Crianças hiperativas chamam muita atenção, desde muito pequenas, por terem um grau de atividade e agitação muito maior que o comum. Parecem também mais intensas emocionalmente, com reações mais fortes - perdem o controle mais facilmente, com mais intensidade, sendo bem mais difícil ajudá-las a se acalmar.

Crianças Hiperativas - Como saber qual é o problema?

Como já descrito no artigo sobre hiperatividade, há várias possíveis causas para este problema, além do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Em resumo, fatores de risco possíveis são alterações de desenvolvimento (como paralisia cerebral, retardo, certas síndromes genéticas); problemas congênitos (durante a gestação) como pré-eclâmpsia, uso de álcool, fumo e drogas durante a gestação; além de problemas situacionais, como um contexto familiar conturbado, com brigas, agressões ou separação dos pais.

A criança hiperativa pode ter prejuízos à sua aprendizagem. Não quer dizer que ela tenha dificuldade em aprender - pelo contrário, podem ser muito inteligentes, ativas e constantemente buscando informações. Contudo, devido àgitação, tem dificuldade em manter o foco da atenção direcionado a um estímulo por tempo suficiente para ser possível consolidar a aprendizagem. Assim, tem dificuldade para ouvir, até mesmo para olhar.

No TDAH, há um tipo que apresenta mais fortemente as características de hiperatividade e impulsividade. Este tipo é o mais difícil de lidar durante a infância, especialmente em meninos hiperativos.

Link para o artigo original: www.dda-deficitdeatencao.com.br/hiperatividade/crianca-hiperativa.html- Escrito por Cacilda Amorim, Diretora Clínica do IPDA. Se copiar ou citar este artigo, mantenha esta nota e o link original.

Programa Versátil e Atual - Rede Vida

Home O que é TDAH Diagnóstico Tratamentos Testes Online Depoimentos Cursos e Treinamentos IPDA na Mídia Artigos

 

TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH: Diagnóstico e tratamento

Envie esta página a um amigo e compartilhe nas redes sociais! Colabore com a divulgação do TDAH!

IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

Copyright 2004 - 2012 - Todos os direitos reservados

Envie esta página a um amigo!

 

 

 

Siga-nos

 

Curtir!

TDAH - E Agora, o que fazer?

Curso online em 4 semanas

Curso TDAH introdutório

Novidade para Pais

Superar Limites - TDAH, autoestima, ansiedade e depressão

Artigos sobre cérebro, mente e corpo, desenvolvimento pessoal, emcional e profissional, stress, educação de filhos e muito mais. Cadastre-se para assinar gratuitamente.

InfoNews Superar Limites

Cadastramento

Supere seus Limites

Desenvolvimento pessoal e profissional. Melhor qualidade de vida, relacionamentos e produtividade

Cursos e Treinamentos

TDAH - Tratamentos não-medicamentosos e Coaching