Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Entrevista com a Psicoterapeuta Cacilda Amorim - Folha de São Paulo / Folhinha



Fique ligado - Outros problemas também atrapalham sua vontade de prestar atenção na aula, de se concentrar na leitura, fazer direito as tarefas e até brincar.

Visão

Quem tem miopia não enxerga direito a lousa e tudo o que tiver longe. Tem gente que não vê a bola direito, mas não conta pra ninguém. Ficar apertando o olho pra enxergar melhor é um dos sinais da miopia. Pode dar dor de cabeça.

Astigmatismo

Se o contraste entre o preto e branco não é tão nítido ou a linha reta não é bem reta, pode ser astigmatismo. Você pode confundir as letras e se cansar mais na hora de ler.

Hipermetropia

Você não enxerga direito de perto. De tanto forçar a vista o olho fica cansado. Por isso é bom parar cinco minutos, depois de uma hora jogando videogame, por exemplo, e fazer outra coisa. Ler também costuma dar dor de cabeça.

DDA - TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Essa sigla quer dizer Distúrbio do Déficit de Atenção. Crianças que não param sentadas um minuto, que não conseguem prestar atenção na aula e demoram muito mais tempo do que as outras para fazer o dever de casa podem ter DDA.

Dislexia

Algumas crianças conseguem entender mais o que ouvem do que o que lêem, trocam letras na hora de escrever ou acham complicado colocar no papel aquilo que sabem. Por isso, para os disléxicos, é difícil compreender e interpretar textos.


Seguir

Compartilhar


Fontes:
Cacilda Amorim, Psicoterapeuta Comportamental e Diretora do Instituto Paulista de Déficit de Atenção
Ruth Rosenhek Schor, oftalmologista e médica colaboradora da Escola Paulista de Medicina.

Folha de São Paulo - Folhinha - 22/09/2007 - Por Denise Ribeiro