Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Quando ser bom não basta - Teste para perfeccionismo


Muitas pessoas com baixa autoestima são perfeccionistas. Perfeccionismo não é apenas supor que a perfeição poderia ser alcançada. É também uma atitude diante da aprendizagem e, portanto, da vida em sentido mais amplo. Erros nos dão oportunidades de avaliar o que fizemos, comparar com outras atitudes e ações possíveis e planejar como fazer na próxima oportunidade.

Além da autoimagem negativa, quem sofre com perfeccionismo e baixa autoestima tende a se martirizar com expectativas extremamente elevadas, irrealistas e idealizadas. Não conseguem ou não aceitam dar os passos necessários para buscar alguma outra alternativa mais realista, por várias razões.

Quem é perfeccionista parte do princípio que o possível não é satisfatório, que o "bom" não é suficiente. Portanto, "devem" ser mais ou melhor. Com isto, o stress e ansiedade aumentam exponencialmente, junto com o medo de fracassar. O resultado é sentir-se paralisado ou entrar em um ciclo perverso de iniciar / abandonar tudo aquilo que se começa.


Se Você tem tendência ao perfeccionismo, faça o Teste para Perfeccionismo Minha Superação. Este teste levará poucos minutos e é feito na Área de Membros Minha Superação. O auto-conhecimento é o primeiro passo para a superação.


Entre na Área de Membros Minha SuperAÇÃO





Teste Online

Seguir

Compartilhar



Atenção!

Este teste serve para aumentar seu auto-conhecimento e receber algumas sugestões para seu desenvolvimento e superação das dificuldades. não consiste em um teste psicológico ou instrumento para diagnóstico de transtornos psicológicos e/ou psiquiátricos.