Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Hiperfoco e Déficit de Atenção: Como é possível ter concentração demais


Como é possível alguém conseguir passar horas focado no trabalho, assistindo TV, jogando games ou até mesmo cuidando de planilhas e, ainda assim, não conseguir prestar atenção em outras coisas? Uma pessoa assim poderia ter déficit de atenção ou seria puro desinteresse por todas as outras coisas além daquilo que gosta? Esta é uma pergunta bem comum, especialmente por parte dos pais, que não se conformam com os filhos serem ótimos jogadores de games, super-concentrados... e na hora da tarefa de casa, bem distraídos.

Para entender plenamente o que ocorre no TDAH - Déficit de Atenção, é preciso conhecer também sobre o Hiperfoco. Muitas pessoas pensam que ter déficit de atenção significa incapacidade de concentração. Porém isto não é verdade. Quem sofre com TDAH pode sim se concentrar, até mesmo ter hiperfoco. Então, qual é o problema no TDAH?


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O TDAH é uma alteração na capacidade de controle voluntário da atenção. Tanto alguém com déficit de atenção quanto uma pessoa comum conseguem prestar atenção. A diferença é que a pessoa comum pode, voluntariamente, controlar o foco da atenção. Quem tem TDAH fica dependente do tipo de estimulação externa ou interna - o que acontece ao redor ou nos pensamentos faz fechar o foco (concentrar) ou dispersar.



Hiperfoco - O que é isto?


Normalmente, pessoas não são facilmente perturbadas por distrações; caso percam o foco, conseguem retornar; conseguem sustentar o esforço mesmo em situações pouco estimulantes. Isto é conhecido como controle atencional TOP-DOWN - áreas mais externas e frontais do cérebro, ligadas ao controle voluntário e funções executivas assumem o controle, sobrepondo-se às áreas cerebrais mais primitivas, localizadas bem no interior do crânio, onde estão os centros motivacionais e de controle das emoções (também conhecidos como Sistema Límbico).

No caso do TDAH, a sustentação do foco está diretamente relacionada a características externas ou do próprio estímulo. Por isto, é tão fácil para um TDAH manter o foco no videogame ou em alguma outra coisa que "seja de seu interesse". O tipo de controle atencional é BOTTOM-UP - são os fatores não-conscientes e não-voluntários, mais diretamente relacionados aos sistemas de recompensa, prazer e motivação que assumem o controle, a partir daí determinando os comportamentos.


Hiperfoco não é incompatível com TDAH, pelo contrário. O controle atencional está mais diretamente ligado à experiência de prazer e do que consegue manter o foco em função do tipo de estimulação (mais agitada, mais empolgante). Como o controle voluntário esta enfraquecido, a pessoa não consegue exercer auto-controle - que é, conseguir fazer o que ela sabe conscientemente que deveria fazer.



Também por isto, o foco é bastante rígido. Quando se está em hiperfoco, pode-se permanecer neste estado por longos períodos, até que por um efeito de cansaço, exaustão ou frustração (normalmente, uma combinação disto tudo) acabe enfraquecendo o controle exercido pelos centros sub-corticais.

Entrar em hiperfoco pode ser uma benção para algumas pessoas. Muitos portadores de TDAH trabalham em áreas ou se dedicam a atividades com as quais se sentem muito envolvidos e motivados. Isto lhes permite chegar a níveis muito superiores de engajamento e envolvimento, embora ainda assim não exatamente no lugar e hora de sua preferência.


O que fazer para aproveitar o Hiperfoco ao máximo


Para tirar do hiperfoco o que ele tem de melhor, são necessárias duas coisas. Primeiro, saber quais situações o induzem (mais frequentemente, pois não é sempre que acontece) e criar estratégias para facilitar a entrada. É comum, por exemplo, adultos terem maior dificuldade para iniciar algumas tarefas repetitivas - e depois que iniciam, seguem com a maior facilidade. Neste caso, entender como seu cérebro funciona ajuda muito. Diminua as distrações iniciais, deixe tudo pronto ao redor para não precisar interromper e apenas comece... depois de algum tempo, o hiperfoco positivo assume o controle.

Também é bem importante treinar a Flexibilidade Cognitiva - a capacidade de entrar e sair do estado de elevada concentração, mudando para outro conteúdo e depois voltando ao anterior. Hiperfocar em excesso, por muito tempo, acaba deixando a pessoa exausta e às vezes até mesmo "enjoada", o que pode aumentar a resistência a iniciar, da próxima vez...

E como fazer então para aumentar o foco, a capacidade de sustentar o esforço mental por mais tempo e também mudar / recuperar o foco quando distraímos ou somos interrompidos?

A boa notícia é que há maneiras muito eficazes, duradoras, naturais e bastante acessíveis de ter um cérebro melhor. O cérebro é extremamente plástico - significa passível de ser modificado, aprimorado - tanto em adultos como em crianças. A partir desta característica de neuroplasticidade, diversos tipos de treinamentos vem sendo desenvolvidos, usando tecnologias cada vez mais avançadas e cientificamente fundamentadas. É o Brain Fitness - Ginástica Cerebral.

É uma das linhas de tratamento que considero mais promissoras, que traz grandes benefícios tanto para os casos de TDAH, seja adulto ou infantil, quanto também para os prejuízos das comorbidades, problemas de aprendizagem e até mesmo perdas pelo envelhecimento.



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