excesso, é importante avaliar o caso cuidadosamente e ter a ajuda necessária. Embora pareça algo banal – ” que todo mundo tem”, é um dos maiores problemas de saúde pública mundial, ao lado da depressão e do esgotamento / stress crônico. 

Quais os Sintomas da Ansiedade

Se é generalizada e difusa, é chamada de TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada. Pode ocorrer como FOBIA, caracterizada por medos específicos, como o caso do medo de dirigir ou medo de falar em público. Há também a Síndrome do Pânico, quando ocorrem episódios de medo intenso, mal-estar físico muito acentuado e sensações de morte iminente. Outras manifestações são a Fobia Social (medo de situações sociais, de sair com pessoas, até mesmo de tentar se divertir e não conseguir), TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Stress Pós-Traumático.


Pode te interessar: 

Qual seu tipo de TDAH? Distraído, agitado, impulsivo...

Ver o artigo

...DÚVIDAS SE PODE SER TDAH ADULTO OU OUTRA COISA?

Faça um dos testes online para uma avaliação preliminar gratuita

TESTE TDAH ADULTO

TESTE RÁPIDO

Teste básico para TDAH Adulto em duas partes – Distração e Hiperatividade / Impulsividade. Sobre distração, esquecimentos, agitação mental, desorganização e outros.

TESTE ADULTO DO IPDA

TESTE COMPLETO

Teste desenvolvido no IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção para TDAH Adulto. Teste completo – 30 questões sobre as mais relevantes áreas afetadas pelo TDAH Adulto.

LISTA COMPLETA

TODOS OS TESTES

Para seu autoconhecimento e também avaliação preliminar dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção, ansiedade, depressão, stress crônico, comportamento e emoções. 

Sintomas do TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizado

  • Dificuldade para relaxar ou sensação de estar a ponto de estourar, no limite do nervosismo.
  • Cansaço e sensação de esgotamento físico.
  • Dificuldade de concentração e problemas com memória ou esquecimentos frequentes.
  • Irritabilidade.
  • Tensão muscular
  • Dificuldade para dormir ou sono insatisfatório

Consequências da Ansiedade

A ansiedade é muito traiçoeira, pois além de prejudicar a forma como a pessoa enxerga a si mesma e ao mundo, acaba aumentando a chance da pessoa cada vez mais entrar num círculo vicioso de catastrofismo, no qual os pensamentos negativos se sustentam uns sobre os outros.

Os problemas e as dificuldades são normalmente superdimensionadas. Ao mesmo tempo, as capacidades pessoais são vistas como insuficientes ou inexistentes, o que torna o enfrentamento e a superação ainda mais difícil. Por isto, é frequentemente vem juntos baixa autoestima e perfeccionismo.

Ansiedade e TDAH – Déficit de Atenção

Ambos tem muito em comum. Prejudicam a capacidade de concentração, levando a distrações,esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física, porém por causas bastante diferentes. 

Quando se tem estes sintomas, é essencial ter um bom diagnóstico diferencial, pois os sintomas da ansiedade são muito parecidos com o TDAH. Pode ser um caso de Ansiedade apenas, que esteja mimetizando os sintomas de Déficit de Atenção ou uma Comorbidade – a ocorrência de dois ou mais problemas ao mesmo tempo. Saber exatamente o que se trata é importante, para seguir os tratamentos mais precisos e eficazes. 

SOBRE A AUTORA

Psicoterapeuta e Coach Comportamental
Diretora do IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção

CRP 06/61710

É POSSÍVEL SUPERAR

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho… não precisam ser para sempre. Aqui está a ajuda que você necessita.

Mais artigos sobre TDAH Adulto

Efeitos colaterais medicacao para TDAH

Efeitos colaterais – Venvanse, Ritalina, Concerta

Há quem diga que Venvanse, Ritalina, Concerta são totalmente seguros, que os efeitos colaterais são pequenos e passam rápido. Isto é um mito bem perigoso. Intere-se dos fatos e casos reais de pacientes, para usar com segurança.

Leia Mais...
Depoimento - Eu não sou meu TDAH

Quando descobri o TDAH foi um choque

Nunca pensei que pudesse ter Déficit de Atenção, afinal não é coisa de criança? Não sabia que também existia TDAH em adulto, ainda mais sem hiperatividade

Leia Mais...
Depoimento - Terapia para TDAH Adulto, Depressão, Ansiedade

Terapia para TDAH funcionou mesmo

Sempre achei que tinha alguma coisa errada comigo, que não era natural ter tantos problemas com coisas tão simples, até ridículas, que eu simplesmente não conseguia fazer

Leia Mais...
Esquecimento e problemas de memória

Esquecimentos e déficit de memória

A formação de memórias duradouras acontece em duas etapas. A primeira depende diretamente da atenção. Quem não consegue se concentrar terá problemas em conseguir lembrar posteriormente

Leia Mais...
TDAH Déficit de Atenção em Adultos

7 Características do TDAH Adulto

TDAH adulto é diferente. Adiamentos crônicos, hiperfoco, busca por estimulação, turbulências emocionais, agitação mental. Veja como tratar

Leia Mais...
Depoimento - Não aguento mais o TDAH

Estava como uma bomba prestes a explodir

Além do déficit de atenção, problemas familiares, coisas que não eram minhas me afetavam, causando ainda mais ansiedade, distração, passividade…

Leia Mais...

VOCÊ ESTÁ AQUI:

Conheça o IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção


REFERÊNCIA EM TDAH DESDE 2004

Centro especializada em TDAH – Déficit de Atenção. Transtornos isolados ou em comorbidades: Ansiedade, depressão, stress crônico, agressividade e impulsividade. Problemas profissionais, estudo / aprendizagem e relacionamentos. Referência tratamentos integrativos não-medicamentosos – Terapia Comportamental-Cognitiva TCC, Coaching Comportamental, Mentorias, Grupos online e cursos para adultos, mães e pais.

Chamar no Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Escanear o código
Instituto IPDA
Olá, boas-vindas ao IPDA, como podemos ajudar? Me chama aqui no Whatsapp!
Success message!
Warning message!
Error message!