Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Edward Hallowell e o TDA - Traço de Déficit de Atenção


Mesmo não tendo a mesma origem fisiológica do TDAH - transtorno no qual há uma hipofunção dos lobos cerebrais pré-frontais, o TDA - Traçao de Déficit de Atenção - compartilha diversas de seus efeitos comportamentais prejudiciais ao desempenho profissional: dificuldade em manter-se organizado, cumprir prazos, planejar e cumprir metas de longo prazo, manter o equilíbrio e estabilidade emocional, lidar com o estresse de forma eficaz.

Em Janeiro de 2005 Edward Hallowell, famoso psiquiatra e especialista em TDAH - autor do livro "Tendência à Distração" - publicou um artigo sobre o TDA - Traçao de Déficit de Atenção - em uma das revistas mais importantes na área de negócios e vida profissional. Este é um artigo clássico, pois levou o TDA e TDAH ao conhecimento de uma população formadora de opinião e, ao mesmo tempo, em forte condição de risco para o TDA.


Seguir

Compartilhar


Hallowell pergunta por que tanta gente inteligente tem desempenho fraco. A resposta à esta provocação tem uma resposta infeliz e indesejada. Muita gente inteligente tem de fato um desempenho inferior às suas potencialidades. Contudo, não sejamos ingênuos em atribuir toda e qualquer dificuldade profissional a um quadro de origem orgânica - o TDAH.


É inegável que diversos elementos do ambiente de trabalho das grandes corporações são potencialmente nocivos e fatores de risco importantes para o que ele chama de TDA - Traçao de Déficit de Atenção. Esta é a argumentação de Hallowell para explicar o baixo desempenho de tanta gente tão capaz, tão inteligente.

Hallowell faz um importante alerta. O TDA - Traço de Déficit de Atenção pode se tornar endêmico - algo presente em todos os lugares, com capacidade de atingir qualquer pessoa, especialmente adultos no ambiente de trabalho. A boa notícia é que, uma vez identificado, podemos gerar ações especificas e focadas em sua prevenção e redução. As estratégias terapêuticas do TDAH servem, muito adequadamente, como parâmetros para lidar com o TDA. Já dispomos do conhecimento necessário - resta agora aplicá-lo. Gente inteligente não merece ter desempenho fraco...


Autor

Para saber mais


Encontre seu FOCO

Encontre seu FOCO

Sobrevivendo ao TDAH Adulto:
Chega de esperar. É hora de mudar.