Instituto Paulista de
Déficit de Atenção

Seis dicas para Pais sobre Lição de Casa


Lição de casa costuma dar muito trabalho, brigas e discussões. Pais pedindo, barganhando, ordenando, colocando de castigo... Parece que pouca coisa realmente funciona por mais que um certo tempo. Conseguir que as crianças desenvolvam o hábito de fazer a lição de casa por conta é uma das melhores coisas que os pais podem fazer por seus filhos. A lição de casa ensina mais que conteúdos escolares - desenvolve responsabilidade, autonomia, capacidade em fazer o que precisa ser feito - e não apenas o que se tem vontade.

  • Tenha clareza sobre a importância da lição de casa. O desenvolvimento mais amplo de seu filho depende dos modelos ao seu redor. Se você agir como um modelo negativo, com atitudes do tipo "eu também era assim", será difícil motivar a você e a seu filho ao longo desta batalha.


  • Seguir

    Compartilhar



  • Conheça as facilidades e as dificuldades de seu filho. Use as facilidades como alavancas e fontes de recursos (como desenhar mapas mentais para crianças com facilidade para visualizar). Encare as dificuldades como pré-requisitos que precisam ser desenvolvidos. Trabalhe passo-a-passo. Se as dificuldades forem muito intensas, providencie uma avaliação diagnóstica para checar se pode ser um caso de déficit de atenção, hiperatividade ou algum problema de aprendizagem.

  • Forme um time com seu filho. É importante analisar o funcionamento da família, como se estabelecem regras e sistemas de cobrança. Acordos e cobranças serão necessários, especialmente no início. Lembre-se que há deveres mas também direitos.

  • Construa o "Espaço da Lição de Casa". Com isto, você elimina potenciais distrações e facilita a criação do hábito de fazer a lição completa, até o final e mais rapidamente.

  • Mantenha canais abertos de comunicação com a escola. Você precisa estar a par do que é exigido na escola, para fazer o acompanhamento.

  • Saiba que os professores também batalham. Normalmente, eles decidem sozinhos, sem orientação especializada, qual o tipo, a quantidade e o agendamento das tarefas de casa. Formem um time com eles. Troquem idéias sobre o que funciona com a criança.
Autor

Curso para Pais

Precisa de ajuda com sua criança?

Curso do Instituto Paulista de Déficit de Atenção especialmente desenvolvido para mães, pais e familiares que precisam melhorar o comportamnento das suas crianças. Indicado para crianças hiperativas, distraídas, desobedientes, birrentas, com problemas escolares e TOD - Transtorno Opositivo Desafiador

"Como lidar com crianças quase impossíveis"
Curso totalmente online - Início imediato.