Instituto Paulista de
Déficit de Atenção
Biofeedback para TDAH, stress e ansiedade

Biofeedback - Caminho para controlar o corpo e a mente


Dentre os maiores ganhos que a tecnologia trouxe à saúde está o Biofeedback. É, ao mesmo tempo, um treinamento baseado em processos de aprendizagem e um excelente tratamento, com resultados muito consistentes e comprovados em inúmeros trabalhos científicos para diversos problemas, desde ansiedade, stress crônico, distrações, agitação e até mesmo hipertensão, enxaquecas e incontinência urinária.

O Biofeedback se baseia na capacidade de treinar funções orgânicas, para recuperar uma disfunção ou buscar um estado ótimo de funcionamento. Todas estas funções fazem parte de sistemas automáticos do corpo, como o equilibro dos dois braços do Sistema Nervoso Autonômico, o Simpático e o Parassimpático, a variabilidade do ritmo cardíaco, a temperatura da pele, tensão muscular e até mesmo padrões de funcionamento cerebral.


Seguir

Compartilhar


Conseguir alcançar estados ótimos de funcionamento orgânico, principalmente por vias totalmente naturais e não invasivas - ainda mais, sem uso de medicação, é uma grande conquista. O Biofeedback apenas se tornou possível com o desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos especiais e muito sensíveis.



Nosso corpo não dispõe de órgãos sensoriais capazes de detectar nuances em alterações psicofisiológicas. Como costumo explicar aos meus pacientes, podemos com facilidade detectar se estamos sentados ou de pé, se está fazendo barulho ou silêncio. Porém, não conseguimos perceber o ritmo exato com que nosso coração está batendo ou a velocidade dos pulsos neuronais. Estas variações, embora imperceptíveis, são extremamente relevantes, por fazerem parte, por exemplo, de um quadro de ansiedade ou de um transtorno de atenção.

Com o Biofeedback, emprega-se uma interface corpo-máquina, que amplifica os sinais fisiológicos e apresenta-os como um feedback, em tempo real, do que está acontecendo com o corpo, nas mínimas variações de mudanças psicofisiológicas. Diante disto, com o auxílio de um profissional especializado, pode-se aprender a controlar o corpo - como levar o corpo a se ajustar, passo-a-passo, na direção daquilo que se espera dele.


Biofeedback - Stress crônico, ansiedade e TDAH


Stress é um conjunto de reações do corpo em resposta às tensões e pressões do dia-a-dia. Mudanças, doenças, brigas ou problemas na escola, em casa e na família estão entre as causas mais comuns do stress. O stress afeta as pessoas mentalmente, fisicamente e emocionalmente.

O stress repercute sobre vários sistemas corporais, entre eles a frequência dos batimentos cardíacos. Em situações de agitação emocional, tensão e emoções negativas, o ritmo dos batimentos cardíacos alteram-se de forma muito irregular. Ao contrário, quando se experimenta um estado de tranquilidade e relaxamento, o ritmo dos batimentos cardíacos passam a alternar-se de forma harmoniosa. Assim, mudar o padrão do ritmo cardíaco passa a ser uma alternativa para se alcançar um estado fisiológico de equilíbrio, o que aumenta a resiliência e a capacidade de lidar melhor com emoções fortes e frustrações, pressões e tensões.

Com a tecnologia de biofeedback para coerência cardíaca, o cliente pode ver os padrões de batimento cardíaco na tela do computador, em tempo real. Neste momento, sob orientação do terapeuta, a pessoa pode aprender exercícios de relaxamento e controle de stress, vendo o efeito imediato na mudança do ritmo cardíaco.


Esta tecnologia permite prevenir, gerenciar e reverter os efeitos de stress crônico e é excelente para todas as manifestações da ansiedade e transtornos de sono. Conforme o treino prossegue, o cliente passa a correlacionar os padrões cardíacos na tela do computador e a sensação interior de calma e tranquilidade. Assim, o cliente pode aprender a conquistar e manter a coerência cardiaca e a harmonia psicofisiológica.

O TDAH é um fator de risco para stress, ao mesmo tempo em que o stress potencializa a desatenção, a impulsividade, ahiperatividade, esquecimentos / problemas de memória e as variações de humor que caracterizam o TDAH. O Biofeedback é uma das opções de tratamento não-medicamentoso para TDAH, na sua modalidade Neurofeedback (biofeedback de ritmos cerebrais). O treino de variabilidade do ritmo cardíaco é também excelente, por reduzir a agitação e aumentar a capacidade de foco / resistência à distração.


Autor

Distração, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho... não precisam ser para sempre.

É possível superar. Há muitas maneiras de melhorar sua qualidade de vida. Encontre a ajuda que você necessita.