Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Para acertar o Foco e permanecer no Presente


A busca pela excelência é algo muito desejado e comentado - algo que se aspira, tanto na carreira profissional quanto no esporte, no estudo e na vida pessoal. Buscar a excelência direciona o foco para a superação, para o esforço, conquistas e realizações.

Sucesso não é uma questão de sorte. Ou seja, o sucesso de alguém está mais nas suas próprias mãos que na dependência de algo tão desconhecido e fugidio como a "sorte". É indispensável o esforço consciente, manter o foco e realizar ações concretas, baseadas em conhecimento técnico e comprometimento pessoal.


Seguir

Compartilhar


Uma série de indicadores científicos e estudos publicados mostram que o estado mental e emocional de profissionais de alto nível, atletas de excelência e estudantes altamente qualificados são determinantes fundamentais do sucesso. Contudo, as tentativas para se alcançar este estado esbarram, muitas vezes, na repetição de frases sem efeito, como "pense positivo", "mantenha o foco", "lute com o coração", "permaneça tranquilo".



Apenas poucos executivos, atletas e estudantes criam condições concretas para chegar efetivamente a este estado físico e mental desejado, que lhes permita atingir sua performance máxima. Este estado de excelência inclui a capacidade de estar, ao mesmo tempo, focado e relaxado - para que se tenha condições de acessar todo o potencial existente.


O estado de excelência e alta performance tem correlação com certos tipos de padrões de funcionamento cerebral e equilíbrio corpo-mente. Assim, não basta manter o pensamento positivo ou fazer várias pós-graduações. É importante também estar em boas condições de funcionamento mental - ter controle voluntário sobre o foco da atenção e níveis de ativação, controlar a ansiedade, conseguindo energizar-se ou relaxar, conforme a situação presente.



Há vários caminhos para isto. Começando com o corpo, cuidar da alimentação, prática de exercícios para melhorar o condicionamento e também oxigenar o cérebro. Na esfera psíquica, tudo começa com controlar o stress e acertar o foco. É essencial dominar a arte do relaxamento e do foco no presente. Excelentes caminhos para isto são as técnicas de relaxamento, a meditação, o Biofeedback e o Brain Entrainment - Estimulação Cerebral.


Encontre seu FOCO

Encontre seu FOCO - TDAH Adulto

As melhores explicações, orientações e dicas práticas para superar a distração, agitação mental, esquecimentos, adiamentos crônicos, desorganização e baixo desempenho profissional.

Curso totalmente online do Instituto Paulista de Déficit de Atenção - Início imediato.



Para saber mais

Autor