Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Raiva e Agressividade - é este o seu mal?


A raiva e a agressividade aparecem quando nos sentimos ameaçados. É uma emoção que tem suas origens na evolução das espécies. Acompanham reações e comportamentos de defesa e auto-proteção, colaborando assim para a sobrevivência.

Mas problemas acontecem quando a raiva e a agressividade se tornam as formas usuais de reagir a situações onde as coisas não acontecem como gostaríamos, quando sentimos frustração, cometemos erros, somos criticados ou nos sentimos injustiçados. Em alguns casos, a raiva se origina de stress crônico; em outros casos, de transtornos psiquiátricos. Raiva e agressividade podem se manifestar como fúria, irritação, ressentimento, inveja, ódio e ciúmes.

A raiva e a agressividade podem ser externalizadas e dirigidas a outras pessoas (como agressões verbais ou físicas), internalizada (quando se "engolem" estes sentimentos, que são remoídos em pensamentos e ressentimentos) ou serem expressas de formas passivas (em atitudes passivas, como sarcasmo e sabotagem). Quando a raiva e agressividade se tornam excessivas, podem trazer consequências muito graves tanto para a pessoa quando para os outros ao seu redor.


Descubra neste teste se você tem tendência à raiva e agressividade, especialmente quando há identificação com estas características. Este teste levará poucos minutos e é feito na Área de Membros Minha Superação. O auto-conhecimento é o primeiro passo para a superação.


Entre na Área de Membros Minha SuperAÇÃO





Teste Online

Seguir

Compartilhar



Atenção!

Este teste serve para aumentar seu auto-conhecimento e receber algumas sugestões para seu desenvolvimento e superação das dificuldades. Não consiste em um teste psicológico ou instrumento para diagnóstico de transtornos psicológicos e/ou psiquiátricos.